Copywriting é uma das ferramentas de comunicação mais poderosas e o objetivo deste conteúdo é mostrar a importância do Copywriting para as empresas que executam algum tipo de estratégia de marketing digital.
Nas próximas linhas, você descobrirá como essa técnica centenária, criada e desenvolvida pelos norte-americanos, vai beneficiar a estratégia de conteúdo e campanhas de vendas da sua empresa.
Continue a leitura para entender mais.
Copy… o quê?
É possível que você tenha chegado a este conteúdo sem total clareza do conceito de Copywriting.
Por isso é importante garantir que você tenha dimensão da real importância do Copywriting para as empresas na era digital.
Copywriting consiste em um conjunto de elementos e técnicas específicas que quando aplicadas na escrita transformam textos comuns em persuasivos, textos que estimulam a tomada de ação imediata.
Dentre as técnicas de persuasão mais poderosas na escrita, temos:
E muito mais!
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Importância do Copywriting no Marketing
Em essência, uma das funções do Copywriting é potencializar as conversões em vendas nas campanhas de marketing direto.
Mas o fato é que Copywriting é uma habilidade tão flexível que pode ser adaptada a qualquer estratégia de marketing, quer o objetivo dela seja vender diretamente produtos e serviços ou não.
A maior evidência disso é que redatores publicitários e até mesmo jornalistas se valem das técnicas de Copy em suas profissões há décadas.
Três elementos muito comuns usados no Jornalismo e Publicidade, por exemplo, são:
- Storytelling: para desenvolvimento de narrativas emocionantes para campanhas e anúncios institucionais;
- Títulos chamativos: para capturar a atenção dos internautas e persuadi-los a clicar na matéria em um site online ou comprar uma revista física na banca de jornais;
- Gatilho mental da curiosidade: uma técnica usada em conjunto com os títulos chamativos que potencializa o interesse dos leitores em continuar lendo a mensagem.
Copywriting no Marketing de Conteúdo
Além dos muros da publicidade e jornalismo e das estratégias de marketing direto propriamente ditas, Copywriting beneficia uma ramificação do marketing fundamental para as empresas da era digital: o marketing de conteúdo.
Produzir conteúdo é matéria obrigatória para empresas – digitais ou não – que desejam ter presença online e, principalmente, vender através da internet.
Isso porque o Marketing de Conteúdo tem 3 objetivos básicos:
- Atrair;
- Educar;
- Converter leads.
Na prática, isso significa que a produção de conteúdo em uma empresa tem caráter estratégico.
Os conteúdos digitais, no formato de vídeos, artigos de blog, posts nas redes sociais e ebooks, são criados para:
- Atrair um público com problemas similares aos que o negócio soluciona ou que se interessem por aquele tipo de assunto;
- Educá-lo sobre as formas de resolver esses problemas, sobre as soluções que a marca oferece e a própria marca em si;
- Por fim, transformar usuários anônimos em leads, capturando o nome e contato deles através de iscas digitais, como ebooks, por exemplo.
Assim, dentro do campo de atuação do marketing de conteúdo, o Copywriting entra como ferramenta essencial para conduzir as pessoas por esse funil, desde a atração até a conversão em um formulário de captura em um Blog, por exemplo.
Vale ressaltar que, nesse processo de educação, um dos fundamentos mais importantes da escrita persuasiva acontece: elevação do nível de consciência da audiência.
Entendeu nada?
Sem problemas, damos um exemplo.
O que o Copywriting faz através do Marketing de Conteúdo é mostrar para pessoas insatisfeitas com o regime CLT que existem profissões sérias, duradouras e muito lucrativas no Marketing Digital, que além de boa remuneração, te possibilitam liberdade geográfica e de tempo, como é o caso da Profissão Copywriter.
Copywriting como ferramenta para aumentar as vendas
Embora tudo o que tenha sido dito até aqui faça jus a importância do Copywriting para as estratégias de marketing e branding das marcas, a principal finalidade da escrita persuasiva é aumentar as vendas dos negócios.
Na era digital, as empresas precisam que a comunicação usada em seus anúncios, emails, páginas de vendas, vídeos, conteúdos online conduzam o leitor à conclusão da venda, quer o negócio adote um funil de vendas complexo, onde a jornada de compras é mais longa ou um funil simples e mais dinâmico.
Hoje, com a velocidade com a qual as informações circulam e até mesmo o volume de dados a que as pessoas estão expostas, as empresas precisam de uma comunicação que impacta, conecta e converte.
Por coincidência ou não, Copywriting é a solução que todo negócio procura para:
- Se comunicar com o público certo, usando abordagens adequadas;
- Conduzir essas pessoas por uma linha de raciocínio que faça sentido para elas, a fim de prepará-las para receber uma oferta.
Faz sentido para você?
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