Mentir ajuda a vender melhor no marketing digital? [Desmascarando o Copywriting]

Mentir ajuda a vender melhor no marketing digital [Desmascarando o Copywriting]

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A máscara do Copywriting vai cair nos próximos parágrafos. Você vai descobrir o que de fato é necessário para vender melhor no marketing digital. 

Você vai entender como é possível para indústrias de refrigerantes e tabacarias, por exemplo, vender produtos tão maléficos para a saúde.

Mais do que isso, você vai perceber como você também pode ganhar escala nas vendas dos seus produtos e serviços usando o recurso de persuasão mais poderoso que existe: 

A verdade.

Será que você está pronto para ver a verdade? Leia até o final!

A verdade vende

Preciso mentir para vender melhor no marketing digital?

Com certeza não, até porque a verdade vende. 

Veja bem, o conceito de “produto ruim” é algo muito relativo.

Isso porque produtos não são feitos para agradar todos os bolsos e preferências. 

É quase como dizer que não existe produto ruim, mas sim produtos inadequados para um determinado público.

E a Roberta Santos – Sócia fundadora e Copywriter da VL – é prova disso.

Há algum tempo, Tia Rô (para os mais íntimos) pagou 500,00 numa caminha para a sua cachorrinha Blue. 

E você até pode estar pensando: 

Que absurdo gastar tudo isso em uma cama para cachorro” 

De fato. Afinal de contas, é possível comprar uma caminha de boa qualidade por um preço mais baixo em qualquer petshop.

Mas, se livre dos julgamentos por um instante e reflita sobre o seguinte:

O que a fez chegar a conclusão de que valia a pena investir todo esse dinheiro naquele produto, quando existem outros mais baratos no mercado? 

Será que a Tia Rô foi enganada por uma copy mentirosa?

Será que a marca precisou mentir para vender aquela caminha? 

Como alguém que comprou o produto, eu posso te garantir que não. 

A qualidade realmente faz jus ao que o produto promete e até justifica o seu valor.

O que a Zeedog faz para persuadir os tutores de cachorrinhos fofos a torrar essa grana é ressaltar os benefícios do produto de tal forma que ativa dentro da pessoa um desejo incontrolável de proporcionar aquele conforto para o pet, independente de quanto a caminha custe.

É exatamente essa a mágica do Copywriting.

Copywriting te faz vender melhor no marketing digital

Se você nunca ouviu falar nisso antes, Copywriting é uma metodologia de escrita persuasiva que tem como principal objetivo estimular a tomada de ação imediata.

Na internet essa metodologia é usada para criar:

  • Conteúdos;
  • Anúncios;
  • Páginas;
  • Emails.

E tudo quanto é tipo de comunicação que você puder imaginar, desde uma mensagem no WhatsApp até a descrição de um produto num site.

O maior objetivo do Copywriting é ajudar negócios a vender em larga escala seus produtos, serviços e até mesmo ideias.

E para persuadir, você não precisa mentir

Até porque, a mentira pode estourar vendas num primeiro momento, mas no longo prazo traz resultados muito ruins para os negócios, como por exemplo:

  • Muitos pedidos de reembolso;
  • Péssima reputação para a marca;
  • Queda do LTV – que indica por quanto tempo você consegue vender para o mesmo cliente.

Persuasão tem a ver com criar ganchos e linhas de raciocínio com argumentos consistentes para que a pessoa chegue por si mesma a uma conclusão inevitável.

Você mostra os fatos e ela decide agir ou não. Simples assim.

Por isso é absolutamente possível vender em larga escala usando uma comunicação honesta nas suas campanhas de vendas, mesmo que você não venda o melhor, o mais caro e durável produto do mundo.

O que você precisa fazer é conhecer os pontos fortes daquilo que vai vender e relacionar esses benefícios com as necessidades do seu público.

Por exemplo.

Ter um carro é uma necessidade para a maioria das pessoas, mas nem todas precisam de uma lamborghini.

Para a maioria delas, um HB20 ou um Fiat Mobi já resolve o problema de precisar se locomover com segurança no trânsito.

Isso significa que o Mobi é um carro ruim e o Lamborghini um carro bom? 

Não.

Apenas são produtos diferentes, com características diferentes, criados para atender públicos com necessidades e desejos diferentes, mesmo que esses dois carros tenham uma função básica em comum que é a locomoção.

Entende aonde queremos chegar?

Então, não é que a mentira vende melhor no digital. 

Mas é que sem Copywriting, vender em escala no digital é muito mais difícil, porque você fica sem ferramentas para atrair e persuadir o público.

3 elementos para escrever copy que vende

Ao contrário do que muita gente pensa, a chave para escrever copy que vende não está em templates, em fórmulas ou meia dúzia de gatilhos mentais jogados num bloco de texto.

Para escrever textos que convertem pessoas em clientes, você precisa de três coisinhas.

1° Honestidade

Copywriting não é manipulação, não é mentir para vender e muito menos forçar as pessoas a fazerem algo que elas não querem fazer.

Isso precisa ficar claro.

Você tem que saber que não vai vender para todo mundo, e vai por mim, você não quer vender para todo mundo, você quer vender para as pessoas certas.

Pessoas com problemas, dores e necessidades que o seu produto é capaz de solucionar.

Então, se concentre em investigar quais são as dores do seu público, quais são os seus desejos mais profundos e secretos.

Em seguida, liste quais são os benefícios (não características) que o seu produto proporciona. 

Que tipo de transformação positiva ele traz para a vida das pessoas?

E lembre-se de ser brutalmente honesto.

Afinal, se a Coca-Cola consegue vender felicidade numa bebida gaseificada com corante e açúcar, é perfeitamente possível para você vender seus produtos que, muito provavelmente, não trazem esse tipo de dano para a saúde do seu cliente, certo?

2 – Fundamentos

 A segunda coisa que você precisa para escrever copy de verdade são fundamentos.

A razão pela qual a internet está carregada de conteúdos e anúncios ruins é que esses textos estão cheios de técnicas de copy soltas que não se conectam com o sentido e objetivo da mensagem. 

Mentir ajuda a vender melhor no marketing digital? [Desmascarando o Copywriting]

O problema é que quando você não entende o fundamento por trás da técnica, a sua escrita perde a intenção, e isso é algo obrigatório para a criação de uma Copy de vendas.

Escrever copy intencional é ter clareza de que você quer:

  1. Chamar a atenção do leitor;
  2. Provocar uma emoção específica para que ele se conecte com a mensagem;
  3. E Conduzir à tomada de ação imediata.

Com isso em mente, você sabe que para conseguir alcançar esses objetivos, deverá usar as técnicas X, Y e Z.

Percebe como é diferente do que simplesmente costurar um gatilho mental no texto porque fulano de tal disse que funciona? 

Sem fundamentos, você é refém das técnicas. Com fundamentos, as técnicas se tornam suas aliadas.

3 – Método

A terceira coisa que você vai precisar para escrever copy de verdade é um método.

Vamos ser honestos aqui, é muito fácil se perder em meio a informações falsas, incompletas ou mastigadas aqui no digital.

Mas como você pode filtrar o que de fato é relevante para o público?

Essa é a função do método: te dar um norte

O método te ajuda a ler nas entrelinhas, a cavar os verdadeiros desejos do seu público, aquilo que as pessoas nem mesmo tem coragem de falar mas que são as coisas que de fato as fazem agir.

O método te ajuda a discernir que o cliente quer mesmo é caber no seu jeans preferido novamente e não simplesmente emagrecer.

O método garante que a sua escrita seja intencional, consistente em argumentos e direcionada a um público específico. 

O método, inclusive, guia a aplicação das técnicas e fundamentos de copy, para garantir a lógica e coerência dos seus textos, para que eles sejam mais persuasivos e gerem conversões em vendas.

O método te ajuda a escrever copy de verdade.

Aqui na VL, usamos o Arsenal de Copy.

O Arsenal de Copy é um recurso obrigatório que todo e qualquer empreendedor precisa para conseguir avançar com as suas campanhas de marketing e vendas e ter êxito no digital.

Isso porque ele resolve o problema do empreendedor que tem um bom produto, mas não sabe vendê-lo, não sabe como comunicar suas ideias com clareza e persuasão.

Neste conteúdo aqui, você entenderá com mais detalhes como aplicar essa metodologia vai ajudar o seu negócio a:

  • ganhar clareza;
  • alinhar a comunicação da sua marca;
  • estruturar campanhas de vendas lucrativas.

Então, já clica e assiste porque eu tenho certeza que vai ser muito útil pra você.

Ah, e se você quer aprender mais sobre Copywriting, sobre como aplicar persuasão na sua vida, nos seus negócios, acompanhe a @robertasvl no Instagram.

Por lá, você terá acesso a conteúdos, dicas e hacks diários sobre Copy que vão te ajudar a começar no Copywriting do jeito certo, aplicando seu conhecimento e tendo resultados.

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