Decifre os elementos de persuasão usados para anunciar o retorno do Orkut

Decifre os elementos de persuasão usados para anunciar o retorno do Orkut - Imagem com logo do Orkut

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No dia 27 de abril de 2022 o domínio do Orkut foi reativado, exibindo uma mensagem recheada de elementos de persuasão que impactaram e emocionaram antigos usuários da plataforma.

Neste conteúdo, faremos uma análise juntos da Copy que anuncia um possível retorno de uma das redes sociais mais famosas do mundo para exemplificar, na prática conceitos e fundamentos importantes do Copywriting – a ciência por trás dos textos que impactam, conectam e convertem em vendas.

Leia até o final.

A ascensão e queda do Orkut

Fundado em 2004, pelo Engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten, que também leva o nome da rede social, o Orkut viveu seus anos dourados até o ano de 2010, alcançando a marca de 300 milhões de usuários no mundo.

O site de relacionamentos chegou a ter 32 milhões de perfis ativos somente no Brasil, colocando o país como o número 1 em volume de usuários da rede social na época.

Até 2011, a plataforma tinha uma boa vantagem numérica em quantidade de usuários em relação ao Facebook, criado por Zuckerberg.

Mas a rápida popularização do Facebook derrubou essa vantagem em pouco mais de seis meses, quando a plataforma de Zuckerberg assumiu de vez a liderança, reinando absoluta até hoje.

Fato é que a preferência dos usuários pelo Facebook, fez com que o Orkut, pouco a pouco, perdesse o seu espaço e prestígio, sendo encerrado de forma definitiva pelo Google em dezembro de 2014.

8 anos se passaram desde a exclusão da plataforma, até que, no dia 27 de abril de 2022, o domínio orkut.com foi reativado misteriosamente pelo seu fundador.

Mas o que chocou as pessoas foi a mensagem exibida na plataforma, que entre as cutucadas no concorrente, emocionou o público e deixou uma pulguinha atrás da orelha das pessoas quanto ao retorno oficial da plataforma.

A Copy de retorno do Orkut 

O objetivo aqui não é levantar hipóteses se a rede social vai voltar ou não, mas analisar a Copy e identificar junto com você alguns elementos de persuasão aplicados com louvor na mensagem que comoveu a internet.

Vamos ler a Copy, na íntegra?

“Hello!

Sou o Orkut. 17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com com mais de 300 milhões de usuários.

Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. 

Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos.

O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida para ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. 

Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.

Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. 

E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!

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Continue sendo quem você é,

Orkut. ”

Elementos de persuasão aplicados pelo Orkut

Existem muitos elementos persuasivos distribuídos nesta mensagem, mas nos próximos parágrafos destacaremos os 5 principais, que usamos aqui na Você Ligado, ensinamos nos nossos treinamentos de Copy e que você também pode aplicar no seu negócio para tornar a comunicação mais persuasiva e atraente.

1 Storytelling

Após o impacto de reativar o domínio do Orkut, a mensagem tem um objetivo muito claro: conectar com o público.

Para isso, o fundador recorreu à técnica milenar do Storytelling.

Observe que, logo no início da mensagem, ele refresca na memória do leitor a trajetória do Orkut, desde o momento em que ele foi criado até o auge da plataforma.

Histórias tem alto poder de conectar com as emoções do leitor – ou receptor da mensagem – ao ponto de envolvê-lo de forma tão íntima na narrativa, conduzindo-o até pela linha de raciocínio até o ponto-chave da Copy.

E, diga-se de passagem, o Orkut usou com louvor essa técnica ao restaurar a página oficial da plataforma. 

2 Dores da audiência

A segunda técnica de Copywriting aplicada na mensagem é explorar as dores da audiência na narrativa para gerar identificação com a persona e demonstrar que a plataforma é empática àquelas dores.

Esse elemento é percebido quando o Orkut se coloca como uma plataforma que vedava a disseminação online do ódio e intolerância e estimulava conexões baseadas em interesses em comum e não em superficialidades como número de likes ou volume de seguidores.

3 Inimigo em comum

A terceira técnica e eu diria que o ponto alto da mensagem se revela quando o Orkut conecta dores latentes da audiência, como insegurança relacionada a escândalos com venda de dados através com o elemento do inimigo em comum, no trecho:

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade.

Essa é uma técnica muito poderosa, pois coloca a sua marca como uma aliada do público na guerra contra uma situação, gosto, entidade ou até uma pessoa que esteja “prejudicando” a vida do seu cliente e impedindo que ele consiga alcançar o que deseja.

4 Gatilhos mentais

Além do gatilho do inimigo em comum, outros vieses cognitivos são explorados de forma muito sutil na mensagem do Orkut.

1º Gatilho da comunidade – quando ele diz que a missão original do Orkut era construir comunidade onde os relacionamentos eram formados com base em interesses semelhantes, a fim de construir conexões reais e sólidas entre as pessoas.

Gatilho da autoridade – usado logo no início da mensagem, quando o fundador menciona que foi engenheiro de software do Google – uma empresa mundialmente conceituada e respeitada no mundo.

3° Gatilho da coerência – ao concluir que por acreditar no poder da conexão, ele está construindo algo completamente novo e que vai resgatar a essência do que é uma rede social.

Gatilho da antecipação – que é justamente antecipar ao público a construção desse algo novo.

Confira também 4 gatilhos mentais esquecidos no Marketing Digital.

5 CTA

E para finalizar, como uma boa Copy deve ser, não poderia faltar a CTA – chamada para ação.

A plataforma se despede deixando uma campo para quem desejar receber em primeira mão mais informações sobre as novidades que estão por vir.

O que será esse algo novo, nós não sabemos, mas sem dúvidas a sementinha da curiosidade foi plantada na mente de muita gente, inclusive na minha.

Mas agora queremos saber de você!

Percebeu alguma outra técnica de Copy escondidinha ali na mensagem do Orkut?

Então comenta aqui embaixo que estamos curiosos pra saber qual foi a sua análise dessa Copy curta, emocionante e que, sem dúvidas, converteu muita gente.

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