3 coisas que um Copywriter jamais deveria fazer

3 coisas que um Copywriter jamais deveria fazer

Compartilhe:

O universo do Copywriting, é um campo do marketing que exige criatividade, habilidade e estratégia. 

Um copywriter talentoso é capaz de persuadir, encantar e convencer os leitores a agirem de acordo com sua mensagem. 

No entanto, nem todos os Copywriters recebem a mesma formação, e há erros comuns que podem sabotar o sucesso de suas campanhas. 

Confira, a seguir, três coisas que um Copywriter jamais deveria fazer.

1 Ignorar o público-alvo

Um dos erros mais graves que um Copywriter pode cometer é ignorar o público-alvo. 

Afinal, a essência do Copywriting é criar mensagens persuasivas que ressoem com as necessidades, desejos e dores do público. 

Quando um Copywriter falha em entender e se conectar com seu público-alvo, toda a campanha pode desmoronar.

Suponha que você esteja escrevendo uma cópia para um produto de cuidados com a pele voltado para adolescentes. 

Se você ignorar completamente os desafios e preocupações específicos dessa faixa etária e adotar uma linguagem e tom que sejam mais adequados para idosos, sua mensagem não terá impacto. 

Em vez disso, você deve se colocar no lugar do público-alvo, entender suas preocupações com acne, espinhas e autoimagem e criar uma cópia que ressoe com esses sentimentos.

Para evitar esse erro, é fundamental realizar uma pesquisa detalhada sobre o público-alvo antes de começar a escrever. 

Isso inclui a compreensão de suas necessidades, desejos, valores e linguagem. 

A criação de personas de compradores pode ser uma ferramenta valiosa nesse processo, ajudando a visualizar o público e suas características de maneira mais clara.

2 Não testar e aperfeiçoar

Um dos maiores benefícios do marketing digital é a capacidade de testar e otimizar continuamente as mensagens de Copywriting. 

No entanto, um erro comum que Copywriters cometem é escrever uma Copy e considerá-la finalizada sem realizar testes e ajustes.

Suponha que você tenha criado uma campanha de email marketing com uma linha de assunto que acredita ser cativante. 

Você a envia para sua lista de assinantes e fica satisfeito com o resultado. 

No entanto, se você não acompanhar o desempenho dessa campanha e testar diferentes headlines (título ou assunto do email) não estará aproveitando todo o potencial do Copywriting. 

Pode ser que uma linha de assunto diferente gere uma taxa de abertura muito maior, mas você nunca saberá a menos que teste e otimize.

Para evitar esse erro, é importante estabelecer um processo de teste e otimização contínua. 

Isso pode incluir a realização de testes A/B para comparar diferentes copies, títulos, chamadas para ação e outros elementos. 

A análise dos resultados e a aplicação das lições aprendidas são essenciais para melhorar constantemente a eficácia da cópia.

3 Exagerar ou faltar com a verdade

A credibilidade é uma parte crucial da escrita persuasiva.

Os consumidores estão cada vez mais céticos em relação às mensagens de marketing, e é fundamental construir uma relação de confiança com eles. 

Portanto, exagerar ou faltar com a verdade em sua copy é um erro que pode prejudicar seriamente sua reputação e afastar os clientes.

Imagine que você esteja escrevendo uma página de vendas para um produto de perda de peso. 

Prometer resultados milagrosos em um curto período de tempo, sabendo que essas afirmações são exageradas, pode levar os consumidores a se sentirem enganados quando não obtiverem os resultados prometidos. 

Isso pode resultar em reações negativas, como reclamações, devoluções e uma mancha na reputação da marca.

Em vez disso, é importante aderir à verdade e à transparência em sua Copy. 

Se o produto tem benefícios comprovados, é mais eficaz afirmar isso de maneira honesta e realista. 

A confiança do cliente é construída quando as promessas são cumpridas, não quando são exageradas.

Gostou do conteúdo?

Confira também 4 Estratégias Para Criar Campanhas De Remarketing Inovadoras Nas Redes Sociais.

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.