Você ainda não entendeu o que é Copywriting de verdade [contém provas]

Você ainda não entendeu o que é Copywriting de verdade [contém provas]

Compartilhe:

Crie títulos chamativos, use palavras impactantes, chame para a ação… isso não é Copywriting de verdade e esse post prova isso.

É possível que essa afirmação tenha te deixado angustiado, se perguntando:

Como assim eu ainda não sei o que é Copywriting de verdade? Eu li todos os 200 artigos sobre Copy do Blog VL, eu acompanho o seu Instagram @robertasvl desde 2019, já maratonei os vídeos do canal VL no Youtube… Tudo o que estudei sobre Copywriting foi em vão?

Calma porque não é nossa intenção invalidar tudo o que você conhece sobre Copy. 

O objetivo desse post é te levar para águas mais profundas… É te fazer refletir sobre 3 aspectos que revelam uma copy de verdade.

Uma copy que, embora tenha uma casca bonita por fora, é oca por dentro e não vai trazer as conversões em vendas que você espera para o seu negócio.

Quer descobrir o que é Copywriting de verdade? 

Leia até o final!

Isso não é Copywriting de verdade

Provavelmente você já ouviu por aí:

Para escrever uma copy matadora você tem que começar com uma headline que chame a atenção do público.

Mas, vem cá, sabe o que os gurus não te contam?

Chamar a atenção sem direcionar a Copy para o público certo na headline não vai te trazer resultados.

Pelo contrário, pode causar duas falhas que atrapalham e muito a sua estratégia de conteúdo e vendas.

1 – Gerar muito clique e pouca venda ou engajamento.

2 – Gerar uma audiência desqualificada.

É o que acontece, por exemplo, quando você cria uma expectativa que o seu produto não pode suprir ou que não é adequada para aquele público.

Basicamente é como querer vender itens de luxo para quem vive de um salário mínimo. 

Se você trabalha com esse tipo de produto, por exemplo, as suas abordagens precisam atrair pessoas com esse perfil e espantar aquelas que não tem condições de se tornar um cliente pagante.

Caso contrário, você só vai desperdiçar tempo e dinheiro.

Características de uma Copy autêntica

1 – Captura a atenção do público

Uma copy de verdade tem a ver com quanta atenção você consegue gerar sobre aquilo que de fato interessa ao seu público.

No exemplo abaixo, é a solução de uma dor latente – que é a de produzir conteúdo mas se sentir frustrado por não ter boas inspirações, ideias…

2 – Foca no PMS do público

A segunda coisa é que uma copy de verdade não é aquela que obrigatoriamente traz um hack ou uma sacada genial.

Isso significa que levar dias e semanas buscando ideias brilhantes só vai te fazer perder tempo, acumular informações inúteis e travar a sua escrita.

Copywriting é muito mais simples do que as pessoas imaginam.

A verdadeira copy é aquela que entende os maiores problemas, mitos e sonhos da sua audiência para ofertar o que as pessoas mais desejam. 

O conteúdo abaixo, por exemplo, une o mito de que há sempre algo mais para aprender antes de fazer dinheiro na internet com o problema de não conseguir lucrar no digital.

3 – Equilibra fatos e elementos de persuasão

O terceiro aspecto que muita gente ignora e acaba quebrando a cara é que apesar de ser ciência, Copywriting não é uma receita de bolo.

Você pode copiar a mesma página de vendas do guru que vendeu milhões e digo com absoluta certeza que não vai vender, vai flopar, vai te fazer gastar dinheiro a toa.

Por que?

Porque o público é diferente. As necessidades são diferentes. 

Os valores da sua marca, o seu tom de voz é diferente e tudo isso influencia na venda.

Então, misturar meia dúzia de gatilhos mentais não é garantia de um texto lucrativo, no máximo vai tornar a comunicação apelativa e rude para o público.

Uma copy de verdade equilibra fatos, acontecimentos e elementos de persuasão não para manipular ou forçar uma ação, mas para facilitar as decisões e conclusões das pessoas.

Agora conta pra gente…

Esse conteúdo te ajudou a enxergar a verdadeira essência do Copywriting sob uma nova perspectiva? Compartilhe os insights com a gente nos comentários abaixo. 

Você vai gostar de ler 7 coisas que você precisa saber para ganhar muito dinheiro com Copy.

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.