4 ferramentas gratuitas para gerenciar negócios digitais

4 ferramentas gratuitas para gerenciar negócios digitais = Ilustração de uma mão segurando uma chave para apertar engrenagem dentro de uma página na tela de um computador.

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Brincadeiras à parte (porém falamos sério), se você está em busca de ferramentas gratuitas para gerenciar negócios, quer ele seja completamente digital ou híbrido, prepare o bloco de notas que lá vem dica quente.

Aqui você vai descobrir quais são as 4 ferramentas gratuitas e altamente recomendadas para gerir negócios online.

“Ah, mas eu não tenho um negócio digital.”

Calma.

Em primeiro lugar, você não tem um negócio digital ainda.

Se você já empreende ou tem vontade de empreender, inevitavelmente, terá que aprender a usar as ferramentas de Marketing Digital a favor do seu negócio em algum momento.

Isso porque a economia está mudando para o digital e a pandemia da COVID-19 apenas acelerou esse processo.

Se você ainda não usa Marketing Digital, é provável que esteja perdendo dinheiro. 

Mas se decidir continuar não usando, uma hora ou outra, manter o seu negócio será insustentável.

Por isso, se acomode e vamos ao conteúdo de hoje.

Ferramentas gratuitas para gerenciar negócios digitais

1 – Sistema para Gestão de Projetos

O Gestor de um negócio digital não é uma criança mimada que faz o que quer na hora que quer.

Ele precisa de planejamento e processos para garantir que tudo aconteça da forma certa e na hora certa.

Por isso, uma ferramenta de gestão de projetos é tão fundamental.

Algumas delas são:

Essas ferramentas de gestão permitem que os setores de um negócio online se comuniquem com clareza e precisão.

Por exemplo, usamos o Trello durante muito tempo aqui na Você Ligado. 

Dentro dele eram relacionadas todas as etapas de um lançamento em andamento, para que qualquer pessoa conseguisse acompanhar, atualizar e visualizar as suas tarefas lá dentro nas datas definidas. 

A partir disso, Copywriters, Designers e Gestores de Tráfego Pago conseguiam desenvolver o trabalho em conjunto sem problemas com atrasos ou falhas de comunicação. 

2 – Google Drive

O Google Drive é uma das melhores ferramentas gratuitas para gerenciar negócios, pois permite criar e armazenar documentos, de forma segura na nuvem.

Porque ele é importante? 

Imagine que você seja um Copywriter e esteja finalizando a escrita de 90 anúncios para um lançamento no Word.

De repente, por um desalinhamento dos astros, uma queda de energia brusca ou um problema técnico acontece isso com o seu computador:

Ferramentas gratuitas para gerenciar negócios digitais - Tela azul do Windows

Reprodução: Google Imagens

O trabalho que você levou dias para construir vai para o lixo, sem possibilidade de recuperação.

Quem nasceu antes dos anos 2000, certamente entende essa situação.

O Google Drive acaba com esse problema, pois tudo é salvo automaticamente na nuvem. 

Então, mesmo que o seu computador exploda do nada, você ainda terá os seus arquivos intactos.

Dentro do Google Drive você pode armazenar:

  • Arquivos de texto;
  • Planilhas;
  • Formulários;
  • Imagens;
  • Vídeos.

Além disso, ele também permite a criação online de arquivos de texto, planilhas e formulários, por exemplo.

Com o Google Docs, você pode construir textos, formatá-los da forma como preferir e ainda compartilhar esses arquivos com colegas de equipe para que eles colaborem através de sugestões ou comentários.

O Google Forms, por sua vez, é muito utilizado para criar e rodar pesquisas com a audiência, algo fundamental para criar textos persuasivos que se conectam e fazem sentido para a sua persona a fim de persuadi-la a comprar seus produtos e serviços.

E tem também o Google Sheets que é a versão online do Excel da Microsoft, com exatamente as mesmas funções e aplicações.

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3 – Ferramentas de comunicação

Quando falamos sobre ferramentas gratuitas para gerenciar negócios, é essencial para o gestor definir quais serão as ferramentas de comunicação utilizadas pelos membros da equipe.

Mas há um detalhe, existem modelo de comunicação:

Comunicação síncrona: utiliza ferramentas como WhatsApp e Telegram, em que você pode mandar uma mensagem e ser respondido imediatamente (comunicação ocorre em tempo real).

Comunicação assíncrona: a melhor opção para gestão de negócios, pois não exige uma resposta imediata.

Com as ferramentas de comunicação assíncrona você vai definir algo que precisa ser feito e estruturar a mensagem com todos os direcionamentos necessários para que a pessoa consiga executar o que está propondo.

Alguns exemplos de comunicação assíncrona são:

Não importa qual você vai utilizar, mas é preciso definir uma ferramenta de comunicação que você vai utilizar com a sua equipe a fim de garantir que todos tenham ciência do que está acontecendo no projeto.

4 – Ideias e notas

A quarta e última nessa lista de ferramentas gratuitas para gerenciar negócios digitais pode ser opcional, mas se você estiver começando a empreender é muito interessante que utilize.

Por que?

Nós tendemos a supervalorizar ideias, mas a verdade é que ideias não valem nada, se não forem executadas. 

Por isso, anote todas as ideias em um aplicativo de bloco de notas, mesmo aquelas que não puderem ser executadas no momento, para que elas não entrem e saiam da sua cabeça sem que as execute.

Algumas das opções que você pode utilizar são:

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