7 ideias para escrever uma copy sexy [Vende muito!]

7 ideias para escrever uma copy sexy - Vende muito

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Como escrever uma copy sexy? É uma das principais questões que os Copywriters e profissionais de marketing se fazem. 

Afinal de contas, a maneira como uma copy é escrita pode determinar o sucesso ou o fracasso de qualquer estratégia de marketing. 

É importante conhecer os elementos essenciais, estruturar bem o texto e ter clareza no tom de voz que se deseja adotar. 

Neste artigo vamos te ensinar tudo isso e ainda vamos te dar 8 dicas práticas para que você consiga escrever uma copy sexy que vende muito!

Leia até o final!

O que é uma copy e como funciona?

Uma copy é um texto persuasivo cujo objetivo é gerar uma tomada de ação imediata para vender um produto ou serviço, além de gerar reconhecimento de marca. 

Por isso é tão importante que o texto seja escrito com cuidado para transmitir a mensagem desejada da maneira correta, para o público certo.

Elementos Essenciais de uma Copy

Para escrever uma copy, é preciso conhecer os principais elementos que ela deve ter. 

Estes são: 

  • Objetivo;
  • Título;
  • Chamada para ação;
  • Argumentação;
  • Revisão da ortografia. 

Veja a seguir mais detalhes de cada um deles.

Objetivo

O primeiro passo é definir o objetivo da copy. 

É imprescindível que se saiba qual será a mensagem que se deseja passar ao público e qual seu objetivo final. 

Ou seja, qual ação as pessoas devem tomar ao ler a copy.

Por exemplo, se o objetivo é fazer o público comprar o produto ou serviço, isso precisa está bem claro na copy.

Título

Escolher um título é tão importante quanto escrever o conteúdo da copy. 

Isso porque títulos chamativos e diretos, capazes de despertar interesse, determinam se o leitor vai continuar lendo ou não.

Chamada para ação

Para que a copy seja eficaz, é importante que a chamada para ação seja bem específica. 

O leitor deve ter clareza sobre qual é a próxima ação a ser tomada, como, por exemplo: 

“Clique aqui para fazer o seu pedido!”

Argumentação

Para construir uma argumentação persuasiva é importante que você explique (e prove) de forma clara e convincente por que a pessoa necessita da solução que aquele produto ou serviço oferece.

Essa é a hora de explorar elementos como:

  • Problemas latentes do público;
  • Desejos e sonhos mais secretos;
  • Provas sociais de clientes satisfeitos;
  • Benefícios do produto ou serviço.

Este conteúdo explica, passo a passo, como escrever Copy de vendas irresistíveis do absoluto zero.

Revisão da Ortografia

Embora ter uma ortografia impecável não seja pré-requisito para escrever copies que vendem, é fundamental revisar o texto para eliminar erros:

  1. Na ortografia das palavras;
  2. No uso de pontos e acentos gráficos;
  3. Na separação de parágrafos. 

Isso porque uma boa ortografia e estruturação correta dos parágrafos são fundamentais para garantir a leitura fluida e aumentar a credibilidade do seu texto aos olhos do público. 

7 dicas para escrever uma Copy sexy

Se o seu objetivo é fugir dos textos chatos, memorize as 7 dicas a seguir. 

Elas vão te ajudar a escrever uma copy sexy que atrai e deixa o leitor louco para agir.

1. Escreva parágrafos curtos 

Ninguém gosta de abrir uma página na internet ou clicar no “Ler mais” das legendas no Instagram e se deparar com blocos enormes de texto.

Por isso, adote a regra do enter para a sua vida de agora em diante: 

A cada 3 linhas, aperte enter.

2. Quebre parágrafos longos em bullet points

Além da regra do enter, outro recurso eficaz para quebrar parágrafos longos e recuperar a atenção do leitor na Copy são os bullet points (marcadores).

Os bullet points são aqueles pontinhos, setas e até números usados para listar informações em um texto.

Em páginas de captura ou vendas, por exemplo, esses marcadores podem tomar a forma de blocos de texto, como os que estão destacados em vermelho na imagem abaixo:

7 ideias para escrever uma copy sexy [Vende muito!] - Quebre parágrafos longos em bullet points

Já nas redes sociais, como o Instagram, esses bullet points tomam a forma de emojis.

Observe como isso foi aplicado na legenda do post abaixo:

3. Use palavras simples e expressões do cotidiano da audiência

Utilizar vocabulário demasiado rebuscado é a fórmula para fracasso completo de uma Copy.

A menos que você esteja escrevendo para um tipo de público muito específico que usa linguagem formal no seu dia a dia, como juízes ou cientistas, por exemplo.

Todavia, palavras simples e expressões cotidianas na audiência são essenciais para escrever uma Copy sexy.

4. Evite termos complexos e estrangeirismos

Sabe aquelas palavras gigantes e difíceis de pronunciar como, por exemplo pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico?

Evite-as a todo custo.

Estrangeirismos e expressões com dualidade de significados (a depender do nicho), também deve ser evitadas. 

5. Direcione o olhar do leitor para trechos-chave usando negrito, itálico e sublinhado

A escaneabilidade de um texto é vital para prender a atenção do leitor até o final e direcionar o olhar dele para pontos estratégicos.

Assim, usar negrito, itálico e sublinhado em trechos específicos vai tornar o texto mais palatável e fluido.

Portanto, é um recurso obrigatório se você está buscando escrever uma Copy sexy.

6. Sempre coloque o leitor na voz ativa

Na Copy profissional não há espaço para egocentrismo. Por isso, reduza (ou simplesmente elimine) o “eu” dos seus textos de vendas.

EU vou te ensinar…

EU vou te mostrar como…

Substitua o EU por VOCÊ e observe a mágica acontecer. 

Um texto onde o leitor está na voz ativa é muito mais poderoso na hora de converter em vendas, afinal a pessoa sente que está no controle das suas decisões, ainda que você tenha construído o caminho e o mapa que a conduziu até ali.

7. Seja sempre intencional

A última dica é uma das mais importantes: seja intencional.

Isso significa que cada conteúdo, anúncio, email ou página precisa ter um objetivo final específico que contribua para o sucesso da sua campanha ou estratégia.

Em outras palavras, isso quer dizer que você precisa de conhecimento suficiente nos fundamentos da escrita persuasiva para aplicar as técnicas de Copywriting de forma inteligente na sua comunicação, ao invés de esperar escrever um anúncio que converte por “acidente”.

Conclusão

Se você chegou até aqui, já deve ter entendido que escrever uma copy que vende é um processo que requer conhecimento e método. 

É preciso definir o objetivo, escolher o título, definir a chamada para ação, montar uma argumentação convincente e checar a ortografia corretamente. 

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