5 passos obrigatórios que você precisa seguir ao revisar uma Copy profissional

5 aspectos obrigatórios para analisar ao revisar uma Copy profissional - Lupa preta sobre um superfície verde

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Tão importante quanto escrever é saber como revisar uma Copy de forma profissional.

Mas quais aspectos considerar durante a revisão? 

Como garantir que o texto está 100% lapidado, pronto para impactar, conectar e converter leads em clientes que pagam pelos seus produtos e serviços?

Aqui você vai descobrir 5 aspectos que todo Copywriter ou Revisor de Copy precisa analisar ao revisar um texto persuasivo.

Confira!

Como revisar uma Copy em 5 passos

Passo 1: Analise se a Copy defende a Big Idea

Um dos maiores diferenciais de um texto persuasivo é que ele segue à risca a Big Idea da marca. Ou seja, a ideia central que direciona todo o discurso da campanha de vendas de um produto ou serviço.

Por exemplo, a Big Idea da Coca-Cola se revela no slogan“abra a felicidade”.

A ideia que a marca transmite em todas as campanhas de marketing é que o produto Coca-Cola faz parte dos encontros em família e traz alegria para esses momentos especiais.

Não seria coerente, e dificilmente você verá por aí, uma campanha da Coca Cola defendendo o ideal de vida saudável.

Isso porque, além de não fazer parte da Big Idea da marca, é contrário ao produto em si.

Nesse sentido, ao revisar uma Copy profissional, seja um post, anúncio, email ou página de vendas, é preciso analisar se o texto defende a Big Idea da campanha do início ao fim.

Passo 2: Identifique qual emoção a Copy transmite

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Textos de vendas que não provocam algum tipo de emoção nos receptores da mensagem, não podem ser chamados de Copy.

Uma das primeiras coisas que um Copywriter profissional faz quando senta para escrever é definir qual motivador emocional aplicará no texto:

  • Ambição;
  • Medo;
  • Otimismo;
  • Reconhecimento;
  • Prazer;
  • Aceitação.

A emoção é indispensável para garantir que os textos se conectam com as pessoas. 

Quando há conexão, é muito mais fácil conduzir as pessoas à tomada de ação, quer essa ação seja:

  • A compra de um produto;
  • Cadastro em um formulário;
  • Resposta de um email;
  • Engajamento em um post nas redes sociais.

Por isso, sempre que for revisar uma Copy, observe qual emoção o texto provoca no leitor.

Passo 3: Identifique se o leitor está na voz ativa

Essa é uma das etapas mais importantes durante a revisão de uma Copy e não deve ser menosprezada.

O receptor da mensagem precisa ser incluído como um participante ativo na comunicação, independente do tipo de Copy que você for escrever.

Imagine o quanto é chato conversar com um amigo que fala o tempo todo e não te escuta.

O ponto é que, diferente de você que suporta o monólogo do seu amigo por consideração, as pessoas não têm essa paciência e nem mesmo motivos para fazer isso na internet.

Elas simplesmente escrolam o feed e pronto, você perdeu a oportunidade de converter uma venda e colocar mais dinheiro no seu bolso.

Copies profissionais fazem as pessoas sentir que a decisão de comprar um produto ou se cadastrar em um formulário partiu delas. 

Mesmo que você tenha sido o Copywriter responsável por construir uma argumentação lógica que as leve a tomada de ação.

Como isso funciona na prática?

Substitua frases como: 

“Eu vou te mostrar como…” 

Por 

“Você vai descobrir como…”

Um hack excelente de revisão que a @robertasvl ensina para os alunos do treinamento completo de Copywriting da Você Ligado, o Além das Palavras Lucrativas, é remover os “Eu’s” e usar mais “Você” nas Copies.

Adicione essa etapa ao seu processo de revisão e tenha certeza que os seus textos serão 3x mais persuasivos.

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Passo 4: Enxugue o texto

Se você é um típico Copywriter RX que deixa fluir o lado criativo quando está escrevendo para depois revisar a Copy, não pule essa etapa na revisão.

Escrever sem julgamentos é fundamental para usar o potencial máximo o lado direito do seu cérebro (artístico). 

Na hora de revisar a Copy e colocar o lado esquerdo (lógica) em ação, é importante garantir que a comunicação está clara e dinâmica. 

Para isso, remova:

  • Excesso de “E’s” e “Ou seja”;
  • Frases que explicam a mesma coisa duas vezes;
  • Palavras longas e complexas (substitua por palavras curtas e fáceis de entender).

Esses cuidados vão te ajudar a tornar a comunicação mais fluida e impactante para o receptor.

Passo 5: Verifique se há coesão e coerência

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O quinto e último aspecto obrigatório ao revisar uma Copy profissional é garantir observar se o texto está coeso e coerente.

O que isso significa?

A mensagem precisa seguir uma estrutura com começo, meio e fim. 

Se você é um Copywriter iniciante, as fórmulas de Copy são um meio de garantir que a sua mensagem faz sentido para quem está lendo.

Não se trata de seguir um template, mas construir uma argumentação lógica para o leitor.

A Copy não vai converter se você começar falando sobre cuidados com a saúde do seu pet e terminar incentivando a pessoa a plantar uma árvore.

Aqui na VL, abominamos cópias descaradas e templates engessados, mas é fato: um arroz e feijão bem feito sustenta o faturamento dos negócios.

Isso significa que Copywriters não precisam criar textos mirabolantes para converter vendas.

Faz sentido para você?

Confira também Não Cometa Esses 3 Erros Ao Revisar A Copy.

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