5 hábitos que todo Copywriter iniciante precisa para ter sucesso

Um dos principais hábitos — porque não dizer característica, de um Copywriter iniciante, porém excepcional é a curiosidade. “Como a curiosidade é um fator decisivo para um bom Copywriter?” O Copywriter é aquele tipo de profissional movido pelo desejo de saber mais. Então ele se questiona o tempo todo sobre: O produto para o qual vai escrever; O nicho em que esse produto será vendido; Como melhorar a oferta e percepção de valor sobre esse produto. “Mas como assim?” Imagine que esteja escrevendo uma carta de vendas. O Copywriter curioso vai olhar para cada seção da página e se perguntar: Como eu posso provar esse argumento? Como dramatizar esse benefício de uma maneira mais interessante? De que forma eu poderia começar essa Copy para ela ficar mais instigante? Como posso prender a atenção da pessoa nesse momento? Como evitar que a pessoa escape da narrativa nesse outro momento? O hábito de fazer esses questionamentos treinará o olhar do Copywriter para ele passar um pente fino na Copy, amarre toda e qualquer ponta solta, otimize parágrafos chatos e, ao fim, obtenha uma Copy campeã em conversões. 2° Ler muito Copywriter que não lê, dificilmente manterá uma boa performance ao longo do tempo. Não tem para onde correr: Copywriter tem que ler muito e não só sobre Copy, ele precisa ler sobre várias coisas. Isso porque o repertório é o combustível da criatividade de um Copywriter profissional. A criatividade é justamente a habilidade de juntar dois pontos aparentemente desconexos. Quer um exemplo? Imagine abrir um email e se deparar com a seguinte headline: “O que o mar e a maternidade têm em comum?” O mínimo que você vai sentir é uma pitada de curiosidade, concorda? Acontece que essa pulguinha que o Copywriter colocou atrás da sua orelha é suficiente para fazer com que você queira entender porque alguém comparou mar com maternidade - duas coisas aparentemente desconexas. Então, como juntar dois pontos que parecem desconexos se você lê pouco? Se, no fim das contas, você não tem muitos pontos para juntar? Se o seu repertório é escasso? 3° “Afiar sempre o machado” Esse é um dos hábitos tratados no Best-Seller os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, escrito por Stephen R. Covey. Mesmo que você chegue em um ponto em que seja considerado o melhor Copywriter do Brasil, jamais deixe de estudar. Todo dia estude alguma coisa, leia Copy e diversifique os seus inputs - entradas de informação. Se estiver assistindo uma série ou documentário, faça isso com o olhar de quem busca referências de transição de argumentação, analogias e comparações. Tente aprender algo novo todos os dias, principalmente se você quer ser um Copywriter bom mesmo. Leve como mantra: “todo dia é dia de aprender”. Uma forma de afiar o machado é prestar atenção no que chama a atenção das pessoas. Se questione: O que faz alguém parar para ver um vídeo enquanto rola o feed do Instagram? Porque fulano comprou essa bolsa e não essa? O que motivou essa compra? Qual é o problema por trás desse produto? 4° Vontade de ser bom Por que você decidiu ser Copywriter? Qual é o seu “porquê”? Quando você se mantém focado no porquê, a vontade de ser bom - de ser melhor do que você mesmo a cada dia - é renovada. Copywriters que buscam a excelência andam de mãos dadas com a obsessão de ser bom. A ponto de dormir e acordar pensando em formas de melhorar suas habilidades na escrita persuasiva. Resultado: As ideias vão surgindo nos momentos mais imprevisíveis. A big idea milionária daquele lançamento que está escrevendo surge durante um passeio no parque com o seu cachorro, por que você condicionou a sua mente e atenção em um único objetivo: ser bom. 5° Escrever muito Pode parecer óbvio, mas o hábito de escrever é indispensável para qualquer Copywriter, iniciante ou experiente. Mas não se trata de escrever só Copy, é escrever sobre tudo. Por exemplo, quando se sentir preso em alguma coisa, seja um problema familiar, profissional ou emocional, abra o bloco de notas e escreva. Tire esses pensamentos de dentro de você para que as ideias fluam. Escreva porque você está se sentindo daquela forma e o que você pode fazer para resolver aquela sensação. Só o hábito de começar a escrever essas coisas além de Copy já vai te ajudar a se tornar um Copywriter melhor. Hábito bônus: Estar consciente aos impulsos O último entre os hábitos que todo Copywriter iniciante precisa ter é ficar sempre consciente e atento a qualquer impulso que tenha de comprar. O que te faz parar e prestar atenção em algo? O que fez você querer comprar um produto? Que emoção levou você a apertar o botão de compra ou se cadastrar em um formulário? Se manter consciente vai virar uma chavinha dentro de você. Com o tempo você será capaz de entender exatamente como e quando aplicar motivadores emocionais a fim de criar textos impactantes e altamente persuasivos. Esse conteúdo fez sentido para você? Participe também do nosso canal exclusivo de Copywriting no Telegram. Por lá você terá acesso a conteúdos tão valiosos quanto este. Que vão contribuir muito para o desenvolvimento das suas habilidades de Copywriting.

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Quais são os principais hábitos que todo Copywriter iniciante precisa para ter sucesso mais rápido?

Sobre a importância de cultivar bons hábitos, Will Durant – Historiador, filósofo, escritor norte-americano e autor da coleção “A História da Civilização” – disse uma vez: 

“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.”

Então, será que existe um padrão de comportamento em Copywriters iniciantes que desejam se destacar em sua profissão e escrever textos que vendem como água no deserto?

O que você verá a seguir é um trecho retirado de um CopyTalks com Max Peters, Co-Fundador da Agência Digital Copy Experts, e faz parte do CopyClub – uma comunidade exclusiva para alunos do treinamento de Copywriting da Você Ligado, o APL – Além das Palavras Lucrativas.

Nas próximas linhas você descobrirá quais são os 5 hábitos que todo Copywriter iniciante deve ter, segundo o Max.

Vamos lá?

Esses são os hábitos que todo Copywriter iniciante precisa desenvolver

1° Curiosidade

Um dos principais hábitos — porque não dizer característica, de um Copywriter iniciante, porém excepcional é a curiosidade.

“Como a curiosidade é um fator decisivo para um bom Copywriter?”

O Copywriter é aquele tipo de profissional movido pelo desejo de saber mais.

Então ele se questiona o tempo todo sobre:

  • O produto para o qual vai escrever;
  • O nicho em que esse produto será vendido;
  • Como melhorar a oferta e percepção de valor sobre esse produto.

“Mas como assim?”

Imagine que esteja escrevendo uma carta de vendas. 

O Copywriter curioso vai olhar para cada seção da página e se perguntar:

  • Como eu posso provar esse argumento?
  • Como dramatizar esse benefício de uma maneira mais interessante?
  • De que forma eu poderia começar essa Copy para ela ficar mais instigante?
  • Como posso prender a atenção da pessoa nesse momento?
  • Como evitar que a pessoa escape da narrativa nesse outro momento? 

O hábito de fazer esses questionamentos treinará o olhar do Copywriter para ele passar um pente fino na Copy, amarre toda e qualquer ponta solta, otimize parágrafos chatos e, ao fim, obtenha uma Copy campeã em conversões.

2° Ler muito

Copywriter que não lê, dificilmente manterá uma boa performance ao longo do tempo.

Não tem para onde correr: Copywriter tem que ler muito e não só sobre Copy, ele precisa ler sobre várias coisas. 

Isso porque o repertório é o combustível da criatividade de um Copywriter profissional.

A criatividade é justamente a habilidade de juntar dois pontos aparentemente desconexos.

Quer um exemplo?

Imagine abrir um email e se deparar com a seguinte headline: 

“O que o mar e a maternidade têm em comum?”

O mínimo que você vai sentir é uma pitada de curiosidade, concorda?

Acontece que essa pulguinha que o Copywriter colocou atrás da sua orelha é suficiente para fazer com que você queira entender porque alguém comparou mar com maternidade – duas coisas aparentemente desconexas.

Então, como juntar dois pontos que parecem desconexos se você lê pouco? Se, no fim das contas, você não tem muitos pontos para juntar? Se o seu repertório é escasso? 

3° “Afiar sempre o machado”

Esse é um dos hábitos tratados no Best-Seller os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, escrito por Stephen R. Covey.

Mesmo que você chegue em um ponto em que seja considerado o melhor Copywriter do Brasil, jamais deixe de estudar.

Todo dia estude alguma coisa, leia Copy e diversifique os seus inputs – entradas de informação.

Se estiver assistindo uma série ou documentário, faça isso com o olhar de quem busca referências de transição de argumentação, analogias e comparações.

Tente aprender algo novo todos os dias, principalmente se você quer ser um Copywriter bom mesmo. 

Leve como mantra: “todo dia é dia de aprender”.

Uma forma de afiar o machado é prestar atenção no que chama a atenção das pessoas.

Se questione: 

  • O que faz alguém parar para ver um vídeo enquanto rola o feed do Instagram? 
  • Porque fulano comprou essa bolsa e não essa? O que motivou essa compra? 
  • Qual é o problema por trás desse produto?

4° Vontade de ser bom

Por que você decidiu ser Copywriter? Qual é o seu “porquê”? 

Quando você se mantém focado no porquê, a vontade de ser bom – de ser melhor do que você mesmo a cada dia – é renovada.

Copywriters que buscam a excelência andam de mãos dadas com a obsessão de ser bom.

A ponto de dormir e acordar pensando em formas de melhorar suas habilidades na escrita persuasiva.

Resultado:

As ideias vão surgindo nos momentos mais imprevisíveis. 

A big idea milionária daquele lançamento que está escrevendo surge durante um passeio no parque com o seu cachorro, por que você condicionou a sua mente e atenção em um único objetivo: ser bom.

5° Escrever muito

Pode parecer óbvio, mas o hábito de escrever é indispensável para qualquer Copywriter, iniciante ou experiente.

Mas não se trata de escrever só Copy, é escrever sobre tudo. 

Por exemplo, quando se sentir preso em alguma coisa, seja um problema familiar, profissional ou emocional, abra o bloco de notas e escreva. Tire esses pensamentos de dentro de você para que as ideias fluam.

Escreva porque você está se sentindo daquela forma e o que você pode fazer para resolver aquela sensação.

Só o hábito de começar a escrever essas coisas além de Copy já vai te ajudar a se tornar um Copywriter melhor.

Hábito bônus: Estar consciente aos impulsos

O último entre os hábitos que todo Copywriter iniciante precisa ter é ficar sempre consciente e atento a qualquer impulso que tenha de comprar.

  • O que te faz parar e prestar atenção em algo?
  • O que fez você querer comprar um produto?
  • Que emoção levou você a apertar o botão de compra ou se cadastrar em um formulário? 

Se manter consciente vai virar uma chavinha dentro de você.

Com o tempo você será capaz de entender exatamente como e quando aplicar motivadores emocionais a fim de criar textos impactantes e altamente persuasivos.

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