Copy para Marketing Digital: conceito e exemplos reais

Copy para Marketing Digital conceito e exemplos reais

Compartilhe:

Engana-se quem pensa que vender cursos é a única forma de fazer ganhar dinheiro online. 

A internet trouxe para empresas e empreendedores a possibilidade de vender seus produtos e serviços em escala, sobretudo ao aplicar Copy em suas estratégias de comunicação e vendas.

Mas o que é uma Copy para Marketing Digital, afinal de contas? 

Para entender o conceito e ter acesso a exemplos reais de Copy para Marketing Digital, leia o post até o final.

Nas próximas linhas você vai descobrir como esse artifício de comunicação vai ajudá-lo a diferenciar a sua marca e potencializar as vendas dos seus produtos e serviços na internet.

O que é uma Copy?

Há cerca de 200 anos, os norte-americanos decidiram usar os jornais e revistas para promover a venda de produtos e serviços e não apenas noticiar fatos e entreter o público.

Esse novo estilo de escrita com intenção de venda deu origem a um conjunto de técnicas e elementos de persuasão específicos que, ao serem aplicados na escrita, eram capazes de converter leitores em clientes.

Habilidade que recebeu o nome de Copywriting.

Dessa forma, Copy é um texto persuasivo escrito a partir das técnicas de Copywriting e que tem o objetivo de conduzir a uma tomada de ação imediata.

Exemplos de Copy para Marketing Digital

Mais de um século depois, com a internet e os novos meios de comunicação, Copy deixa de ser apenas um texto escrito.

Por essa razão, há diversos tipos de Copy para Marketing Digital, que variam não apenas em formato como em intenção.

Em outras palavras, uma Copy não necessariamente levará alguém sempre a apertar o botão “comprar”. 

Essa tomada de ação pode ser:

  • Uma ação de engajamento em um post, vídeo ou conteúdo;
  • Um cadastro em um formulário;
  • Um clique em um link específico;
  • Interação em um anúncio.

Veja a seguir alguns exemplos de Copy no Marketing Digital que demonstram bem cada uma dessas finalidades.

1 Páginas de captura / Landing pages

Páginas de capturas são um dos principais e mais importantes tipos de Copy usadas em estratégias de Marketing Digital.

A intenção dessas páginas é oferecer algo valioso em troca do nome e de uma informação de contato da pessoa.

Vale ressaltar que as páginas de captura não servem apenas para distribuir ebooks e outros materiais ricos.

Dentro de uma campanha de vendas como um lançamento, por exemplo, as landing pages são usadas para capturar leads em troca de sua inscrição em um evento ao vivo ou apenas a gravação de uma aula.

2 Páginas de vendas

Outro tipo de Copy para Marketing Digital são as páginas de vendas.

Essa página é muito semelhante a de captura, a diferença é que nela o cliente passa o cartão em troca de um produto ou serviço.

3 Materiais ricos

Engana-se quem acredita que o Marketing de Conteúdo serve apenas para construir autoridade e distribuir informação na internet.

Usando abordagens mais sutis e uma comunicação recheada das técnicas de Copywriting, conteúdos são grandes impulsionadores de vendas.

Falando especificamente dos materiais ricos – ebooks, manuais, checklists e templates, por exemplo – eles são estratégicos para elevar o nível de consciência do público sobre um problema, uma solução e um produto e conduzi-lo a última etapa do funil de vendas

A compra.

Por isso, a criação de um material rico precisa contemplar técnicas de Copy, assim você não vai apenas educar o lead, mas levá-lo até a próxima etapa.

E essa transição pode acontecer, inclusive dentro do próprio material.

Quer um exemplo?

Imagine que você tem um centro de estética e escreveu um ebook sobre rotina de cuidados faciais.

As pessoas que baixam esse tipo de material já tem consciência que:

  1. Acnes e manchas são um problema e afetam sua autoestima;
  2. Para resolver o problema é preciso cuidar melhor da pele;

Além de direcionar quais cuidados com a pele as pessoas podem ter em casa, você pode usar o ebook para:

  1. Elevar a consciência delas sobre como os tratamentos estéticos melhoram a saúde da pele e até potencializam o efeito dos cuidados que a pessoa já está tendo em casa;
  1. Deixar um botão com um link no final do material para ela clicar e agendar uma avaliação gratuita ou mesmo uma sessão experimental.

Ao desenvolver essa linha de argumentação, você está fazendo nada mais nada menos que usar a persuasão para transformar um lead em cliente.

4 Conteúdos para redes sociais

Conteúdos para redes sociais são um dos produtos do Marketing de Conteúdo, e assim como os materiais ricos, podem e devem estimular as vendas de um negócio.

Afinal, nenhum empresário em sã consciência quer desperdiçar tempo e dinheiro produzindo conteúdo só para ganhar likes, certo?!

Aqui na Você Ligado, a produção de conteúdo em nossas redes sociais está sempre conectada com as campanhas de vendas.

Isso quer dizer que se estamos na fase de captação de um lançamento, por exemplo, as CTA ‘s dos posts sempre direcionam para o link na bio onde as pessoas poderão se inscrever num evento/treinamento e se tornarem leads.

O mesmo se aplica ao momento da abertura do carrinho.

Se queremos defender uma certa big idea na campanha, cada conteúdo carrega uma argumentação que faz referência a essa ideia.

Assim, garantimos que os conteúdos não somente atraiam novas pessoas, como elevem o nível de consciência delas sobre:

  1. Os problemas que elas têm;
  2. As soluções que resolvem esses problemas;
  3. Os produtos que oferecem essas soluções.

5 Vídeos para Youtube

Outro tipo de material que precisa conter Copywriting são os vídeos para Youtube.

Mais do que entretenimento, as pessoas acessam o Youtube também para encontrar respostas para seus problemas.

Por exemplo:

Uma dona de casa precisa preparar um jantar especial de Natal para a família.  

Ela quer muito que seja memorável e que todos apreciem uma comida saborosa.

Decidida a inovar com um prato especial, ela começa a pesquisar algumas receitas na internet até encontrar aquela que se encaixa perfeitamente no que idealizou.

Agora, olhando o exemplo sob a ótica de quem produziu o conteúdo, essa é uma oportunidade de ouro para divulgar um ebook com receitas saborosas e até um curso de culinária, enquanto ensina a receita.

Dessa forma, mais do que divulgar uma informação ou compartilhar um conhecimento, vídeos também são ferramentas de vendas, especialmente se os temas forem planejados de forma estratégica com elementos de Copy.

Esse conteúdo ajudou você? 

Confira também Gatilhos mentais e Copywriting: Qual a relação entre eles?

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.