“Fracassei como Copywriter, e agora?” A melhor forma de responder essa pergunta é analisar como Copywriters de sucesso lidam com o fracasso.
O medo de fracassar impede muita gente talentosa de faturar milhares de reais com a Profissão Copywriter.
Algumas pessoas travam simplesmente pelo medo de escrever campanhas de vendas que podem não dar lucro.
Se você é um Copywriter iniciante e está atormentado por pensamentos como “E se eu fracassar como Copywriter? Como é que eu vou lidar com isso?” leia este conteúdo até o final.
Aqui você entenderá como Copywriters de sucesso lidam com o fracasso para se tornar valorizados e muito bem remunerados.
Vamos lá?
Não seja esse tipo de Copywriter
Se você é do tipo de pessoa que se deixa vencer por pensamentos limitantes, sempre olha para o lado negativo das coisas e por isso decide nem começar novos projetos, cuidado!
Você pode ser o seu maior inimigo.
Não é isso que você precisa sentir em relação a Profissão Copywriter, afinal o fracasso só acontece quando você desiste.
Nessa jornada no empreendedorismo qualquer profissional que “já chegou lá” vai agradecer por um erro.
Como diria Bill Gates:
“O sucesso é um professor perverso.
Ele seduz pessoas inteligentes a pensar que elas não podem perder.”
Copywriters ou não, profissionais de muito resultado sabem que o sucesso é um mal professor.
Por isso, encare os “fracassos” como aprendizado e você vai se tornar um Copywriter mais seguro e autoconfiante.
É assim que Copywriters de sucesso lidam com o fracasso
Afinal, como Copywriters de sucesso lidam com o fracasso?
Em primeiro lugar, entenda que todo Copywriter quer escrever campanhas que lucram muito.
Mas pense o seguinte: Se você só dá certo nas suas campanhas não sabe onde melhorar, em que você pode evoluir.
Se o medo de fracassar não te deixa dormir a noite, se pergunte:
“O que é que de pior pode acontecer se a campanha não vender?”
Provavelmente você chegará à conclusão de que o seu medo já é uma realidade: você já não está vendendo.
A partir do momento em que você entende isso, percebe que não faz sentido ter medo de vender ou de fracassar porque o fracasso só acontece quando você desiste.
Então, se você errar, levante a cabeça, aprenda com o seu erro e melhore na próxima.
O fracasso da Roberta Santos como Copywriter
Como Copywriter a @robertasvl ainda não teve uma campanha que ficou no zero a zero ou deu prejuízo, mas sabemos que isso pode acontecer a qualquer momento.
Houve uma campanha em que investimos 10 mil reais em anúncios e tivemos um retorno de 600 mil reais.
Isso fez com que tivéssemos altas expectativas para a próxima abertura do carrinho.
Acontece que a campanha seguinte não lucrou tanto quanto esperávamos e gerou frustração.
Embora soubéssemos que existiam alguns fatores que poderiam atrapalhar e fazer com que a nossa expectativa não fosse cumprida.
Fato é que sucesso é algo relativo, assim como o fracasso.
Da mesma forma que o fracasso para alguns pode ser não investir mais e triplicar o lucro em três meses, para outros sucesso pode ser apenas não ter prejuízo em uma campanha.
A lição que fica é a seguinte: jamais meça o seu sucesso com a régua do outro.
O que fazer quando uma campanha vai mal?
Então, o que fazer quando a campanha não é tão lucrativa quanto se esperava?
Matar o Copywriter com certeza não é uma opção.
Até porque a responsabilidade de uma campanha fracassada nunca é só do Copywriter, do Designer, do Gestor de Tráfego ou do Suporte.
É sempre um conjunto de fatores.
Por isso é preciso reunir a equipe envolvida na campanha e avaliar sempre:
- O que funcionou;
- O que poderia ter sido melhor;
- O que não repetir na próxima vez.
Leve os fracassos como aprendizado e saiba que para fazer muito dinheiro com Copywriting você precisará abrir mão do seu ego e de querer sempre acertar.
Afinal, até os maiores atletas, maiores Copywriters e pessoas de extremo sucesso já falharam muito.
Essa é uma lição fundamental que ensina muito sobre como Copywriters de sucesso lidam com o fracasso, independente se você está começando ou já tem experiência nessa profissão.
Esse conteúdo fez sentido para você?
Confira também 11 Fundamentos dos Copywriters de sucesso.