Seja você um Copywriter freelancer, empresário ou CLT, não há que se negar o quanto é prazeroso escrever palavras lucrativas como profissão.
No Marketing Digital, o Copywriter é uma peça-chave para as empresas que almejam ganhar escala nas vendas através da internet.
Por essa razão, ele é um dos profissionais mais valiosos, duradouros e bem pagos do mercado de trabalho online, pois ele tem nas mãos a habilidade de criar textos que geram fortunas para si e para as empresas.
Cada uma das modalidades de atuação de um Copywriter tem as suas vantagens.
O Copywriter freelancer tem maior flexibilidade e autonomia para conciliar projetos de Copy com um trabalho CLT ou concurso público, por exemplo.
Mas é fato que algumas pedras podem surgir no caminho do Copywriter freelancer e a dificuldade de conciliar vários projetos de Copy ao mesmo tempo é uma delas.
O objetivo do conteúdo de hoje é te dar algumas estratégias que aplicamos aqui mesmo na Você Ligado, para que você Copywriter freelancer consiga:
- Otimizar o seu tempo;
- Produzir mais em menos tempo;
- Conciliar 3 ou 4 projetos de Copy simultâneos;
- Aumentar os seus ganhos como Copywriter.
Vamos lá?
Dicas para o Copywriter freelancer ganhar velocidade na escrita
Aqui na Você Ligado, fazer mais com menos é uma máxima que se aplica a todas as áreas da nossa empresa.
Designers, suportes, Copywriters… Todos os colaboradores VL conseguem maximizar a sua performance de produção, através de algumas técnicas que formaram o “jeito VL” de fazer as coisas.
Essas técnicas nos ajudam a ganhar velocidade, sem afetar a qualidade do nosso trabalho e, sem dúvidas, vão te ajudar a conciliar vários projetos de Copy e aumentar a sua renda como Copywriter.
As principais são:
1 Planeje o seu dia e semana
A primeira coisa que você precisa fazer como Copywriter freelancer para conseguir conciliar mais projetos de Copy é organizar a sua agenda semanal e diária.
Você precisa ter muita clareza sobre o que precisa ser feito e quais são as etapas para execução de cada tarefa.
Isso vai te ajudar a distribuir as demandas entre os seus dias de trabalho úteis, planejando as atividades para cada dia.
Apenas essa organização já economiza muito do seu tempo e te salva de cair no ciclo vicioso da procrastinação.
Confira também 3 formas de usar Copywriting para parar de procrastinar.
2 Separe um tempo só para pesquisar
Se além de Copywriter freelancer, você também é iniciante, anote essa dica em um post it e cole em um lugar visível enquanto trabalha.
O segredo para fugir da página em branco ou ser derrubado por um bloqueio criativo é pesquisar minuciosamente o público, nicho e produto para o qual você vai escrever.
Nenhum Copywriter profissional deveria sequer tentar escrever antes de pesquisar.
Afinal, é na pesquisa que ele identifica:
- Quais são os problemas mais latentes daquela audiência;
- Os seus sonhos e desejos mais secretos;
- As objeções que elas têm para não comprar ou acreditar no seu produto;
- Quais os benefícios e transformações que o produto oferece;
- Qual a proposta única de valor daquela solução.
E assim por diante.
Além de pesquisar, é crucial que você documente os resultados da sua pesquisa em um arquivo como o Arsenal de Copy.
Assim, você terá compilado em um único lugar, todos os dados que precisa para escrever as Copies e evitar aquelas situações em que você precisa sair do “flow” na escrita para buscar alguma informação que poderia ter sido encontrada com antecedência.
O Arsenal é o método desenvolvido pela @robertasvl – Copywriter e Sócia-Fundadora da VL – para que Copywriters iniciantes e avançados consigam escrever Copy para qualquer nicho com assertividade, sem travar ou pecar na persuasão.
Para entender como montar o seu próprio Arsenal de Copy, abra este link em uma nova guia e confira assim que finalizar a leitura deste conteúdo.
3 Siga um método de escrita
A terceira estratégia para ganhar mais velocidade na escrita e conseguir conciliar vários projetos de Copy é seguir um método de escrita.
Como assim?
Bem, não se trata de usar templates de Copy, até porque eles não funcionam e podem detonar a lucratividade de uma campanha de vendas.
Mas experimente usar estruturas de Copy.
Diferente dos templates – onde você apenas preenche lacunas de texto com os dados do produto – as estruturas dão um ponto de partida e uma sequência lógica para que você não se perca em meio às informações e argumentos.
Na verdade, as estruturas de Copy garantem que a sua mensagem fará sentido para o leitor.
Algumas estruturas de Copy bem famosas e que geraram milhões para negócios em todo mundo são:
- PAS;
- PASTOR;
- PAISA;
- AIDA.
Elas funcionam e vão agilizar muito o seu fluxo de escrita.
Mas, se você deseja uma estrutura ainda mais simples e que te dê maior flexibilidade, experimente aplicar o ICC – Impacta, Conecta e Converte – nas suas Copies.
Essa estrutura consiste em:
- Impacta: capturar a atenção imediata da audiência, despertando o interesse nela em continuar lendo.
- Conecta: criar um vínculo emocional com o leitor, gerando conexão e despertando o desejo pela solução que oferece.
- Converte: chamar para a ação.
A grande vantagem do método ICC é que ele pode ser aplicado em qualquer tipo de texto persuasivo, desde um anúncio curto até scripts parrudos para VSL (Video Sales Letter).
Confira também Como aplicar o Impacta, Conecta e Converte nas estruturas de Copy.