Atuar na Profissão Copywriter trás as três liberdades mais almejadas no Marketing Digital: Liberdade de tempo, financeira e geográfica.
É claro que para ser um nômade digital e viver das palavras lucrativas é preciso ser bom. É preciso dominar Copywriting de A a Z. Quanto mais conhecimento de um nicho você tiver, mais certeira a sua comunicação será.
Por isso muitos iniciantes se questionam: Um Copywriter deve escrever para um único nicho?
Como desenvolver a habilidade de escrever para outros nichos de forma autêntica e assertiva?
É isso o que você vai descobrir nas próximas linhas.
Copywriter deve escrever para um único nicho? Vantagens para você considerar na hora de decidir
Se você está começando do absoluto zero na Profissão Copywriter, e se pergunta se um Copywriter deve escrever para um único nicho, saiba que será “menos assustador” escrever para nichos em que já tenha alguma afinidade, pelo menos no início.
Você não precisa, necessariamente, dominar o assunto, mas se te atrai e desperta o seu interesse é suficiente para que o trabalho seja mais gostoso nesse início.
Outro ponto é que o mercado não é limitado. Mesmo que você escolha trabalhar somente com o nicho de Psicologia, por exemplo, encontrará muita demanda.
Além disso, você vai conseguir cobrar muito mais e finalizar o seu trabalho em menos tempo, porque terá um conhecimento prévio daquele mercado.
Na prática, isso significa que vai gastar menos tempo realizando as pesquisas de mercado e persona.
Outra vantagem é que quando você se posiciona como um Copywriter especialista em um nicho/assunto, muitas vezes, você consegue trazer mais resultados para os seus clientes sem tanto esforço.
Você escreve com a mão nas costas, segundo o ditado popular.
O método VL para você escrever Copy para nichos que não domina
Se você é um Copywriter movido por desafios, quer sempre pôr à prova as suas habilidades e se aventurar por outros nichos, não faz muito sentido se limitar a escrever para um único nicho.
Além do mais, é perfeitamente possível escrever campanhas lucrativas para nichos que você não domina.
Isso porque Copywriters profissionais precisam de duas coisas para escrever:
- Pesquisa;
- Método.
A pesquisa é o estudo que você vai fazer do mercado, do produto e da audiência para a qual vai escrever.
Mas onde você vai reunir essas informações?
É aí que entra o método.
Alguns Copywriters usam o Copyboarding – um documento que reúne, basicamente, a Big Idea, objeções da audiência e headlines.
Acontece que somente esses elementos não são suficientes para escrever para nichos desconhecidos e nem sempre os Copywriters tem todo o tempo do mundo para ficar estudando um assunto e só então escrever sobre ele.
Foi exatamente essa necessidade de escrever Copies para nichos desconhecidos, com mais velocidade e assertividade, que levou a @robertasvl – Copywriter e Sócia-Fundadora da Você Ligado – a desenvolver o método Arsenal de Copy.
O Arsenal de Copy é o segundo cérebro do Copywriter profissional.
Ele é um documento onde o Copywriter reúne absolutamente todas as informações coletadas nas pesquisas.
Através dele é possível escrever para qualquer nicho em tempo recorde e sem qualquer tipo de bloqueio criativo.
Por isso, quando você domina as ferramentas de pesquisa e tem um método você consegue escrever com rapidez e autoridade, mesmo que seja um completo leigo naquele assunto.
Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades
O Arsenal de Copy, de fato, é uma das armas mais poderosas que o Copywriter possui para criar textos que vendem todos os dias.
Mas lembre-se do princípio de vida do Homem-Aranha:
“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.”
Ter a possibilidade de escrever para qualquer nicho não significa que você deva fazê-lo.
Se você não gosta, não acha que seja benéfico ou não acredita na transformação que um produto ou serviço oferece, não aceite ser o Copywriter do projeto.
Isso não quer dizer que você só deva escrever copy para produtos que você compraria.
É importante acreditar na transformação do produto, mesmo que você não seja a persona daquele produto.
Afinal, você tem nos dedos o poder de ajudar pessoas a encontrar a solução para os seus problemas e se beneficiarem de um produto.
O ideal é trabalhar em projetos que você acredite, independente do nicho.
Mas vai da sua preferência:
- Ser um Copywriter Expert em um único nicho;
- Estar aberto a oportunidades e se auto-desafiar.
Então, ficou claro para você se um Copywriter deve escrever para um único nicho ou não?
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