8 elementos essenciais de copywriting em textos que vendem em escala

8 elementos essenciais de copywriting em textos que vendem em escala

Compartilhe:

Imagine a seguinte cena: você acabou de lançar um produto incrível, mas, apesar de ter investido em uma campanha de marketing, as vendas simplesmente não decolam. 

Frustrado, você começa a se questionar onde está errando e é nesse momento que você percebe que faltam elementos essenciais de Copywriting na sua comunicação. 

A habilidade de persuadir através da escrita é fundamental para atrair, gerar conexão emocional e conduzir o público de forma natural à compra.

Neste artigo, você vai descobrir 8 elementos essenciais de Copywriting que usamos aqui na Você Ligado, para que você possa contar histórias emocionantes e envolventes, criar conexões reais com seu público e finalmente alcançar os resultados em vendas que você sempre sonhou. 

Então, pegue um café, sente-se confortavelmente e vamos começar essa jornada rumo ao sucesso! 💛

1 – Empatia

8 elementos essenciais de copywriting em textos que vendem em escala - Empatia

A empatia é um elemento crucial em qualquer texto persuasivo

Empatia nada mais é do que a habilidade de se colocar no lugar do outro e compreender as suas necessidades, desejos e frustrações. 

Ao usar de empatia na sua comunicação, é possível estabelecer uma conexão mais forte com o seu público, tornando-o mais propenso a se engajar com a sua mensagem e agir.

Para gerar empatia, é necessário entender quem é o seu público

Pesquise sobre as pessoas com as quais deseja atingir, descubra o que os motiva, quais são os seus problemas e como eles se comunicam, quais palavras fazem parte do seu dia a dia. Em seguida, use essas informações para criar uma mensagem que seja relevante para eles.

Além disso, a linguagem que você usa também é importante. Por isso, use uma linguagem simples e que seja fácil de entender

Evite jargões e palavras difíceis que possam deixar o seu público confuso ou intimidado. 

Ao criar uma mensagem que seja fácil de entender, você torna mais fácil para o seu público se conectar com a sua marca e absorver a sua mensagem.

🟡 Confira também Conheça O Método PMS De Pesquisa Que Vai Te Ajudar A Ler A Mente Do Público Sem Esforço.

2 – Ganchos emocionais

Ganchos emocionais são uma das técnicas de copywriting usadas para criar uma conexão emocional com o leitor e influenciá-lo a tomar uma ação específica. 

Eles são usados na comunicação para despertar emoções específicas no leitor, que estejam alinhadas de alguma forma com a mensagem transmitida. 

Existem muitas emoções que podem ser usadas de forma estratégica e intencional numa Copy, como medo, esperança, confiança, curiosidade, alegria e tristeza.

Dessa forma, através dos ganchos emocionais, o leitor pode se conectar com a mensagem de forma mais profunda, de modo que sinta que ela mensagem é pessoalmente relevante e significativa.

Alguns exemplos de ganchos emocionais que podem ser usados em textos persuasivos, são:

  1. Histórias pessoais – narrativas emocionantes que evocam empatia e conexão emocional com o leitor.

Exemplo: “Como transformei minha vida em apenas 30 dias com… e como você pode fazer o mesmo!”

  1. Escassez – o medo de perder algo valioso pode levar o leitor a agir rapidamente. Exemplo: “Últimas vagas disponíveis para o workshop de negociação – garanta a sua agora!”
  1. Urgência – a criação de um senso de urgência pode motivar o leitor a agir imediatamente. Exemplo: “Não perca a oportunidade de dobrar seus lucros – inscreva-se hoje mesmo!”
  1. Crenças – a conexão com crenças compartilhadas pode ser um gancho emocional eficaz para persuadir o leitor. Exemplo: “Junte-se a nossa comunidade de empreendedores que acreditam no poder da inovação!”
  1. Curiosidade – a criação de mistério ou suspense pode incentivar o leitor a continuar lendo para descobrir o que vem a seguir. Exemplo: “A descoberta surpreendente que mudou a forma como vemos a tecnologia!”
  1. Medo – a evocação de emoções negativas, como medo ou ansiedade, pode motivar o leitor a agir para evitar essas emoções. Exemplo: “O que você precisa saber para evitar ser vítima de um golpe financeiro!”
  1. Esperança – a criação de uma visão positiva do futuro pode inspirar o leitor a agir para alcançar esse futuro. Exemplo: “O futuro da energia limpa – como a tecnologia está transformando o mundo!”
  1. Confiança – o uso de linguagem confiante e segura pode transmitir ao leitor a confiança necessária para agir de acordo com sua mensagem. Exemplo: “Comprovado cientificamente – o método mais eficaz para aumentar a produtividade!”
  1. Identificação – a identificação com o leitor, mostrando que o autor compartilha os mesmos problemas ou desafios, pode criar uma conexão emocional poderosa. Exemplo: “Como enfrentar a ansiedade e se tornar mais produtivo – dicas de quem já passou por isso!”

🟡 Confira também 5 Técnicas De Copywriting Para Escrever Headlines Impactantes.

3 – Histórias 

Histórias são uma estratégia de copywriting muito poderosa quando se fala em estabelecer uma conexão com o seu público-alvo. 

Além de ajudar a prender a atenção do leitor e a despertar a sua curiosidade, elas são ferramentas úteis para transmitir ideias de forma sutil e eficaz.

Vale destacar que as histórias devem ser relevantes para o seu público-alvo e estar relacionadas com o produto ou serviço que você está promovendo. 

Por exemplo, se você está vendendo um produto para emagrecimento, pode contar a história de alguém que lutou por anos para perder peso, mas só conseguiu após encontrar o seu produto.

Ao contar histórias persuasivas para o seu público, lembre-se de usar linguagem simples e direta, evitando termos técnicos ou jargões que possam confundir o leitor. 

Além disso, cuide para não tornar a história longa demais ou cansativa. O objetivo é prender a atenção do leitor e convencê-lo a tomar uma ação, não entretê-lo por horas a fio.

🟡 Confira também 4 Formas Criativas De Aplicar Storytelling No Marketing.

4 – Gatilhos mentais

Gatilhos mentais são um dos principais elementos essenciais de copywriting para criar uma comunicação que impacta, conecta e converte em vendas.

Gatilhos são atalhos que o cérebro humano desenvolveu para acelerar a tomada de decisões e poupar energia mental.

Existem diversos tipos de gatilhos mentais, dentre os quais vale destacar:

  1. Urgência: Crie um senso de urgência na mensagem, mostrando que há uma necessidade imediata de agir. Isso pode ser feito usando palavras como “agora”, “hoje” ou “última chance”.
  1. Autoridade: Mostre que você ou sua empresa são autoridades no assunto. Isso pode ser feito citando estatísticas, dados ou outras informações relevantes.
  1. Prova social: As pessoas tendem a seguir o comportamento dos outros e isso pode ser usado para persuadi-las. Use evidências sociais, como depoimentos e avaliações de clientes, para mostrar que outras pessoas já usaram e aprovaram o produto ou serviço.
  1. Exclusividade: A exclusividade é um fator que pode aumentar o valor percebido do seu produto ou serviço. Use palavras como “exclusivo”, “limitado” ou “único” para criar um senso de urgência e de exclusividade.
  1. Escassez: A escassez é um gatilho mental que pode ser usado para persuadir as pessoas a tomarem uma ação. Mostre que o produto ou serviço está em falta ou que a oferta é por tempo limitado. Isso pode motivar as pessoas a agir rapidamente.

🟡 Confira também 4 Gatilhos Mentais Esquecidos No Marketing Digital.

5 – Diferenciação

A diferenciação é um dos elementos essenciais do copywriting com a função de destacar o seu produto ou serviço da concorrência, o que é indispensável em um mercado cada vez mais competitivo.

A primeira etapa para diferenciar seu produto ou serviço é entender seu público-alvo. 

Quais são as necessidades, desejos e dores que seus clientes enfrentam? Como seu produto ou serviço pode ajudá-los a resolver esses problemas de forma única? 

Com essas informações, você pode criar uma mensagem personalizada e focada no cliente, destacando as vantagens que seu produto ou serviço oferece.

Além disso, é importante criar uma proposta única de valor (PUV) clara e definir seu ponto de diferenciação. Para isso, você precisa identificar:

  • Qual é o seu nicho de mercado;
  • Existe um mecanismo único no seu produto ou marca;
  • Qual é o elemento que torna seu produto ou serviço diferente da concorrência;

Identificar o seu ponto de diferenciação e comunicá-lo de forma clara na sua mensagem vai ajudá-lo a atrair potenciais clientes e persuadi-los a escolher seu negócio em vez de outras opções disponíveis no mercado, muitas vezes até “mais baratas”.

🟡 Confira também Como Escrever Uma Descrição De Produto Atraente Para Estimular O Desejo Do Cliente

6 – Benefícios e transformações

Quando se trata de textos persuasivos, destacar os benefícios que o produto ou serviço oferece é fundamental. 

Isso porque, ao invés de apenas listar as características técnicas do produto ou serviço, é importante mostrar ao leitor como a vida dele será transformada para melhor a partir da solução ofertada a ele. 

Evidentemente, será necessário investigar quais são as necessidades e desejos do público que você deseja atingir. Com base nessas informações, é possível criar uma lista de benefícios que o produto ou serviço oferece e que possa atender às demandas dessas pessoas. 

Ao destacar os benefícios, é importante usar uma linguagem clara e direta, que seja fácil de entender. 

Além disso, lembre-se de evidenciar os benefícios que sejam mais relevantes e latentes para o público. Isso vai tornar o apelo à ação mais urgente.

Por fim, é importante lembrar que os benefícios devem ser provados, seja através de depoimentos de clientes satisfeitos, dados ou estatísticas. 

Ao fazer isso, o leitor não terá dúvidas quanto a eficácia do produto ou serviço e tenderá a confiar ainda mais em você.

🟡 Confira também O Que É Neuromarketing E Como Isso Ajuda Negócios A Venderem Mais.

7 – Alta personalização

Personalização é um elemento de Copywriting que jamais deve ser negligenciado, afinal o nível de identificação que uma Copy de vendas é capaz de transmitir é o que transforma um texto comum em persuasivo.

Quando você personaliza sua mensagem, demonstra para a pessoa que você está prestando atenção nela, compreende suas necessidades e valoriza seus desejos.

Existem várias maneiras de personalizar uma Copy. 

Uma das formas mais simples é usar o nome do leitor. Isso pode ser feito no início da mensagem, em uma saudação personalizada, ou ao longo da mensagem, em frases que se referem diretamente ao leitor. 

Outra forma de personalização é usar informações que você conhece sobre o leitor, como:

  • Localização;
  • Idade;
  • Interesses;
  • Histórico de compras;
  • Entre outros.

No caso do email marketing, por exemplo, isso pode ser feito através da segmentação de público, onde há uma divisão da sua lista de contatos em grupos com características semelhantes.

Além disso, a personalização também pode ser usada para mostrar ao leitor como o produto ou serviço pode ser relevante para sua vida. 

Por exemplo, em vez de simplesmente listar os recursos de um produto, você pode mostrar como ele pode resolver um problema específico que o leitor está enfrentando. 

Outra forma de explorar esse elemento persuasivo é destacar como um serviço pode ser personalizado para atender às necessidades individuais da pessoa. 

O que pode ser feito por meio de exemplos e histórias que geram identificação com o público.

🟡 Confira também Copy Lixo: Fuja Desses 4 Erros De Persuasão Nos Textos.

8 – Chamada para ação 

A chamada para ação, ou CTA, é objetivo final de qualquer texto persuasivo, pois é onde o leitor é convidado a tomar uma ação específica, seja ela comprar um produto, fazer uma inscrição ou entrar em contato com a empresa. 

Dessa forma, uma CTA persuasiva precisa ser clara, direta, urgente e dar um único comando, de forma que o leitor sinta-se motivado a agir imediatamente.

Para criar uma CTA eficaz, é preciso entender o objetivo do texto e qual a ação que se deseja que o leitor tome. 

Isso porque a CTA precisa estar alinhada ao objetivo e estar localizada em um local de destaque no texto, de forma que o leitor não precise procurá-la. 

Além disso, é importante criar uma sensação de urgência na CTA usando verbos de ação como:

  • Compre agora
  • Faça sua inscrição
  • Agarre essa última oportunidade
  • Entre agora no…

Por fim, é preciso testar e medir a eficácia da CTA, realizando testes A/B para verificar qual abordagem funciona melhor e ajustando a mensagem de acordo com os resultados obtidos.

🟡 Confira também Como Criar Um Call-To-Action Eficaz? [40 Exemplos Práticos Para Você Se Inspirar].

Bônus: Copywriting visual

O copywriting visual é uma técnica de comunicação que combina elementos visuais e escritos, como:

  • Imagens;
  • Gráficos;
  • Infográficos.

Entre outros elementos visuais que complementam o texto e ajudam a transmitir a mensagem de forma mais clara e impactante. 

Dessa forma, o objetivo do copywriting visual é criar uma experiência mais envolvente para o leitor, despertando emoções e incentivando a ação.

Uma das razões pelas quais esse elemento deve ser explorado na comunicação das empresas é porque as pessoas são atraídas por conteúdo visual. 

Estudos mostram que o conteúdo visual é mais fácil de ser compreendido e retido, tornando-o mais eficaz na transmissão de mensagens persuasivas. 

Além disso, o conteúdo visual é mais compartilhado em mídias sociais, o que aumenta a visibilidade da marca e a disseminação da mensagem.

Outra razão pela qual o copywriting visual é importante é que ele permite que as empresas se destaquem em um ambiente de informação saturado.

Com tantas informações disputando a atenção dos consumidores, é importante usar elementos que ajudem a marca a chamar a atenção, se destacar entre a concorrência e ser lembrada pelo público.

Esse conteúdo foi útil para você?

🟡 Confira também 8 Áreas Do Copywriting Que Pagam Bem Para Você Se Especializar

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.