A internet abriu as portas da escala financeira para negócios e empreendedores com a habilidade de criar Copy de vendas.
Na prática isso significa que vender na internet requer a construção de uma comunicação recheada com gotas de persuasão.
Afinal de contas, ao mesmo tempo em que um número maior de empresas usa a web para promover seus produtos, torna-se cada vez mais difícil para um negócio se destacar.
Nas linhas abaixo você descobrirá a chave para criar uma comunicação que te ajuda a cativar a atenção do público, gerar conexão emocional e vender todos os dias.
Confira.
O que é uma Copy de vendas?
Uma Copy de vendas é um texto construído a partir dos fundamentos, técnicas e estratégias de Copywriting e que tem por objetivo maior vender produtos e serviços em escala.
Mas de que forma uma Copy de vendas se diferencia de uma propaganda ou um texto publicitário?
Para responder essa pergunta, a primeira coisa que precisa ficar claro é que uma Copy conversa diretamente com um tipo de público com problemas e necessidades muito específicas.
Isso significa que diferente de uma propaganda de amaciante como as que passam na tevê, uma Copy de um suplemento para gatos siameses será exibida somente para tutores de animais dessa raça e que têm maior predisposição a adquirir esse tipo de produto.
É por isso que uma Copy de vendas é poderosa.
Ela é tão específica e pessoal que gera em que está lendo a sensação de que foi escrita diretamente para si.
Como fazer uma Copy de vendas?
Criar uma boa Copy de vendas e gerar o efeito “uau, isso foi feito pra mim” só é possível quando se tem clareza de quais elementos de Copy e quando usá-los.
Por isso, confira o passo a passo a seguir que vai guiar a escrita das suas primeiras copies de vendas.
1 Investigue o PMS do público
PMS é uma sigla para o método desenvolvido pelo CEO da Você Ligado – Luiz Santos – com o objetivo de facilitar a escrita de uma Copy e tornar a comunicação mais persuasiva.
Cada letra significa:
P – Problemas do público que o produto resolve;
M – Mitos em que o público acredita que impedem de adquirir o produto/serviço;
S – Sonhos que o público tem que o produto ajuda a realizar.
Esses dados são imprescindíveis para que você dê uma abordagem correta para a Copy de Vendas e que chame a atenção do público.
Afinal, só é possível atrair alguém quando você fala de coisas que são do interesse dela, concorda?
A questão é que ninguém quer ler a ficha técnica de um produto antes de saber que ele pode resolver um problema latente, curar uma dor ou ajudar a conquistar um determinado objetivo.
Para conseguir identificar o PMS do público é necessário realizar uma pesquisa de audiência – seja em:
- Fóruns de avaliação de produtos;
- Comentários de posts em perfis daquele nicho no Instagram;
- Pesquisas realizadas diretamente com o próprio público.
Confira também Saiba como ler a mente do público com o PMS.
2 Tenha clareza da oferta
O segundo passo para estruturar uma Copy de vendas certeira é ter clareza da oferta.
Isso significa que você precisa saber exatamente:
- O que vai vender;
- Como vai vender (condições de pagamento e parcelamento);
- Até quando vai vender (se é uma oferta sazonal ou perpétua);
- Quais são os bônus e vantagens que a pessoa receberá (caso haja);
- Por que essa oferta é urgente para a persona.
Vale destacar que o último ponto é a chave para a criação de uma oferta irresistível.
Afinal, as pessoas não andam por aí com o cartão na mão prontas para gastar até o último centavo.
Para ser válida e irrecusável, a oferta precisa gerar um senso de urgência.
Você pode conseguir esse efeito através de:
- Uma condição diferenciada de pagamento;
- Um desconto por tempo limitado;
- Um bônus diferenciado e escasso.
Ou mesmo direcionar o apelo para a urgência de resolver aquele problema.
3 Liste quais são os benefícios e transformações do produto
Além da oferta, você precisa saber exatamente quais são os benefícios e transformações que o produto ou serviço trará para a vida da persona.
Isso porque além de contemplar o PMS, a abordagem de uma Copy de vendas precisa mostrar o que a pessoa vai ganhar de fato com aquele produto.
Ou seja, qual benefício aquela aquisição trará para a vida dela.
Dessa forma, é possível correlacionar cada problema da persona com uma solução e, assim, instigar o interesse nela pelo produto ou serviço.
4 Defina o formato da Copy e escreva
Uma Copy de vendas pode assumir diferentes formatos, desde uma simples mensagem no WhatsApp até uma página de vendas gigantesca.
Por isso, o quarto passo é definir o formato da Copy.
Aqui, vale ressaltar a importância de estar atento aos elementos que cabem em cada tipo de Copy.
Na prática, isso quer dizer que embora uma copy sempre tenha o objetivo de impactar, conectar e converter, os elementos usados para alcançar esses objetivos podem variar.
Como assim?
É simples.
Enquanto uma página de vendas admite um número maior de informações, distribuídas nas dobras e bullet points, um post ou email precisa ser mais enxuto ainda que o objetivo também seja a venda.
Por isso, ao definir qual é o tipo de Copy procure saber quais são os elementos indispensáveis para aquele texto converter em vendas, respeitando sempre o tamanho e limite de caracteres que o formato suporta.
Confira também 5 tipos de texto que um Copywriter escreve para vender em escala.
5 Revise a Copy
Após descarregar toda a sua pesquisa, argumentos de vendas e gatilhos mentais no texto, é hora de revisar.
Essa é uma etapa importantíssima e é nela que você vai corrigir os erros de gramática, concordância e persuasão, garantindo que o texto está pronto para vender.
Preparamos dois conteúdos completíssimos para guiar a revisão de uma Copy aqui no Blog VL.
Dê uma olhada:
- Como revisar uma Copy: 5 aspectos obrigatórias para analisar
- Não cometa esses 3 erros ao revisar a Copy
4 Modelos de Copy para vendas
Como você viu no tópico anterior, uma Copy de vendas varia em formato.
Por isso, não poderíamos concluir esse post sem deixar alguns modelos de Copy para vendas para te inspirar.
Analise cada um deles, observe a estrutura utilizada, os elementos e técnicas usados e, em seguida, basta replicar no seu negócio.
Post no instagram
Posts no Instagram não se limitam à geração de engajamento para um perfil.
Se bem feitos, eles são verdadeiras máquinas de vendas, quer você os faça em imagem única e direcione o leitor para a legenda ou em carrosséis com várias imagens e CTA na legenda.
Vale lembrar que o resultados dessa estratégia pode ser turbinada com ferramentas de automações personalizadas como o ManyChat.
Assim, você pode criar uma CTA pedindo que a pessoa comente uma palavra específica num post e a automação dispara uma mensagem personalizada para ela no direct com mais informações.
Página de vendas
As páginas de vendas são um dos formatos de copy mais populares e altamente eficazes utilizados pelas empresas hoje em suas estratégias de marketing digital.
Para criar uma página de vendas de alta conversão é necessário que ela tenha elementos como:
- Headline com um super promessa;
- Botões de compra;
- Bullet points com benefícios;
- Problemas que o produto resolve;
- Quebra de objeções no FAQ;
- Prova social;
- Super autoridade da marca/especialista;
- Contato para suporte.
Clique aqui para visualizar um modelo de Copy para página de vendas do Vórtex – o nootrópico capaz de liberar sua capacidade máxima de produzir.
Email de vendas
O email também é uma ferramenta poderosa para vender online.
Nessa modalidade, dependendo da estratégia e funil de vendas implementado pelo negócio esteja praticando, há inúmeras possibilidades de instigar uma venda dentro do email.
Você pode, por exemplo:
- Criar uma campanha de emails focados em elevar o nível de consciência e vender para um público que baixou uma isca digital;
- Criar emails de vendas diretos, para um público aquecido e consciente do problema, da solução e do produto que você vende;
- Inserir ganchos para vendas em emails de Newsletter e conteúdos.
Independente da forma que escolher, os princípios para vender no email são os mesmos que em qualquer outra Copy.
Assim, você precisa se atentar somente às particularidades desse canal, usar assuntos chamativos, evitar imagens pesadas e links duvidosos.
Vídeo de vendas
O vídeo de vendas – também conhecido como Video Sales Letter – é um tipo de carta de vendas em formato de vídeo que segue basicamente a mesma estrutura de uma Copy escrita:
- Quebra de padrão;
- Conexão;
- Problema;
- Solução;
- Oferta.
Para saber mais como criar um vídeo de vendas, confira também Não faça um vídeo de vendas sem esses 4 elementos.
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