20 Estratégias de Copywriting para maximizar a taxa de cliques (CTR)

maximizar-a-taxa-de-cliques

Compartilhe:

O Copywriting é uma habilidade essencial no mundo do marketing e da publicidade digital. 

Ele desempenha um papel crucial na criação de textos persuasivos que atraem e envolvem o público, levando-os a realizar a ação desejada, seja ela:

1 – Clicar em um link;

2 – Preencher um formulário;

3 – Fazer uma compra.

Por outro lado, maximizar a taxa de cliques (CTR) é um dos principais objetivos de qualquer campanha de marketing online, e o Copywriting bem executado desempenha um papel fundamental nesse processo. 

Nas próximas linhas, você descobrirá 20 estratégias de Copywriting capazes de maximizar a taxa de cliques em seus anúncios, emails e páginas de destino e, assim, garantir o sucesso da sua campanha de marketing.

Aproveite a leitura!

1 – Analise o seu público-alvo

Antes de começar a escrever, é fundamental entender quem é o seu público-alvo. 

Quanto mais você conhecer seus gostos, necessidades, desejos e desafios, mais eficaz será sua estratégia de Copywriting. 

Utilizar dados demográficos, pesquisas de mercado e análises de comportamento do consumidor para criar uma persona específica. 

Por exemplo, se você está promovendo uma academia de ginástica, investigue quais tipos de exercícios seus clientes em potencial preferem, quais são suas metas de condicionamento físico e quais obstáculos eles enfrentam.

Isso vai ajudar você a criar textos personalizados que se conectam instantaneamente com seus clientes em potencial.

2 – Use títulos impactantes

Seu título é a primeira coisa que as pessoas veem, e é crucial para atrair a atenção do leitor. 

Um título eficaz deve ser claro, conciso e provocativo.

“Aprenda a dobrar seus rendimentos na bolsa de valores com o método Investidor bilionário” é mais atraente do que “Curso de investimento disponível”, concorda?

Neste conteúdo aqui, você entenderá exatamente como criar títulos irresistíveis para a sua Copy. 

Abra o link numa nova guia e confira, assim que finalizar a leitura deste conteúdo.

3 – Destaque os benefícios dos produtos/serviços

Quando escrevemos uma Copy, é fácil cair na armadilha de listar as características de um produto ou serviço, mas o que realmente importa para o público são os benefícios. 

Pergunte a si mesmo: “Como isso vai melhorar a vida do meu público?” e destaque esses benefícios em sua Copy.

Se você está promovendo um smartphone, não apenas mencione as especificações técnicas, como a capacidade de armazenamento ou a resolução da câmera. 

Em vez disso, destaque para os benefícios, como “Capture momentos inesquecíveis com fotos de alta qualidade” ou “Tenha mais espaço para todos os seus aplicativos e arquivos”.

4 – Use o princípio da escassez

O princípio da escassez é uma técnica psicológica poderosa que pode aumentar a urgência e a demanda por um produto ou serviço

Você pode aplicá-lo em seu Copywriting destacando que uma oferta é por tempo limitado, que os estoques estão se esgotando ou que há um número limitado de vagas disponíveis. 

Isso incentiva os leitores a agirem imediatamente.

5 – Conte histórias envolventes

As histórias têm o poder de criar uma conexão emocional com o público, além de tornar a Copy mais envolvente e eficaz.

Utilize narrativas para ilustrar como seu produto ou serviço resolve um problema, atende a uma necessidade ou transforma a vida das pessoas. 

Suponha que você esteja escrevendo um anúncio para um aplicativo de entrega de comida. 

Em vez de listar apenas os restaurantes disponíveis, conte uma história de alguém que salvou o jantar de aniversário de um amigo graças à entrega rápida e conveniente do seu serviço.

6 – Crie um senso de pertencimento

As pessoas têm um desejo de pertencer a grupos e comunidades. 

Você pode usar isso em seu Copywriting, destacando como seu produto ou serviço faz parte de uma comunidade exclusiva ou como ele ajuda as pessoas a se sentirem parte de algo maior.

Se você está promovendo um programa de afiliados, por exemplo, pode usar o senso de pertencimento, dizendo: “Junte-se à nossa comunidade de afiliados de sucesso e alcance seus objetivos financeiros.”.

7 – Utilize prova social

A prova social é uma demonstração de que outras pessoas já se beneficiaram do seu produto ou serviço

Depoimentos, avaliações, classificações e estatísticas de vendas são formas práticas de usar a prova social em seus textos persuasivos. 

Isso ajuda a construir confiança no produto, potencializando o desejo pela compra.

8 – Crie uma chama para ação clara

Seu Copywriting deve incluir um apelo à ação (CTA) claro e direto. 

O CTA é um comando que diz ao leitor/espectador exatamente o que você quer que ele faça a seguir, seja clicar em um botão, preencher um formulário ou fazer uma compra.

Assim, certifique-se de que o CTA seja visível e atraente.

9 – Otimize suas páginas e conteúdos para dispositivos móveis

Cada vez mais, as pessoas acessam conteúdo online por meio de dispositivos móveis. 

Por essa razão, todo e qualquer texto persuasivo precisa ser otimizado para telas menores, com frases curtas e parágrafos concisos – desde páginas de vendas à artigos de Blog

Além disso, certifique-se de que os elementos de design, como botões de CTA, são facilmente clicáveis ​​em telas sensíveis ao toque. 

A otimização para dispositivos móveis é essencial para garantir que seu público possa interagir facilmente com seu conteúdo, independentemente do dispositivo que esteja utilizando.

10 – Teste e refine constantemente

Criar Copies eficazes não é um processo estático. 

É importante realizar testes A/B para descobrir quais mensagens, headlines, CTAs e abordagens funcionam melhor para o seu público. 

Dessa forma, realize testes em pequena escala e, com base nos resultados, faça ajustes e refinamentos contínuos em sua estratégia de Copywriting.

Se você está executando uma campanha de email marketing, teste duas versões do seu email com assuntis diferentes e compare as taxas de abertura e cliques. 

Com base nos resultados, ajuste seu Copywriting para aprimorar o desempenho.

11 – Use números e estatísticas

Os números e estatísticas podem adicionar autoridade e complementar sua Copy, uma vez que eles fornecem evidências tangíveis do valor do seu produto ou serviço. 

Ao usar números, certifique-se de que sejam relevantes e significativos para o seu público.

Se você está promovendo um serviço de consultoria financeira, poderia incluir uma estatística como “Nossos clientes aumentaram seus investimentos em média 20% nos últimos 12 meses com nossas estratégias de investimento” para tornar o serviço mais atrativo aos potenciais clientes.

12 – Seja claro e direto

A clareza é inegociável no Copywriting. Por isso, evite linguagem complicada ou ambígua. 

Seu público deve entender imediatamente o que você está oferecendo e qual é o próximo passo a ser tomado.

13 – Mantenha o tom de voz da marca sempre consistente

Certifique-se de que seu Copy esteja alinhado com a identidade de marca, incluindo tom de voz, estilo e valores. 

A consistência da marca ajuda a construir o reconhecimento e a confiança do público.

Se sua marca é conhecida por ser amigável e acessível, por exemplo, a comunicação deve refletir essa característica em todos os pontos de contato com o público.

14 – Apresente soluções claras para os problemas do público

Em seu Copy, concentre-se em como seu produto ou serviço resolve os problemas ou atende às necessidades do público. 

Mostre como você pode fazer a diferença na vida deles.

e você está promovendo um aplicativo de organização, por exemplo, destaque como ele simplifica a gestão de tarefas e ajuda as pessoas a economizar tempo e reduzir o estresse.

15 – Evite jargões e linguagem técnica

Lembre-se de que seu público pode não estar familiarizado com jargões e terminologia técnica do seu setor. 

Use linguagem simples e evite uso excessivo de termos complexos.

Isso vai garantir que as pessoas entendam a mensagem, deixando-as mais propensas a tomar a ação desejada.

16 – Personalize o Copywriting o máximo possível

A personalização é uma técnica poderosa para maximizar a taxa de cliques, pois torna o conteúdo mais relevante para o público. 

Use o nome do destinatário, se possível, e adapte a Copy para dialogar com os interesses específicos do indivíduo.

No email marketing, por exemplo, você pode incluir o nome do destinatário no início da mensagem e sugerir produtos ou serviços com base no histórico de compras ou nas preferências do cliente.

17 – Adapte-se a comunicação ao estágio da jornada de compra do cliente 

Entenda em qual estágio da jornada de compra seu público se encontra e adapte seu Copywriting de acordo. 

A Copy para um público que está apenas começando a considerar um produto ou serviço deve ser diferente da Copy direcionada a pessoas que estão prontas para fazer uma compra.

Afinal de contas, esses clientes possuem níveis de consciência diferentes quanto:

1 – Ao problema que eles tem;

2 – A solução para esse problema;

3 – O produto que resolve o problema de forma definitiva.

18 – Utilize verbos de ação

Palavras de ação, como “compre agora”, “inscreva-se”, “descubra”, “aproveite”, entre outras, incentivam os leitores a agir imediatamente. 

Integre essas palavras em seu Copywriting para criar um senso de urgência e incentivo a ações rápidas.

19 – Evite redundâncias e mantenha o Copy enxuto

Não sobrecarregue sua Copy com palavras ou informações desnecessárias. 

Seja conciso e direto. 

Cada palavra deve ter um propósito claro e contribuir para a mensagem geral.

20 – Acompanhe e analise métricas de desempenho

Para maximizar a taxa de cliques, é essencial acompanhar e analisar análises de desempenho, como taxas de abertura, taxas de cliques, revelações e ROI. 

Use ferramentas de análise para entender o que está funcionando e o que não está, e ajuste sua estratégia de Copywriting com base nos insights obtidos.

Com prática e aprimoramento contínuo, você estará no caminho certo para criar campanhas de marketing de alta conversão.

Gostou do conteúdo?

Confira também Como Interpretar Métricas De Tráfego E Engajamento Para Ter Mais Resultado Com Copy.

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.