Como aplicar o Impacta, Conecta e Converte nas estruturas de Copy

Como aplicar o impacta, conecta e converte nas estruturas de Copy - Ilustração de três personagens unindo peças de um quebra-cabeça.

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Copywriter, não basta criar um “texto maravilhoso” e presumir que as pessoas vão estar dispostas a abrir suas carteiras e colocar dinheiro no seu bolso.

Seguir um método de escrita é essencial para garantir que a mensagem tenha começo, meio e fim.

O Impacta, Conecta e Converte é um método de escrita desenvolvido pela @robertasvl – Copywriter, Sócia Fundadora e Especialista da Você Ligado. 

Através dele, centenas dos alunos dos treinamentos de Copywriting da VL já conseguiram se destacar no mercado digital brasileiro e viver unicamente da Profissão Copywriter.

É o caso, por exemplo, do Gustavo Mota, que com apenas 16 anos faturou mais de 1 milhão de reais como Copywriter Profissional.

Neste conteúdo você descobrirá como utilizar o Impacta, Conecta e Converte nas estruturas de Copywriting mais conhecidas e utilizadas por Copywriters profissionais:

  • AIDA;
  • PAS.

Confira, a seguir.

Impacta, Conecta e Converte nas estruturas de Copy

ICC no AIDA

O modelo AIDA é uma das estruturas de Copywriting mais conhecida e utilizada nas áreas de Marketing e Vendas.

AIDA é um acrônimo para as iniciais das palavras em inglês:

  • Attention – Atenção
  • Interest – Interesse
  • Desire – Desejo
  • Action – Ação

Veja como encaixar o Impacta, Conecta e Converte dentro dessa estrutura:

  1. Atenção

Essa é a etapa mais importante de uma Copy, pois é onde você vai chamar a atenção do receptor da mensagem através de uma headline interessante e persuasiva.

Em outras palavras, a headline precisa impactar o leitor e despertar nele a curiosidade de ler a Copy até o final.

  1. Interesse

A segunda etapa do AIDA é onde você começará a gerar conexão com os leitores

Para fazer isso você pode falar sobre as transformações que o produto proporciona, de forma que as pessoas sintam interesse pelo que você tem a oferecer.

  1. Desejo

A terceira etapa do AIDA também inclui conexão. 

Você conseguiu despertar o interesse das pessoas por uma solução, agora é a hora de fazer com que elas queiram experimentar a transformação que o seu produto oferece.

A etapa de desejo é muito interessante para utilizar provas sociais ou mencionar algum bônus exclusivo do seu produto – conforme o nível de consciência da audiência e etapa do funil de vendas.

  1. Ação

Essa é a hora de chamar a pessoa para tomar uma ação, seja clicar em um botão, se cadastrar em um formulário, curtir, comentar ou compartilhar – isso se você usar o AIDA em um post nas redes sociais.

Lembre-se apenas de dar um único direcionamento para a persona, caso contrário ela poderá ficar confusa e não agir da forma que espera.

ICC no PAS

O modelo PAS é simples porém muito eficiente para criar conexão com o leitor.

A sigla PAS significa:

  • Problema;
  • Agitação;
  • Solução.

Veja como aplicar o Impacta, Conecta e Converte nessa estrutura de Copy.

  1. Problema

O PAS começa com a apresentação de um problema que a sua audiência tem.

Se você fez a pesquisa de público e persona e mapeou os problemas, mitos e sonhos da sua audiência no Arsenal de Copy, basta criar uma headline com o problema mais forte do público.

É assim que você vai chamar a atenção e impactar as pessoas com a estrutura PAS.

  1. Agitação

A agitação envolve aumentar o problema da pessoa.

Suponha que alguém sofra de dores nas costas. Provavelmente a headline mencionará esse problema e, na etapa de agitação, você pode listar problemas relacionados.

Por exemplo:

“Não aguenta mais acordar de manhã com dores nas costas?

Dores nas costas podem impedir você de ter boas noites de sono, pegar seu filho no colo e até desempenhar atividades simples como varrer a casa.”

Ao mencionar os problemas relacionados às dores nas costas, as pessoas se identificam com a mensagem, principalmente se a nossa persona for mãe e dona de casa.

Agitar o problema é a forma pela qual você conseguirá fazer as pessoas se conectarem com você e com a solução que tem para oferecer.

  1. Solução

Apresentar a solução para o problema da pessoa também faz parte da etapa de conexão, mas você pode encaixar uma CTA no final da Copy para converter.

Dessa forma, se você está escrevendo um anúncio, por exemplo, a CTA pode ser: “Aperte em Saiba Mais para…”.

Gostou de ver como o método Impacta, Conecta e Converte pode ser aplicado nas estruturas de Copy?

Saiba que os exemplos que você viu neste conteúdo são a pontinha do iceberg. 

O Impacta, Conecta e Converte pode ser utilizado em absolutamente qualquer fórmula ou tipo de texto persuasivo, desde um post de instagram até páginas de vendas de funis complexos e milionários.

Então se você quer entender de forma mais profunda como esse método ajudará você a escrever Copies com alto poder de conversão, APERTE AQUI e conheça os treinamentos gratuitos da VL.

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