Se você é um Copywriter iniciante e quer saber como perder o medo de vender através das palavras, este conteúdo vai te ajudar.
A vergonha de vender normalmente vem da sensação de estar tirando algo de alguém.
Por isso, separamos 5 dicas que vão te ajudar a quebrar esse bloqueio e fazer de você um Copywriter que tem orgulho de vender muito.
Bora escrever campanhas lucrativas e arrebentar nas conversões?
Prepare o caderninho de anotações e execute as dicas a seguir.
Faça isso para perder o medo de vender
1° Acredite no que você vende
Muitos Copywriters se deixam levar pela ganância de ganhar mais dinheiro e por isso pegam qualquer projeto para escrever.
O resultado: em pouco tempo se sentem travados, com muita dificuldade para escrever copy que converte.
Esse é um erro terrível.
Por isso, a primeira dica para perder o medo de vender é: acredite no produto ou serviço para o qual você vai escrever.
Não adianta tentar vender Produtos Jequiti se você não usa, não gosta, não compra ou não tem quem use e goste.
A chance de você conseguir vender um produto assim vai ser muito menor.
No começo é possível que você tenha que escrever para produtos que não acredita tanto ou que não tem conexão com você.
Mas não leve isso para o longo prazo.
Acreditar na transformação do produto e até se imaginar como a pessoa transformada é essencial para escrever textos que vendem como água no deserto.
2° Entenda a transformação que o produto traz para as pessoas
Na sequência, além de acreditar é preciso entender como funciona a transformação do produto, de que forma ele impacta a vida das pessoas.
Por isso, tire um tempo para conversar com clientes transformados pela solução para a qual você vai escrever.
Isso vai facilitar muito a criação das Copies, além de te ajudar a perder o medo de vender.
Se o seu cliente (especialista/empresa) tem o contato dos clientes antigos, tente conversar com essas pessoas.
De repente pode ser interessante enviar alguma pesquisa para entender melhor quais foram as necessidades que elas tiveram e o que ficou faltando entregar.
“Por que fazer isso?”
Porque quanto mais você entrega, quanto mais você transforma a vida das pessoas, mais você vende.
Então esse contato com as pessoas que já compraram um produto ou serviço, vai fazer com que você consiga melhorar o produto e a comunicação também.
Você conseguirá identificar:
- As objeções que essas pessoas tiveram;
- Quais aspectos quase as impediram de comprar;
- O que as fizeram adquirir o produto/serviço.
E aí você anota tudo isso e adiciona na sua comunicação.
Assim você terá mais confiança para vender, pois terá certeza de que o produto será muito benéfico para quem adquirir.
3° Liste os benefícios do produto ou serviço
Após a conversa com os clientes, faça uma lista com os benefícios daquele produto ou serviço.
Conhecer os benefícios que o produto traz para as pessoas vai te ajudar a inseri-los de forma natural nas Copies e aumentar a credibilidade do produto.
4° Quebre as objeções dos clientes
A dica quatro envolve identificar e quebrar as objeções dos clientes.
Se for a primeira vez que estiver vendendo o produto, você poderá levantar as objeções do público através da pesquisa de mercado e persona.
Após algumas vendas perceberá quais são as objeções mais fortes da sua audiência e ficará mais fácil quebrá-las na sua comunicação.
Quebrar objeções de forma antecipada vai ajudar você a escrever com mais confiança.
Afinal, você terá na ponta da língua argumentos de vendas para quebrar toda e qualquer desculpa que as pessoas dão para não comprar e fechar logo a venda.
5° Respeite as pessoas que ainda não estão prontas para comprar
Se você não conseguiu aumentar o nível de consciência do seu futuro cliente na sua comunicação, ficar forçando a venda só vai deixar as pessoas com raiva e afastá-las.
Por isso, respeite quem não tem dinheiro ou quem ainda não está no momento de comprar o seu produto ou serviço.
Por outro lado, mantenha a elegância e trate bem esses potenciais clientes.
Porque mesmo que a pessoa não compre o produto naquele momento, poderá comprar futuramente e até te indicar para outras pessoas.
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