O que é Copy em design e para que serve?

O que é Copy em design e para que serve - Lápis de cor coloridos com bolhas de oxigênio

Compartilhe:

Para entender o que é Copy em design é preciso analisar esses dois elementos do ponto de vista do marketing direto – aquele que atinge um público-alvo específico e busca dele uma ação imediata.

Isso porque o design possui inúmeros formatos com finalidades distintas.

Uma escultura ou um edifício barroco, por exemplo, passam uma mensagem e até contam uma história, mas não geram uma ação imediata no público além da contemplação.

Por isso, esse tipo de design é diferente daquele usado na publicidade.

No marketing digital, o design é um recurso que auxilia os negócios a venderem seus produtos e serviços e é nesse ponto em que a Copy entra em cena.

Nos parágrafos a seguir, você vai descobrir:

  • O que é Copy;
  • Por que usar Copy em design;
  • Exemplos de design com Copy.

Leia até o final.

O que é Copy?

Copy é o produto final que se obtém da mistura entre escrita com Copywriting – a arte e ciência de aplicar persuasão na comunicação para vender produtos, serviços e ideias.

Embora uma Copy não se limite à escrita, o termo é muito utilizado para se referir a textos, de forma geral.

Assim, Copy em design são palavras e frases alocadas dentro de um quadro gráfico com o objetivo de:

  1. Chamar a atenção do leitor;
  2. Conectar e despertar o interesse dele para a mensagem;
  3. Estimular uma tomada de ação. 

Isso significa que um design precisa conter elementos não textuais de persuasão que reforçam o entendimento da mensagem escrita.

O grande ponto é que:

A Copy não precisa do design para vender, mas um design sem Copy está destinado ao fracasso no Marketing Digital.

Você entenderá o porquê a seguir.

Por que aplicar Copy em design?

Logo quando o Marketing Digital explodiu no Brasil e os negócios entenderam que precisavam produzir conteúdo na internet para criar um relacionamento com os clientes e vender mais, buscou-se cada vez mais dar uma embalagem atraente e agradável para esses conteúdos.

Essa necessidade fez sites e aplicativos como Canva, Vista Create (antigo Crello) e Figma fisgarem aquela fatia de empreendedores que precisavam de design gráfico mas não tinham condições de contratar um profissional ou mesmo tempo de aprender a operar softwares como Adobe Photoshop e Illustrator.

Com o passar do tempo e a sofisticação do mercado, embalagens bonitas deixaram de ser suficientes para salvar conteúdos e produtos ruins.

Ter um perfil harmônico no Instagram, por exemplo, com artes agradáveis aos olhos, não garante um lugar de destaque na internet.

Afinal, o que mais se vê ao rolar o feed são posts esteticamente bonitos mas que não geram qualquer tipo de interesse no público em consumir aquele conteúdo.

As técnicas de escrita persuasiva, surgem para salvar da lixeira do marketing digital postagens, sites, artes para anúncios, dentre outras peças gráficas usadas na publicidade online.

Em outras palavras, a Copy assegura que o design alcance a sua finalidade no Marketing Digital.

A junção desses dois elementos num post é capaz de atrair o público, criar uma experiência sinestésica durante o consumo do conteúdo e evitar que as empresas desperdicem tempo e dinheiro com materiais que não trarão retorno algum em vendas.

É por isso que aplicar Copy em design não é apenas necessário como indispensável.

Principalmente se você é designer e não quer que o seu trabalho seja visto como um custo para os negócios.

Exemplos de design com Copy no Marketing Digital

Existem alguns formatos de design muito utilizados no marketing digital hoje e que geram muito resultado quando unidos a uma boa Copy. 

Veja os principais.

Posts de Instagram

Embora haja uma preferência pela distribuição de vídeos, posts de imagem única e carrosséis ainda geram muito engajamento e conversões em vendas, sobretudo se estiverem acompanhados de uma boa Copy.

Via de regra, um post de instagram com técnicas de Copy segue uma estrutura simples e efetiva:

  1. Headline: título chamativo;
  2. História: narrativa construída para gerar conexão com o público ao transmitir uma mensagem ou informação;
  3. CTA única: chamada para ação – curtir, comentar, compartilhar, salvar ou seguir o perfil.

Assim, o verdadeiro papel do design é criar pontos visuais de conexão e impacto entre as imagens e o texto do post.

Afinal, não faz muito sentido ter a foto de um tomate em um design feito para o nicho de finanças – a menos, é claro que o texto dê margem para isso, concorda?!

Veja, a seguir, como essa estrutura foi seguida na íntegra dentro desse post feito no perfil da @robertasvl – Sócia fundadora, Especialista e Copywriter da Você Ligado:

Páginas de vendas

Páginas de vendas e sites online são outro exemplo de ferramentas que as empresas têm à sua disposição para escalar as vendas na internet e é óbvio que um bom design é mais do que desejável nesse formato.

Aqui, o trabalho do Copywriter – profissional especializado em Copywriting – e do Designer se complementam numa fusão muito lucrativa.

Da mesma forma que os posts de Instagram, uma página ou site online precisa conter elementos de persuasão para atrair e vender, inclusive para público frio – pessoas que ainda não tem muita consciência do problema e do produto.

Isso significa que os elementos e argumentos inseridos em uma página de vendas precisam:

  1. Elevar a consciência das pessoas para a necessidade de obter o produto;
  2. Despertar o desejo pela compra;
  3. Dar o xeque-mate naqueles que entraram na página procurando um estímulo final para passar o cartão.

Confira também 4 elementos obrigatórios em uma Copy para página de vendas.

Anúncios

Em relação a Copy em design de anúncios, ou seja, a arte que acompanha a legenda, o objetivo dessa junção é:

  1. Capturar a atenção do público;
  2. Direcionar a leitura para a legenda.

Novamente, além de um visual atraente, o design de um criativo precisa estar conectado com a mensagem que se quer passar.

Se a Copy utiliza o viés cognitivo do medo, por exemplo, a imagem precisa transmitir exatamente essa emoção para o público, caso contrário ele será desconectado da mensagem.

Confira também 5 excelentes gatilhos mentais para vendas online.

Motion

Outro formato de design cada vez mais popular que mescla imagens e vídeos e os coloca em em movimento e implora por Copy é o Motion.

Inclusive, temos alunos designers nos nossos treinamentos de Copy que decidiram aprofundar os seus conhecimentos nos fundamentos de Copy justamente pela necessidade de trazer mais impacto e melhorar a performance dos seus trabalhos.

Solta o play e conheça a história do designer de Motion e Copywriter Leandro Vitoriano:

Esse conteúdo te ajudou?

Confira também Como fazer um bom Copywriting em 4 passos.

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.