Entenda porque usar Copy nas redes sociais vai te ajudar a vender mais

Entenda porque usar Copy nas redes sociais vai te ajudar a vender mais

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Você já abriu o Instagram e sentiu que um oceano de informações o engolia? Essa sensação é apenas um dos motivos pelos quais é tão essencial aplicar Copy nas redes sociais.

Especialmente se você tem um negócio ou presta serviços como Social Media a habilidade de se comunicar de forma persuasiva precisa ser uma realidade para você.

Isso porque é Copywriting que vai garantir que a sua comunicação vai impactar, conectar e converter seguidores em clientes que colocam dinheiro no seu bolso.

Continue a leitura para entender melhor o que é e como aplicar Copy nas redes sociais.

O que é Copywriting?

Copywriting é uma ciência desenvolvida pelos americanos há mais de cem anos que reúne fundamentos, técnicas e estratégias de persuasão aplicadas na comunicação com o objetivo de impulsionar o receptor da mensagem a tomar uma ação imediata.

Quando surgiu, Copywriting era aplicado apenas em cartas de vendas enviadas para a casa das pessoas como mala direta, anúncios, panfletos físicos e classificados de jornais.

Dessa forma, o termo foi criado para distinguir a escrita de um redator publicitário e jornalista daquela praticada pelo profissional que escrevia unicamente para vender – o Copywriter.

Por que usar Copy nas redes sociais?

A internet viabilizou uma evolução sem precedentes dos meios de comunicação, tornando o acesso e a distribuição de informação instantânea e em vários casos até viral.

Toda essa evolução tecnológica trouxe os consumidores para o digital, logo as empresas também precisaram migrar para a internet para se comunicar e se relacionar com os seus potenciais clientes no lugar onde eles estão. 

Fato é que toda essa facilidade deu origem a uma verdadeira guerra pela atenção do público.

Como resultado, a quantidade de informação disponível online cresceu num volume muito maior do que as pessoas têm capacidade de absorver, causando redução na capacidade de foco e concentração das pessoas.

Por essa razão, estar na internet e produzir conteúdo por aqui já não é suficiente se esse conteúdo não puder impactar, conectar e converter.

Isso significa que toda comunicação online com intenção de venda precisa vir embalada com persuasão, caso contrário será apenas mais uma informação inútil que as pessoas vão ignorar com apenas uma escrolada na tela.

3 formas de usar copy nas redes sociais

Usar copy nas redes sociais não é apenas desejável, como indispensável para todo e qualquer negócio que queira lucrar com marketing digital.

A seguir, você verá 3 formas de usar copy nas redes sociais com potencial de trazer muita grana para o seu bolso.

1 Anúncios

Anúncios online são o primeiro tipo de comunicação distribuída nas redes sociais e que precisam obrigatoriamente ser temperados com persuasão.

Afinal, se você decide anunciar os seus produtos e serviços nas redes sociais, o seu objetivo é que as pessoas cliquem na CTA ao invés de ignorarem o anúncio e torrar a sua grana, certo?

Independente se a sua estratégia é atrair novos seguidores para o seu perfil, gerar cadastros em formulários ou mesmo levar o usuário diretamente para o site da sua marca, a sua comunicação precisará ser atraente o suficiente para persuadir as pessoas a tomarem a ação que você deseja.

2 Conteúdos 

Nenhum negócio sobrevive de engajamento, mas Copywriting une o melhor dos dois mundos.

Isso quer dizer que através do Copywriting, você pode sim potencializar os comentários, curtidas, salvamentos e compartilhamentos nos seus conteúdos ao mesmo tempo em que aumenta suas vendas.

Isso acontece porque as técnicas de Copy mexem com as emoções humanas, provocando uma série de estímulos que impulsionam uma ação no receptor daquela mensagem.

É por isso que os conteúdos precisam conter Copywriting.

Só assim é possível conversar com as dores e sonhos do público, a fim de elevar o nível de consciência para:

  1. O problema que o público enfrenta
  2. A solução para esse problema;
  3. O produto que soluciona o problema.

A Isabel Weis, por exemplo – aluna da Formação APL Experience – conseguiu lotar a agenda da sua casa de festas em 2022 somente usando Copywriting nos posts de Instagram, sem investir em tráfego pago.

Dá uma conferida na história dela: 

3 Vídeos

Quer sejam anúncios, stories, reels ou até mesmo vídeos de Youtube, usar Copywriting nesse tipo de comunicação é poderoso, afinal vídeos são tendência no Marketing Digital.

Isso significa que além da vantagem de ser um meio de comunicação que naturalmente transmite mais pessoalidade, aplicar Copy em vídeos é a fórmula do sucesso para prender a atenção do público e mantê-los interessados no que a sua marca tem a dizer.

Independente se essa comunicação tem o objetivo de venda direta ou não.

Quer um exemplo? 

A falta de criatividade é uma dor latente para um Copywriter profissional.

Por outro lado, aqui na VL defendemos que criatividade não é algo nato, mas sim uma consequência do repertório do Copywriter.

Logo, aumentar o seu repertório é uma forma de estimular a criatividade.

Essa dor nos levou a desenvolver um vídeo super detalhado com dicas de filmes e séries que agregam ao repertório do Copywriter, juntamente com uma análise dos elementos de copy utilizados nessas produções.

Perceba que embora seja uma Copy de conteúdo, durante o vídeo a nossa CopyQueen @robertasvl chama o público para a ação pedindo às pessoas que comentem “Eu quero a parte 2”, gerando mais de 50 comentários no vídeo.

E já que tocamos no assunto, que tal entender O que é CTA e como ela vai te ajudar a vender mais?

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