Como usar Copywriting no Marketing Digital

Como usar Copywriting no Marketing Digital

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Se há 5-10 anos, Copywriting era um conceito desconhecido no marketing digital brasileiro, hoje a técnica se encontra em plena ascensão.

Um número cada vez maior de pessoas tem descoberto que dominar a técnica criada pelos norte-americanos há quase 200 anos para vender produtos e serviços através de anúncios impressos e malas direta enviadas pelo correio são como uma mina de ouro para as empresas da era digital.

Mas como, de fato, usar Copywriting no marketing digital?

De que forma esse conhecimento beneficia as estratégias de marketing das empresas hoje?

Nos próximos parágrafos você vai descobrir como funciona o Copywriting no Marketing Digital e quais são os benefícios dessa técnica para os negócios.

Leia até o final.

O que é Copywriting e como funciona?

O que é Copywriting e como funciona?

Antes de mais nada, é importante entender o conceito e significado do termo Copywriting.

Em tradução literal, Copywriting significa “redação”.

Copywriting reúne um conjunto de técnicas aplicadas na escrita e demais formatos de comunicação que tem um único objetivo: persuadir o receptor da mensagem a tomar uma ação imediata.

Essa ação pode ser:

  1. A compra de um produto ou serviço;
  2. A inscrição em um formulário;
  3. Algum tipo de interação específica com o material dentro de uma página ou rede social.

O mais interessante é que apesar de usar elementos de persuasão para conduzir o receptor a uma conclusão inevitável – criada pelo autor da mensagem – o “alvo” de uma Copy também é sempre o sujeito ativo, o tomador de decisão.

Isso significa que Copywriting não é manipulação, pois o objetivo da escrita persuasiva é facilitar e acelerar a tomada de decisão que o público tomaria em algum momento.

Copywriting no Marketing Digital

Copywriting no Marketing Digital

A essa altura, você deve estar se perguntando: onde entra Copywriting no Marketing Digital?

E a verdade é que Copy precisa enviesar as estratégias de marketing e publicidade online de toda e qualquer empresa que queira se destacar, diferenciar a comunicação da sua marca e vender mais.

Seja no Marketing de Conteúdo ou nas campanhas de vendas e marketing direto, a escrita persuasiva ajuda a plantar a ideia que a marca quer transmitir na mente dos clientes e vender sem parecer invasivo ou chato.

Copywriting precisa direcionar toda a comunicação da marca, desde um simples stories até as páginas de vendas.

Isso porque  textos escritos com técnicas de Copy conseguem comunicar com maior clareza:

  • Os problemas que o público tem e que o seu produto resolve;
  • Os benefícios e transformações que o produto proporciona;
  • O diferencial da marca e a proposta única de valor do produto.

Além disso, Copywriting ajuda a atrair pessoas que nem mesmo sabem que possuem determinados problemas, elevar o nível de consciência delas através dos conteúdos e prepará-las para receber uma oferta irresistível.

Outro ponto importante é que as empresas finalmente entenderam que precisam estar na internet.

Só que ter um perfil no Instagram e postar conteúdos não é suficiente, principalmente quando observamos o volume de informações que circulam nas redes sociais todos os dias.

Como evitar se tornar mero lixo digital?

Através de uma comunicação personalizada para o tipo de público que você atende.

Copywriting salva o seu negócio de cair no erro que a maioria das empresas, especialmente as pequenas, ainda cometem: tentar falar com todo mundo.

Benefícios do Copywriting para as empresas

Chegou a hora de você entender com mais detalhes quais são os benefícios do Copywriting para as empresas que querem usar a internet para vender mais e potencializar seus resultados.

Traz um conhecimento mais profundo do público

Uma das maiores vantagens do Copywriting é que a produção de textos persuasivos é pautada em pesquisas minuciosas acerca do público que vai consumir aquele determinado produto ou serviço.

Essas pesquisas têm o objetivo de descobrir quais são as dores e desejos em comum desse público.

Assim, é possível criar uma abordagem mais assertiva para a comunicação e que desperte o interesse do público para o que você tem a dizer. 

Gera conexão entre a marca e público

Diferente de um texto comum, uma das principais características de uma Copy é que ela toca nas emoções das pessoas.

Por isso, Copywriting tem o poder de criar e fortalecer uma conexão entre o público e a marca.

Em geral, essa conexão é estimulada através de elementos como Storytelling, gatilhos mentais e empatia frente às dores e sonhos da audiência.

Diferencia uma marca ou produto

Outro grande benefício do Copywriting no marketing digital é que ele ajuda a diferenciar uma marca ou produto na mente do público.

Essa diferenciação se refere não apenas a forma como a marca se comunica com a audiência, mas como e o que ela comunica.

Fato é que muitos negócios têm dificuldade em discernir qual é a sua proposta única de valor, quem dirá comunicar isso de uma forma que o público entenda?!

Copywriting ajuda a sanar essa dificuldade. 

Aumenta as vendas do negócio

Por fim, o maior objetivo e também benefício do Copywriting é que ele aumenta as vendas dos produtos e serviços.

Os textos persuasivos preparam o cliente para a compra, conduzindo-o por uma linha de raciocínio que faz sentido para ele e que evidencia as transformações que ele terá ao adquirir determinada solução.

Além disso, Copies unem a exposição de benefícios à quebra de objeções de forma muito sutil durante toda a jornada de compra

Assim, as pessoas recebem uma oferta direta quando de fato já estão bem aquecidas para responder a proposta com um sim e efetivar a compra.

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