Quais são os principais hábitos que todo Copywriter iniciante precisa para ter sucesso mais rápido?
Sobre a importância de cultivar bons hábitos, Will Durant – Historiador, filósofo, escritor norte-americano e autor da coleção “A História da Civilização” – disse uma vez:
“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.”
Então, será que existe um padrão de comportamento em Copywriters iniciantes que desejam se destacar em sua profissão e escrever textos que vendem como água no deserto?
O que você verá a seguir é um trecho retirado de um CopyTalks com Max Peters, Co-Fundador da Agência Digital Copy Experts, e faz parte do CopyClub – uma comunidade exclusiva para alunos do treinamento de Copywriting da Você Ligado, o APL – Além das Palavras Lucrativas.
Nas próximas linhas você descobrirá quais são os 5 hábitos que todo Copywriter iniciante deve ter, segundo o Max.
Vamos lá?
Esses são os hábitos que todo Copywriter iniciante precisa desenvolver
1° Curiosidade
Um dos principais hábitos — porque não dizer característica, de um Copywriter iniciante, porém excepcional é a curiosidade.
“Como a curiosidade é um fator decisivo para um bom Copywriter?”
O Copywriter é aquele tipo de profissional movido pelo desejo de saber mais.
Então ele se questiona o tempo todo sobre:
- O produto para o qual vai escrever;
- O nicho em que esse produto será vendido;
- Como melhorar a oferta e percepção de valor sobre esse produto.
“Mas como assim?”
Imagine que esteja escrevendo uma carta de vendas.
O Copywriter curioso vai olhar para cada seção da página e se perguntar:
- Como eu posso provar esse argumento?
- Como dramatizar esse benefício de uma maneira mais interessante?
- De que forma eu poderia começar essa Copy para ela ficar mais instigante?
- Como posso prender a atenção da pessoa nesse momento?
- Como evitar que a pessoa escape da narrativa nesse outro momento?
O hábito de fazer esses questionamentos treinará o olhar do Copywriter para ele passar um pente fino na Copy, amarre toda e qualquer ponta solta, otimize parágrafos chatos e, ao fim, obtenha uma Copy campeã em conversões.
2° Ler muito
Copywriter que não lê, dificilmente manterá uma boa performance ao longo do tempo.
Não tem para onde correr: Copywriter tem que ler muito e não só sobre Copy, ele precisa ler sobre várias coisas.
Isso porque o repertório é o combustível da criatividade de um Copywriter profissional.
A criatividade é justamente a habilidade de juntar dois pontos aparentemente desconexos.
Quer um exemplo?
Imagine abrir um email e se deparar com a seguinte headline:
“O que o mar e a maternidade têm em comum?”
O mínimo que você vai sentir é uma pitada de curiosidade, concorda?
Acontece que essa pulguinha que o Copywriter colocou atrás da sua orelha é suficiente para fazer com que você queira entender porque alguém comparou mar com maternidade – duas coisas aparentemente desconexas.
Então, como juntar dois pontos que parecem desconexos se você lê pouco? Se, no fim das contas, você não tem muitos pontos para juntar? Se o seu repertório é escasso?
3° “Afiar sempre o machado”
Esse é um dos hábitos tratados no Best-Seller os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, escrito por Stephen R. Covey.
Mesmo que você chegue em um ponto em que seja considerado o melhor Copywriter do Brasil, jamais deixe de estudar.
Todo dia estude alguma coisa, leia Copy e diversifique os seus inputs – entradas de informação.
Se estiver assistindo uma série ou documentário, faça isso com o olhar de quem busca referências de transição de argumentação, analogias e comparações.
Tente aprender algo novo todos os dias, principalmente se você quer ser um Copywriter bom mesmo.
Leve como mantra: “todo dia é dia de aprender”.
Uma forma de afiar o machado é prestar atenção no que chama a atenção das pessoas.
Se questione:
- O que faz alguém parar para ver um vídeo enquanto rola o feed do Instagram?
- Porque fulano comprou essa bolsa e não essa? O que motivou essa compra?
- Qual é o problema por trás desse produto?
4° Vontade de ser bom
Por que você decidiu ser Copywriter? Qual é o seu “porquê”?
Quando você se mantém focado no porquê, a vontade de ser bom – de ser melhor do que você mesmo a cada dia – é renovada.
Copywriters que buscam a excelência andam de mãos dadas com a obsessão de ser bom.
A ponto de dormir e acordar pensando em formas de melhorar suas habilidades na escrita persuasiva.
Resultado:
As ideias vão surgindo nos momentos mais imprevisíveis.
A big idea milionária daquele lançamento que está escrevendo surge durante um passeio no parque com o seu cachorro, por que você condicionou a sua mente e atenção em um único objetivo: ser bom.
5° Escrever muito
Pode parecer óbvio, mas o hábito de escrever é indispensável para qualquer Copywriter, iniciante ou experiente.
Mas não se trata de escrever só Copy, é escrever sobre tudo.
Por exemplo, quando se sentir preso em alguma coisa, seja um problema familiar, profissional ou emocional, abra o bloco de notas e escreva. Tire esses pensamentos de dentro de você para que as ideias fluam.
Escreva porque você está se sentindo daquela forma e o que você pode fazer para resolver aquela sensação.
Só o hábito de começar a escrever essas coisas além de Copy já vai te ajudar a se tornar um Copywriter melhor.
Hábito bônus: Estar consciente aos impulsos
O último entre os hábitos que todo Copywriter iniciante precisa ter é ficar sempre consciente e atento a qualquer impulso que tenha de comprar.
- O que te faz parar e prestar atenção em algo?
- O que fez você querer comprar um produto?
- Que emoção levou você a apertar o botão de compra ou se cadastrar em um formulário?
Se manter consciente vai virar uma chavinha dentro de você.
Com o tempo você será capaz de entender exatamente como e quando aplicar motivadores emocionais a fim de criar textos impactantes e altamente persuasivos.
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