2 formas de prospectar clientes como um Copywriter profissional

2 formas de prospectar clientes como um Copywriter Profissional - Homem ruivo com o cabelo amarrado sobre um fundo amarelo ouro, segurando uma lupa perto do olho direito.

Compartilhe:

Poder trabalhar de casa, ter liberdade de horários e independência financeira faz os olhos de muita gente brilhar diante a Profissão Copywriter. Mas, como prospectar clientes e ver o dinheiro entrando na conta?

Será que trabalhar em uma agência ou empresa é a única forma de viver da escrita persuasiva?

Mais de 7 mil alunos do treinamento de Copywriting da @robertasvl – Copywriter e Sócia-Fundadora da Você Ligado – provam que não. 

Se você entrou nessa profissão com o sonho de ser um Copywriter empresário, nas próximas linhas vai encontrar duas das melhores estratégias para captar clientes de Copy.

Leia com atenção.

Ebook Grátis: Conquiste seu primeiro cliente como Copywriter

1° Faça parte e publique Copies em grupos de Marketing Digital

Grupos de Marketing Digital são como minas de ouro para Copywriters em início de carreira.

Mas não basta estar lá e nunca dar as caras. 

Você precisa estar presente nesses grupos e contribuir de forma gratuita e valiosa com os outros participantes.

Se você é um Copywriter iniciante e está em busca de projetos para popular o seu portfólio de Copy, publique Copies que já fez ou mesmo escreva Copies fictícias – claro, sempre deixando claro que são fictícias – nesses grupos.

Não dá para negar que Copies de produtos reais te dão uma autoridade maior. 

Mas se você está em busca da sua primeira oportunidade, capriche nas fictícias e, sem dúvidas, surgirão oportunidades para escrever para projetos reais.

Em primeiro lugar, se você ainda não está em nenhum grupo de Marketing Digital ou Copywriting, entre em algum.

Você pode participar do grupo Copywriters do Brasil. Por lá sempre aparecem oportunidades bem legais de trabalhos remunerados de Copy.

A segunda coisa que precisa fazer é criar uma lista de produtos fictícios em nichos que te interessam.

Por fim, é sentar a bunda na cadeira, escrever e postar regularmente no grupo que escolheu participar.

2° Entre em contato com Experts no Instagram

A segunda forma de prospectar clientes como Copywriter é ir à caça.

Pesquise perfis no Instagram de Lojas, Empreendedores e Experts e ofereça diretamente seus serviços.

Você precisa apenas se atentar a um detalhe: as pessoas nos grupos de Marketing Digital já têm um nível de consciência mais elevado sobre como aplicar Copywriting aumenta as vendas do seus produtos e serviços.

Então, na teoria, é “mais fácil” conseguir uma oportunidade por lá. 

Quando entrar em contato com os especialistas do Instagram, você precisa usar Copy para vender seus serviços de Copy.

O que isso significa?

Bem, você vai precisar explicar de forma clara o que é Copywriting e como elas podem se beneficiar do seu trabalho.

Esse tipo de abordagem é interessante para Copywriters iniciantes que precisam praticar Copy e agregar mais projetos em seu portfólio. 

A ideia é oferecer uma degustação gratuita dos seus serviços por um período limitado de tempo.

Na prática, o que você vai fazer é:

  1. Selecionar perfis de lojas e empreendedores;

Procure negócios de médio porte, que você sabe que terão condições de pagar pelo seu trabalho em uma parceria futura, mas que não sejam grandes e concorridos demais.

  1. Prepare um texto curto de apresentação;

Após selecionar os perfis você vai enviar um texto no direct para os seus prospectos.

Reforço: É muito importante que essa mensagem apresente o que é e quais são os benefícios que Copywriting trará para o negócio.

Caso não saiba bem como construir uma mensagem assim, baixe o modelo gratuito para captação de clientes desenvolvido pela @robertasvl:

[ Quero Captar Clientes de Copy ]

Importante: este é um modelo para você se inspirar

Tome muito cuidado para que a sua mensagem seja pessoal. O Expert precisa sentir que aquilo foi escrito especialmente para ele.

Percebeu como usamos Copy para vender Copy? 😄

Jamais faça isso, se for utilizar essa abordagem

Muitos Copywriters iniciantes, ansiosos para conseguir logo seus primeiros clientes, caem na tentação de cobrar um valor muito abaixo do que o serviço realmente vale.

Se você abordar um cliente e cobrar 400-500 reais para escrever todas as Copies de um Lançamento inteiro, quando for cobrar 2, 3 mil – que é o preço médio para Copywriters iniciantes – o cliente não vai querer pagar.

Afinal, ele já teve aquele mesmo serviço por um valor bem menor.

Então não faça isso. Não prostitua o mercado de Copywriting.

É preferível que você preste o serviço de forma gratuita por um período de tempo limitado e se a pessoa gostar do seu trabalho, sem dúvidas, ela vai te contratar e, principalmente, te valorizar.

Caso contrário, você terá um volume muito grande de trabalho, trabalhará exaustivamente, por uma remuneração muito abaixo do que você merece.

Ser Copywriter é uma profissão séria, como qualquer outra.

Você investiu tempo e dinheiro em treinamentos para desenvolver suas habilidades. 

É mais do que justo ser bem remunerado pelo seu trabalho, conforme o nível de experiência e conhecimento que você tem na área.

Faz sentido para você?

Então participe do canal exclusivo de Copywriting no Telegram, para ficar por dentro das técnicas e estratégias mais atuais desse mercado, que vão te ajudar a levar as suas habilidades como Copywriter para o próximo nível.

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.