8 Áreas do Copywriting que pagam bem para você se especializar 

8 Áreas do Copywriting que pagam bem para você se especializar

Compartilhe:

Se você está procurando uma carreira altamente rentável e criativa, a Profissão Copywriter pode ser a opção perfeita para você, isso porque existem diversas áreas do Copywriting em que você pode se especializar e ser muito bem remunerado por isso.

Como um Copywriter, você pode ganhar um bom dinheiro trabalhando com a criação de textos persuasivos para diferentes mídias, como anúncios, emails, websites e redes sociais. 

Ao longo deste artigo você vai conhecer 8 áreas do Copywriting muito lucrativas. Além disso, você vai entender o que é um Copywriter, as vantagens e benefícios e por que é uma profissão tão valorizada atualmente. 

Ao final, conhecerá o treinamento mais completo e profissionalizante do mercado para quem busca se especializar em Copywriting e seguir carreira nessa área.

Então, se você está pronto para descobrir as áreas mais rentáveis do Copywriting e dar o primeiro passo para se tornar um Copywriter de sucesso, continue lendo este artigo e comece a transformar sua carreira hoje mesmo.

O que é um Copywriter?

Um Copywriter é um profissional que se dedica à criação de textos persuasivos que levam à tomada de ação imediata e tem como objetivo principal vender um produto, serviço ou ideia. 

O trabalho do Copywriter profissional envolve entender o público-alvo e suas necessidades, pesquisar sobre o produto ou serviço que está sendo promovido e criar textos que comuniquem os benefícios e as vantagens de adquiri-lo. 

Além disso, o copywriter também pode trabalhar em conjunto com designers e outros profissionais para criar materiais de marketing eficazes, como anúncios, e-mails, landing pages e textos para redes sociais.

Para ser Copywriter é indispensável dominar os fundamentos da escrita persuasiva e ter como ferramentas de trabalho um dispositivo com acesso à internet e ao Google docs.

É válido ressaltar que escrever de forma persuasiva é uma habilidade totalmente treinável. O mais importante é que você conheça e siga um método de pesquisa eficaz como o Arsenal de Copy para reunir todas as informações de que precisa para escrever copies que vendem como velocidade para qualquer nicho.

Vantagens de atuar como Copywriter profissional

Existem várias vantagens em atuar como um copywriter profissional. Algumas das principais são:

  1. Flexibilidade de horários: a maioria dos Copywriters trabalha como freelancers ou como PJ (pessoa jurídica) o que significa que eles têm a flexibilidade de escolher seus próprios horários de trabalho dentro do que faz mais sentido para a sua realidade.
  1. Vasto potencial de ganhos: Copywriters experientes e bem-sucedidos podem ganhar muito dinheiro, especialmente se for capaz de tirar negócios do zero e levá-los ao 5, 6 e 7 dígitos de faturamento. Além disso, há diversas modalidades de remuneração para um Copywriter. Você pode ganhar porcentagem sobre os lucros que gerar para o negócio, por exemplo.
  1. Variedade de nichos para atuar: como Copywriter, você pode trabalhar em uma variedade de projetos e nichos, desde negócios digitais a empresas físicas e locais. Isso torna o trabalho ainda mais interessante e desafiador, além de ajudar a expandir sua experiência e habilidades.
  1. Liberdade geográfica para trabalhar de qualquer lugar: como a maioria do trabalho de Copywriter é feito em um computador, você pode trabalhar de qualquer lugar com uma conexão à internet, seja em casa ou num café charmoso nos pampas.
  1. Liberdade de expressão: como Copywriter, você tem a possibilidade de escrever para produtos em que realmente transformadores. Isso significa, influenciar de forma positiva as decisões e ações dos clientes, ajudando-os a encontrar a solução para seus problemas e dores mais profundas.

Principais áreas do Copywriting para se especializar

Agora que você já tem mais clareza sobre o que é um Copywriter e as vantagens de atuar nessa profissão, tem condições para dar um passo a frente e conhecer algumas áreas do Copywriting muito específicas em que pode atuar.

Afinal de contas, as possibilidades de atuação nessa profissão são infinitas, assim como sua possibilidade de ganhos.

1 – Email Copywriter

Um copywriter que trabalha exclusivamente escrevendo e-mails se dedica a criar mensagens persuasivas e eficazes para uma variedade de finalidades, como promoções, vendas, engajamento do público e fidelização de clientes. 

Esses e-mails podem ser enviados por empresas, organizações ou indivíduos, para atingir um público específico e persuadi-lo a realizar uma ação específica, como, por exemplo:

  • comprar um produto
  • se inscrever em uma lista de transmissão
  • compartilhar uma oferta com amigos e familiares.

Como Copywriter de e-mail marketing você precisará considerar os interesses, necessidades e preferências do destinatário para criar mensagens atraentes e relevantes. 

Isso pode incluir a criação de títulos atrativos, introduções impactantes, corpo de e-mail bem organizado e um apelo para ação convincente.

Como diferencial, o Copywriter de e-mail marketing precisa ser capaz de trabalhar com ferramentas de automação de e-mail, segmentação de lista de contatos, testes de desempenho e análise de resultados. 

Assim, ele pode ajudar a otimizar a eficácia das mensagens enviadas, bem como garantir que os e-mails sejam entregues na caixa de entrada dos destinatários e não sejam classificados como spam.

2 – Copywriter Social Media

Um copywriter de redes sociais é um profissional especializado em criar conteúdo persuasivo e atraente para as mídias sociais, visando atrair e engajar o público-alvo e aumentar o alcance e a visibilidade da marca nas redes sociais. 

O papel de um copywriter de redes sociais pode variar conforme as necessidades da empresa e do projeto específico, mas geralmente inclui a criação de conteúdo para as mídias sociais, como:

  • Posts
  • Stories
  • Legendas de imagens e vídeos
  • E até mesmo anúncios. 
Ebook gratuito Copywriting para Social Media

O Copywriter Social Media precisa estar a par das especificidades de cada plataforma social, como o número de caracteres permitidos, o uso de hashtags, regras do algoritmo, bem como as preferências do público.

Já no que diz respeito às campanhas de vendas, o papel do Copywriter de redes sociais é ainda mais importante, já que ele é responsável por criar conteúdo persuasivo e relevante para elevar o nível de consciência e preparar o público-alvo para receber a oferta.

Além disso, o Copywriter de redes sociais também pode estar envolvido em outras atividades de marketing nas redes sociais, como o planejamento e a estratégia de conteúdo, o monitoramento e análise de métricas de desempenho e a interação com o público nas redes sociais.

3 – SaaS Copywriter

Um copywriter de SaaS (Software as a Service) é um profissional especializado em criar conteúdo persuasivo e eficaz para empresas que oferecem serviços de software baseados em assinatura. 

Esse tipo de serviço pode incluir soluções de gerenciamento de projetos, CRM, automação de marketing, entre outros.

O papel de um copywriter de SaaS é ajudar a criar mensagens que demonstrem as vantagens e benefícios do serviço de software e persuadir potenciais clientes a preencherem formulários para receberem o contato de um consultor. 

Dentre os entregáveis do SaaS Copywriter, podemos incluir a criação de mensagens para páginas de captura, sites institucionais, anúncios, e-mails, materiais de marketing, apresentações e guias do usuário.

Vale ressaltar que o copywriter de SaaS deve ter um profundo entendimento das necessidades e desafios do público-alvo, além de ser capaz de explicar de forma clara e persuasiva como o software pode ajudá-los a superar esses desafios. 

Para isso, esse profissional precisará desenvolver uma pesquisa de produto minuciosa. Só assim, ele poderá comunicar de forma precisa e concisa os recursos e funcionalidades do serviço.

4 – Website Copywriter

Um copywriter de website é um profissional especializado em criar textos para sites, a fim de torná-los mais atraentes e persuasivos para o público que está navegando pela internet.

O copywriter de website é responsável por estruturar uma comunicação que transmita a identidade, os valores, os diferenciais, da marca, além de destacar os benefícios dos produtos ou serviços oferecidos.

Dentre as funções desse Copywriter especialista, podemos incluir:

  • Criação de títulos e subtítulos para as páginas do site;
  • Redação de descrições de produtos ou serviços;
  • Produção de textos para a página inicial (Home) e outras seções do site;
  • Escrita de calls-to-action (CTAs) e formulários de contato persuasivos;
  • Entre outras atividades.

Também é fundamental que esse profissional tenha em mente a importância de um conteúdo bem escrito e otimizado para os mecanismos de busca (SEO), a fim de garantir uma boa posição dos sites e páginas nos resultados de pesquisa dos buscadores. 

Para isso, ele deve utilizar palavras-chave relevantes para o negócio e para o público-alvo no texto dos sites, além de trabalhar com técnicas de copywriting para tornar o conteúdo mais persuasivo e eficaz.

5 – Ads Copywriter

Principais áreas do Copywriting para se especializar - ADS Copywriter

Um Copywriter especializado em anúncios online para redes sociais, YouTube e navegadores, como o Google, é um profissional que tem como principal objetivo criar textos publicitários persuasivos que sejam eficazes em levar o público a clicar em um anúncio, visitar um site, preencher um formulário, entre outras ações.

As funções de um Copywriter especializado em anúncios online incluem: 

  • Criação de títulos e descrições para anúncios no Google AdWords em formatos variados;
  • Redação de textos para anúncios em redes sociais, como Facebook e Instagram;
  • Produção de scripts para criativos no YouTube.

Além das habilidades de escrita persuasiva, o Ads Copywriter precisa entender como funciona o funil de vendas e a jornada do consumidor na internet e, claro, conhecer a dinâmica das plataformas de publicidade online, seus recursos e restrições.

Outras habilidades importantes incluem a capacidade de analisar e interpretar dados de campanhas de vendas para otimizar o desempenho dos anúncios, bem como estar sempre atualizado sobre as tendências do mercado de publicidade online, para criar anúncios que sejam eficazes e que se destaquem em meio a tantos outros.

6 – Brand Copywriter

O Copywriter de branding é um profissional especializado em criar textos e mensagens que ajudem a construir e reforçar a identidade de uma marca. Ele é responsável por desenvolver a voz da marca, definir sua personalidade e estabelecer uma conexão emocional com o público-alvo.

As funções de um Copywriter de branding são similares as de um Redator Publicitário e podem incluir a criação de taglines, slogans, manifestos de marca e outros textos que representem a visão, missão e valores da empresa. 

Ele também pode desenvolver textos para embalagens, materiais de apresentação e outras peças de comunicação que ajudem a promover a marca.

Para ser um bom Copywriter de branding, é preciso entender e transmitir a personalidade da marca. Além disso, é importante ter conhecimento sobre as tendências do mercado, as características do público-alvo e a concorrência, para criar mensagens que sejam relevantes e diferenciadas.

Por fim, é importante destacar que um Copywriter de branding deve estar sempre atualizado sobre as mudanças e evoluções do mercado, bem como ser capaz de inovar e reinventar a voz da marca para garantir que ela permaneça relevante e impactante para o público.

7 – SEO Copywriter

Principais áreas do Copywriting para se especializar - SEO Copywriter

Um SEO Copywriter, ou redator, é um profissional que tem como principal função criar conteúdo persuasivo e otimizado para mecanismos de busca, com o objetivo de melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca orgânica e gerar tráfego orgânico

As principais atribuições de um SEO Copywriter incluem:

  1. Pesquisa de palavras-chave: o SEO Copywriter deve realizar uma pesquisa de palavras-chave relevantes para o negócio da empresa e incorporá-las em seus textos, para que o site tenha mais chances de aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca.
  1. Criação de conteúdo relevante: o SEO Copywriter deve criar conteúdo relevante, interessante e informativo para os usuários, que também atenda aos critérios dos mecanismos de busca. Isso inclui a utilização adequada das palavras-chave e a produção de conteúdo original e de qualidade.
  1. Otimização de títulos e meta descriptions: o SEO Copywriter deve escrever títulos e meta descriptions atraentes e otimizados, que ajudem a atrair cliques e aumentar o tráfego do site.
  1. Criação de conteúdo para landing pages: o SEO Copywriter pode ser responsável por criar conteúdo persuasivo para landing pages, que ajudem a aumentar as conversões e a geração de leads.
  1. Análise de resultados e otimização contínua: o SEO Copywriter deve acompanhar os resultados das campanhas de otimização de busca, avaliar o desempenho dos textos e realizar ajustes para melhorar os resultados.

8 – E-commerce Copywriter

O Copywriter de Ecommerce é um profissional que tem como principal função criar conteúdo persuasivo e otimizado para lojas virtuais, visando aumentar as vendas dos clientes. 

Suas principais atribuições incluem:

  1. Descrição de produtos: ele deve escrever descrições de produtos atraentes e informativas, que destaquem os principais benefícios e características dos produtos e ajudem os clientes a tomar uma decisão de compra.
  1. Criação de textos para banners e campanhas promocionais: aqui ele é responsável por criar textos persuasivos para banners, campanhas promocionais e anúncios online, que ajudem a atrair mais clientes para a loja virtual e aumentar as vendas.
  1. Produção de conteúdo para blog: o Copywriter de Ecommerce também pode ser responsável por criar conteúdo relevante e informativo para um blog da loja virtual, que ajude a educar os clientes e aumentar a credibilidade da marca.
  1. Desenvolvimento de estratégias de e-mail marketing: o objetivo aqui é escrever campanhas de e-mail marketing que ajudem a aumentar as vendas e o engajamento dos clientes.
  1. Otimização de conteúdo para mecanismos de busca: o Copywriter de Ecommerce deve otimizar o conteúdo da loja virtual para mecanismos de busca, utilizando técnicas de SEO para aumentar a visibilidade da loja e atrair mais tráfego orgânico.

Conheça o mais completo treinamento profissionalizante para Copywriters

Se você está interessado em se tornar um Copywriter profissional e trabalhar num dos mercados mais rentáveis do marketing digital, conheça os treinamentos de Copywriting da Você Ligado que já formaram mais de 10.000 Copywriters bem sucedidos nos últimos 4 anos.

Diferente dos cursos comuns, os treinamentos VL aliam teoria e prática para garantir que de fato você estará forjando a sua habilidade de escrever textos persuasivos e não apenas enchendo o seu cérebro de informação.

Isso significa que nos treinamentos de Copy da VL você vai aprender desde os fundamentos da escrita lucrativa até como entregar as Copies prontas para os clientes. 

Você será guiado pelo método para pesquisa e escrita de Copy da VL, para arantir que você possa escrever Copy que vende com velocidade e precisão para qualquer nicho ou produto, e ainda fugir de bloqueios criativos.

Além disso, você terá a oportunidade de trabalhar em projetos práticos e receber feedback de profissionais experientes do mercado.

Não perca mais tempo e dê um start na sua carreira como Copywriter profissional agora mesmo.

Aperte aqui e converse com um ser humano gentil do time VL para saber como funciona e como fazer parte dos treinamentos de Copy da VL.

Gostou do conteúdo?

Leia também Tutorial: Como fazer Copy para bio no Instagram

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.