4 formas criativas de aplicar storytelling no marketing

4 formas criativas de aplicar storytelling no marketing

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O storytelling é uma técnica poderosa de comunicação que tem ganhado cada vez mais espaço no marketing digital. Isso porque ao invés de simplesmente apresentar um produto ou serviço, as marcas podem estimular a conexão emocional entre o público e a marca usando storytelling no marketing e nas campanhas de vendas.

Mas como aplicar o storytelling no marketing de forma criativa e original? 

Neste artigo, você vai conhecer quatro maneiras práticas de aplicar essa técnica na comunicação da sua marca. 

Isso envolve desde contar a história da marca até envolver o público em experiências imersivas narrando experiências de alunos ou mesmo para elucidar exemplos.

Se você quer se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e conectar de forma mais profunda com seus consumidores, além de criar histórias memoráveis, continue lendo para descobrir como aplicar o storytelling no marketing da sua empresa.

O que é storytelling?

Storytelling é a arte de contar histórias. É uma técnica que usa narrativas para transmitir uma mensagem, ensinar uma lição, inspirar, engajar ou entreter um público. O storytelling pode ser aplicado em diferentes contextos, desde a publicidade e marketing até a educação e a cultura.

O storytelling envolve uma sequência de eventos com um começo, meio e fim. As histórias podem ser fictícias ou baseadas em fatos reais, e geralmente incluem personagens, cenários, conflitos e resoluções. 

A ideia é criar uma experiência imersiva para o público, envolvendo-o emocionalmente na história e fazendo com que ele se sinta parte dela.

No contexto do marketing e publicidade, o storytelling é usado para estimular a conexão emocional entre a marca e o público. Além disso, essa técnica assume diferentes formatos, como vídeos, posts, podcasts, entre outros.

Ao contar histórias relevantes e significativas, a marca pode transmitir seus valores, propósitos e mensagens de forma mais eficaz, criando um engajamento duradouro com o público. 

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Vantagens de aplicar storytelling na comunicação de uma marca

O uso do storytelling na comunicação de uma marca traz uma série de vantagenscomo, por exemplo:

  1. Gera conexão emocional: histórias são capazes de despertar emoções e, portanto, conectar o público com a marca de uma forma mais profunda e memorável.
  1. Promove memorização da mensagem: a narrativa pode ajudar a fixar a mensagem ou valores da marca na mente do público, tornando-a mais fácil de lembrar e compartilhar.
  2. Diferenciação da marca: as histórias podem ajudar a diferenciar a marca de seus concorrentes, dando-lhe uma personalidade e voz única.
  1. Engajamento com o público: histórias interessantes e envolventes podem manter o público engajado com a marca e suas mensagens, aumentando as chances deles seguirem a marca ou comprarem seus produtos.
  1. Facilidade de compreensão: histórias podem tornar ideias complexas mais fáceis de entender e, portanto, aumentar a compreensão e aceitação do público.
  1. Aumento do valor percebido: histórias bem contadas podem aumentar o valor percebido da marca, fazendo com que o público a veja como mais interessante, autêntica e confiável.
  1. Possibilidade de viralização: histórias compartilháveis e memoráveis têm maior potencial de se espalhar organicamente nas redes sociais, aumentando a visibilidade e alcance da marca.

Formas criativas de aplicar storytelling no marketing

Aqui estão 5 ideias criativas para aplicar storytelling em campanhas de vendas e estratégias de marketing digital:

1 – Conte a história da sua marca

Uma maneira poderosa de criar conexão com seu público-alvo é contar a história da sua marca. Para isso, compartilhe como a empresa começou, os desafios que foram enfrentados e como você superou esses obstáculos. 

Mostre também como sua empresa pode ajudar a resolver os problemas do seu público-alvo. 

É evidente que para contar a história de uma marca é necessário conhecer as origens dela, seus valores e a missão por trás do negócio. Isso ajuda a criar uma narrativa autêntica e envolvente que ressoa com o público-alvo e ajuda a fortalecer a conexão emocional entre ela e seu público-alvo.

Veja como isso foi aplicado na prática, nesse vídeo publicado no perfil da VL no Instagram.

2 – Use histórias de clientes 

Compartilhar histórias de clientes é uma ótima maneira de mostrar como seus produtos ou serviços podem ter um impacto positivo na vida das pessoas e, de quebra, usar o atilho mental da prova social a seu favor.

Você pode usar vídeos, depoimentos ou cases de sucesso de clientes para ilustrar como seu produto ou serviço ajudou alguém a alcançar seus objetivos. 

Aqui na VL, por exemplo, temos um quadro periódico no Youtube onde entrevistamos alunos dos nossos treinamentos de Copywriting que tiveram suas vidas transformadas pela escrita lucrativa.

Nessa playlist aqui, você encontra uma série de vídeos tão inspiradores quanto esse.

Dicas para contar histórias de clientes

Confira algumas dicas práticas para usar storytelling para contar histórias de sucesso dos seus clientes:

  1. Identifique a história do cliente que você quer contar 

Antes de tudo, é preciso selecionar a história do cliente que você quer contar. 

Pode ser um relato de sucesso, uma superação de dificuldades, um momento marcante na vida dele ou qualquer outro acontecimento que tenha impactado sua vida e possa ser inspirador para a sua audiência.

  1. Encontre um ângulo criativo

Ao contar a história do cliente, é importante encontrar um ângulo criativo que desperte o interesse da audiência. Você pode focar em um aspecto específico da história, como o desafio enfrentado pelo cliente ou a solução encontrada para superar uma dificuldade.

  1. Use elementos visuais

As histórias de clientes podem ser ainda mais poderosas quando acompanhadas por elementos visuais como fotos, vídeos ou ilustrações. Esses recursos ajudam a dar vida à história e a criar um vínculo emocional com a audiência.

  1. Escolha o formato adequado

Existem vários formatos que você pode usar para contar histórias de clientes, como artigos, entrevistas, vídeos, podcasts e até mesmo postagens em redes sociais. O importante é escolher o formato que mais se adequa ao seu público e ao tipo de história que você quer contar.

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3 – Crie narrativas em torno dos seus produtos 

Outra forma criativa de aplicar storytelling no marketing é, ao invés de simplesmente apresentar um produto, criar uma narrativa em torno dele. 

Por exemplo, se você vai vender uma roupa de ginástica, conte a história de como ela foi projetada para ajudar as pessoas a se sentirem mais confortáveis enquanto se exercitam. Use imagens e vídeos para trazer essa narrativa à vida e engajar seu público.

Aqui estão algumas dicas para usar o storytelling para criar narrativas sobre produtos e serviços:

  1. Comece com o objetivo

Antes de começar a criar uma história, é importante saber qual é o objetivo da história. O que você quer que seu público sinta, pense ou faça depois de ouvir sua história?

  1. Identifique o problema

Qual é o problema que o produto ou serviço resolve? Qual é a dor ou desafio que seu público está enfrentando e como seu produto ou serviço pode ajudá-los?

  1. Crie personagens

Crie personagens que representem o seu público-alvo. Dê a eles nomes e características que os tornem reais e autênticos. Isso ajudará seu público a se identificar com eles.

  1. Desenvolva um enredo

Crie uma história que mostre como seus personagens enfrentam o problema e como o produto ou serviço ajuda a resolvê-lo. Use linguagem descritiva e imagens para ajudar a pintar uma imagem vívida na mente do seu público.

  1. Mostre o impacto

Mostre o impacto positivo que o produto ou serviço tem na vida dos personagens. Isso ajudará a construir uma conexão emocional com seu público e mostrar como sua oferta pode melhorar suas vidas.

  1. Termine com uma mensagem clara

Certifique-se de que a mensagem final da sua história seja clara e fácil de entender. Reitere o objetivo da história e mostre como seu produto ou serviço pode ajudar a resolver o problema que seu público enfrenta.

No exemplo abaixo, o storytelling foi usado de forma descontraída para chamar a atenção e despertar o interesse do público para participarem de uma Live gratuita sobre ferramentas de inteligência artificial.

4 – Use storytelling em anúncios pagos

Anúncios pagos são outro formato de comunicação que se beneficia muito de narrativas envolventes.

Para aplicar storytelling em anúncios pagos, siga os seguintes passos:

  1. Conheça o seu público-alvo: Antes de começar a criar uma história, é importante entender o perfil do seu público-alvo. Qual é a sua idade, sexo, localização geográfica, interesses, comportamentos, etc. Todas essas informações são levantadas durante a pesquisa de persona e através delas, você terá dados para criar uma narrativa que seja mais relevante e atraente para a sua audiência.
  1. Identifique o problema: O próximo passo é identificar qual é o problema que a sua mensagem pretende resolver. Qual é a dor do seu público-alvo que você pretende aliviar? Isso pode ser uma necessidade, uma preocupação ou uma frustração.
  1. Crie uma história envolvente: Agora é hora de criar uma história que seja emocionante e que envolva o seu público-alvo. Isso pode ser feito por meio da criação de personagens, da apresentação de um conflito ou da criação de um enredo cativante.
  1. Mostre a solução: Depois de apresentar o problema, é hora de mostrar a solução que a sua mensagem oferece. Certifique-se de que a solução seja apresentada de forma clara e objetiva.
  1. Faça uma chamada para ação: Por fim, é importante incluir um apelo à ação no seu anúncio, incentivando o seu público-alvo a tomar alguma ação específica. Isso pode ser a compra de um produto, a inscrição em um curso, a visita a um site, etc.

Ao seguir esses passos, você será capaz de aplicar storytelling em anúncios pagos de forma eficaz e aumentar o impacto da sua mensagem sobre o seu público-alvo.

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Confira também 4 fórmulas de storytelling para emocionar e vender.

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