Escrever palavras lucrativas como profissão já fez brilhar os olhos de milhares de alunos dos treinamentos de Copywriting gratuitos e pagos realizados pela Você Ligado nos últimos 4 anos.
Boa parte dessas pessoas, chegam até nós querendo descobrir formas de aumentar as conversões dos anúncios, melhorar o engajamento dos conteúdos, criar textos para Blogs mais interessantes ou apenas buscam formas de ganhar dinheiro online e encontram no Copywriting uma carreira promissora e extremamente rentável no Marketing Digital.
Mas como ser um Copywriter profissional sem ter experiência com marketing?
Nas próximas linhas você descobrirá como entrar nesse mercado lucrativo da forma correta e ser bem sucedido como um Copywriter profissional.
Você não precisa disso para ser Copywriter
Há muita especulação sobre o que de fato é necessário para ser um Copywriter bem remunerado e valioso.
- Idade;
- Faculdade;
- Indicação;
- Criatividade;
- Dom para a escrita;
- Gramática impecável…
Você não precisa de nada disso para viver da escrita persuasiva.
Isso porque a arte de transformar palavras comuns em persuasivas também é técnica e pode ser dominada por qualquer pessoa disposta a seguir carreira nessa profissão.
No canal da Você Ligado no Youtube, por exemplo, existe um quadro chamado Confissões de um Copywriter, onde os alunos VL contam como foi o início da trajetória na Profissão Copywriter e quais desafios enfrentaram.
Essa é uma excelente forma de tirar a prova real se Copywriting é para todo mundo ou não.
Que tal começar a maratonar o quadro pela história do José Octavio Selegato, um engenheiro aeronáutico que trocou os aviões pela liberdade de escrever palavras que impactam, conectam e convertem em vendas:
Como ser um Copywriter: sem portfólio ou experiência
Chegou a hora de responder a pergunta que não quer calar: como ser um Copywriter sem experiência ou portfólio.
Em primeiro lugar, para escrever palavras lucrativas, além de um par de mãos saudáveis, acesso a internet e um teclado do celular ou computador, você precisa de conhecimento.
Conhecimento acerca dos fundamentos de Copywriting e técnicas para criar textos persuasivos.
Esse tipo de conhecimento você pode adquirir de forma gratuita aqui mesmo no Blog Você Ligado, em nosso canal do Youtube e nos treinamentos práticos online e gratuitos que promovemos de tempos em tempos.
Esse conteúdo é suficiente para você dar os seus primeiros passos no Copywriting e obter os primeiros resultados até que esteja pronto para investir na sua profissionalização, através de um treinamento imersivo em Copywriting como a Formação APL Experience.
Por hora, o que você pode fazer é usar todos os fundamentos e criar Copies fictícias para construir o seu portfólio de Copy do absoluto zero.
Você não precisa já ter escrito para um projeto ou produto real para demonstrar aos potenciais contratantes a qualidade da sua escrita como Copywriter.
É claro que você jamais deve mentir ao participar de processos seletivos ou durante a prospecção de clientes, afirmando ter uma experiência que não tem.
Porém, escrever Copy é a forma mais rápida e assertiva de aprender Copywriting, e nada impede que você escreva Copies para praticar e use-as para construir o seu primeiro portfólio.
Em seguida, comece a buscar vagas para Social Media e produtor de conteúdo.
Criar conteúdo é uma das formas mais simples de começar no Copywriting e já será uma porta de entrada muito lucrativa no Marketing Digital.
O grande diferencial é que ao entender os fundamentos de Copy, você já inicia na produção de conteúdo com a vantagem de saber criar conteúdos que vendem.
Acredite, isso o coloca em vantagem a maioria esmagadora de profissionais que não sabem criar conteúdo estratégico e são considerados pelas empresas apenas como um mero custo.
A boa notícia é que você não precisa começar do zero.
Preparamos um guia completo com todos os fundamentos, técnicas e exemplos práticos de como produzir conteúdo que vende para você que se pergunta como ser um Copywriter valioso.
Esse material vai te ajudar a se posicionar como um Copywriter Social Media indispensável para os seus clientes, ainda que seja iniciante.
Para baixar gratuitamente, basta apertar o link abaixo e preencher seu nome e email no formulário.
Confira também Como fazer um bom Copywriting em 4 passos.