Quais tipos de negócios que precisam de Social Media? Se você está pensando em começar no marketing digital ou mesmo procura meios de fazer uma renda extra trabalhando online, saiba que o mercado de Social Media é um dos mais lucrativos e com baixa barreira de entrada.
Isso porque as empresas já perceberam que precisam ter presença digital para:
1 – Atrair novos clientes.
2 – Manter um relacionamento duradouro com os atuais clientes.
3 – Vender de forma consistente e em escala.
A verdade é que o conteúdo digital, no formato de posts, stories, vídeos curtos e densos, é peça-chave quando se fala em transformar páginas no Instagram, por exemplo, em máquinas de venda.
Por isso, há uma demanda gigantesca por profissionais que prestam esse tipo de serviço.
Mas, em termos práticos, quem são esses clientes? Onde eles estão?
Nos próximos parágrafos você vai descobrir 5 tipos de negócios que precisam de Social Media.
Mas, antes, algo precisa ficar claro para você…
O que é um Social Media? É só um “fazedor” de posts?
Com o aumento da demanda por profissionais especializados na produção de conteúdo digital, aumentou também o número de fazedores de post nesse mercado.
Bom, e qual é a diferença entre o fazedor de post e o Social Media profissional?
Basicamente, os fazedores de post apenas criam conteúdos sem uma finalidade macro, sem clareza de como aquele material vai dialogar com a estratégia de vendas e até com o branding da marca.
Os fazedores de post são especialistas em criar conteúdo da sua própria mente ou pior, copiar fórmulas e templates, sem considerar:
- qual é o público para quem vai escrever.
- quais são os problemas e anseios reais dessa audiência.
- como esse conteúdo vai ajudar a marca a vender mais.
Como resultado, temos posts vazios, que não engajam, não preparam o público para a venda e, consequentemente, não vendem.
O Social Media profissional, no que lhe cabe, sabe que o conteúdo bom não é para massagear o seu ego – aquele que vem numa embalagem (lê-se design) bonita, mas é totalmente insignificante para a audiência e para as campanhas de vendas da empresa.
Por isso, ele se dedica em conhecer profundamente a persona, assim como o produto e a transformação que ele entrega para essas pessoas.
A habilidade obrigatória do Social Media indispensável
O Social Media profissional possui uma série de atribuições, mas para ser indispensável no mercado, ele obrigatoriamente precisa dominar Copywriting para executar duas atividades dentro do seu escopo de tarefas:
- A investigação da audiência;
- Escrita de conteúdos persuasivos.
É a habilidade de escrever textos persuasivos que levam à tomada de ação imediata (Copywriting) que vai garantir que os conteúdos:
1° – Chamem a atenção;
2° – Gerem conexão emocional com a marca;
3° – Converta em vendas.
Sem a habilidade do Copywriting, o Social Media se torna um profissional absolutamente dispensável para o cliente, já que ele nem mesmo conseguirá promover engajamento nas redes sociais, quem dirá, vendas!
Mas fique tranquilo, pois aqui na Você Ligado desenvolvemos um Manual completíssimo para te mostrar exatamente como aplicar Copywriting nos seus posts e transformá-los em máquinas de imprimir dinheiro.
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Acredite, você vai precisar do manual se quiser ir para o próximo passo e prospectar negócios que precisam de Social Media.
Negócios que precisam de Social Media
Agora que você já sabe o que fazer para se posicionar como um Social Media indispensável e entrar nesse mercado “do jeito certo”, a pergunta que não quer calar é:
“Quais negócios precisam de Social Media?”
A verdade é que qualquer negócio que tenha ou queira quer presença digital nas redes sociais ou em plataformas como YouTube, eventualmente precisará dos serviços de um Social Media profissional.
Principalmente se estes não tiverem orçamento para manter um time de marketing interno que execute todo esse trabalho.
Em todo caso, para simplificar o seu entendimento, separamos os negócios que precisam de Social Media em 5 categorias básicas.
1 – Infoprodutores
Os infoprodutores são aqueles empreendedores digitais que, normalmente, têm toda uma estrutura de operação online.
Ou seja, eles trabalham de forma online e vendem produtos ou serviços digitais, como, por exemplo:
- Cursos;
- Treinamentos;
- Mentorias;
- Workshops.
Dentro dessa categoria temos desde a “dona Maria” que vende o seu curso online ensinando como fazer cupcakes macios e saborosos até aquele especialista em finanças que ensina como fazer investimentos na bolsa de valores.
A base da estratégia de vendas desses empreendedores é a produção recorrente e consistente de conteúdo digital; por isso, são clientes em potencial para quem você deve olhar.
2 – Profissionais liberais
Médicos, Dentistas, Corretores de imóveis, Arquitetos, Advogados, Jornalistas, Engenheiros, Psicólogos, Esteticistas, Depiladoras, Manicures, Cabeleireiras… a lista é infinita!
Independente do tipo de serviço, profissionais liberais tendem a ser clientes muito lucrativos tanto para Social Medias como Copywriters, Designers e Gestores de Tráfego.
Por quê?
São profissionais técnicos, com habilidades muito específicas em seus campos de atuação que, normalmente, atendem de forma pessoal seus clientes e não tem muito tempo para produzir conteúdo, criar artes ou tomar a frente no gerenciador de anúncios.
Para os profissionais liberais, é mais vantajoso e cômodo contratar alguém que faça esse tipo de serviço ao invés de dedicar tempo aprendendo novas habilidades e perder atendimentos.
3 – Empresas físicas e locais
Pequenas empresas e negócios locais também são clientes potenciais para quem está querendo começar no Social Media.
Isso porque, da mesma forma que os profissionais liberais, esses negócios costumam não ter uma equipe interna de marketing ou mesmo flexibilidade para tirar um vendedor da linha de frente e colocá-lo para aprender uma nova habilidade e assumir a produção de conteúdo da empresa.
Oferecer os seus serviços para esses negócios é como dar um copo de água gelada para alguém que está vagando no deserto: um alívio e em muitos casos, questão de sobrevivência.
4 – Empresas de tecnologia e Software
Startups e pequenas empresas que vendem sistemas e softwares online são outro tipo de cliente que vale a pena prospectar.
Isso porque costumam ter uma estrutura de equipe e orçamento mais limitada e podem enxergar como uma grande vantagem a terceirização de todo o trabalho de Social Media para um parceiro sem vínculo empregatício com o negócio.
5 – Ecommerces
Por fim, o quinto segmento nessa lista de negócios que precisam de Social Media são os ecommerces.
Embora a essência geral do trabalho de um Social Media não mude muito de um segmento para outro, algumas atividades e formatos de conteúdo podem funcionar melhor em um segmento do que no outro.
Todavia, existe uma máxima que se aplica a qualquer negócio que decida produzir conteúdo digital que traz re$ultados em vendas:
Seja consistente ou nem comece.
Por isso, se você quer uma forcinha para criar, organizar e manter um fluxo diário de conteúdo que transforma pessoas comuns em clientes, aperte o link abaixo e baixe gratuitamente o Guia do Conteúdo Diário.
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