Como usar Storytelling no marketing de conteúdo

Como usar Storytelling no marketing de conteúdo

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Se você quer descobrir como aplicar Storytelling no marketing de conteúdo para:

  1. Criar conteúdos autênticos;
  2. Gerar profunda conexão com o público;
  3. Diferenciar a sua marca na cabeça de clientes e potenciais clientes.

Preste muita atenção nos próximos parágrafos.

Aqui, você entenderá:

  • O que é Storytelling e Marketing de Conteúdo;
  • Qual é a importância do Storytelling para o Marketing de Conteúdo;
  • 4 formas de aplicar Storytelling no Marketing de Conteúdo.

Leia até o final.

Conceito de Storytelling e Marketing de Conteúdo

Como usar Storytelling no marketing de conteúdo

Para garantir que estamos na mesma página, é importante esclarecer o significado e função dos dois assuntos chave neste artigo:

  1. Storytelling;
  2. Marketing de Conteúdo.

Assim, você compreenderá mais facilmente como esses dois elementos se relacionam na prática e beneficiam as estratégias de marketing das empresas, ajudando-as a se fixarem na mente dos clientes e provocando um aumento nas vendas.

Em tradução literal, Storytelling significa “narrativa”.

No marketing, Storytelling consiste na técnica e arte de criar ou modelar fatos e acontecimentos em uma narrativa envolvente, que prenda a atenção do leitor e provoque nele algum tipo de emoção.

Por sua vez, o Marketing de Conteúdo é um dos braços do Marketing que concentra os seus esforços na criação e distribuição de conteúdo relevante, com o objetivo de tornar a marca uma autoridade na mente do público, sem promovê-la explicitamente.

A importância do Storytelling para o Marketing de Conteúdo

A importância do Storytelling para o Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta para construção de relacionamento entre uma marca e o seu público alvo.

Então, onde o Storytelling se encaixa? Como ele é importante para o Marketing de Conteúdo?

As pessoas estão sobrecarregadas de informação hoje em dia. 

Basta digitar uma palavra no Google e centenas de milhares de resultados são gerados em segundos direcionando o autor da busca para sites e blogs diferentes.

Responder uma dúvida do usuário já não é um diferencial se você não conseguir se conectar com ele através do seu conteúdo.

Dicas, hacks, passo a passo… nada disso vai fazer quem está do outro lado da tela lembrar de você quando precisar de uma solução que a sua marca oferece, a menos que…

Você construa conteúdos que se conectam com as pessoas.

Humanos são seres sociais e como tal precisam se relacionar.

As marcas que entendem isso e focam suas energias na construção de um relacionamento sólido com a audiência, antes de fazer uma oferta, alcançam mais êxito ao fazer uma oferta.

Ocorre que a principal função do Storytelling é justamente estimular a conexão entre o receptor da mensagem e a mensagem.

É por isso que aplicar Storytelling no Marketing de Conteúdo é tão importante!

Pois, além de oferecer:

  1. Um conteúdo de qualidade, que responde às dúvidas da audiência;
  2. Um conteúdo que eleva o nível de consciência sobre seus problemas e a solução para eles, fazendo-a caminhar pelo funil de vendas

O conteúdo é capaz de cumprir todos esses requisitos com a vantagem de criar vínculos emocionais entre as pessoas e a sua marca.

Dessa forma, ainda que alguém não decida pela compra naquele exato momento, a sua marca ficará na mente dele, de forma que em algum momento no futuro ela se lembre de você e esteja mais disposta a comprar de você, que já a ajudou, do que do concorrente.

4 formas de aplicar Storytelling no marketing de conteúdo

Evidentemente, existem diversos tipos de conteúdos e formas de encaixar Storytelling neles. 

Mas aqui vamos focar nos quatro tipos mais utilizados de conteúdo e como Storytelling entra em cada um deles.

O importante é que você entenda o fundamento por trás da técnica, e depois fica a seu critério adaptar a técnica para o tipo de conteúdo que for produzir, combinado?

1 Storytelling em posts

A primeira forma de usar Storytelling no Marketing de Conteúdo é na criação de posts para Instagram.

Copywriters produtores de conteúdo e Social Medias PRECISAM dominar a arte de contar histórias em posts para fisgar a atenção da audiência e manter as pessoas presas ao conteúdo pelo máximo de tempo possível.

Há diversas formas de contar histórias nos posts de Instagram, você pode, por exemplo:

  1. Contar a história da marca ou do Especialista:
  1. Contar a história de um cliente/aluno transformado pela solução que você oferece:
  1. Usar histórias externas para enriquecer a narrativa do seu post ou defender a ideia central de uma campanha:

Independente do seu objetivo – vender uma ideia, quebrar uma objeção ou antecipar um evento – Storytelling é uma técnica muito versátil que se adapta a sua intenção e garante que as pessoas se viciem no seu conteúdo.

2 Storytelling em stories

Quando falamos de Redes sociais, o Instagram Stories, sem dúvidas, é um dos lugares onde o Storytelling é mais do que bem-vindo.

Isso porque além de fazer alusão a arte de contar histórias em seu próprio nome, esse recurso da rede social foi pensado para entreter e reter a audiência.

Influenciadores digitais e grandes Especialistas do Marketing Digital utilizam muito bem esse recurso ao seu favor, contando histórias corriqueiras e experiências de vida que mantém os olhos do público vidrados no seu perfil todos os dias.

3 Storytelling em artigos de Blog

O terceiro lugar onde o Storytelling cai bem é nos artigos de Blog, como este aqui que você está lendo.

O interessante de aplicar Storytelling em artigos é que você não precisa criar um artigo de mil palavras com Storytelling do início ao fim.

Na verdade, você pode aplicar Storytelling até mesmo em uma única frase, criando analogias e comparações para enriquecer a argumentação do seu conteúdo.

Veja um exemplo bem simples de como fazer isso, na prática:

4 formas de aplicar Storytelling no marketing de conteúdo - Storytelling em artigos de Blog

Confira também Mentalidade RX: O que é e como beneficia Copywriters profissionais?

4 Storytelling em vídeos

A quarta e última forma de aplicar Storytelling no Marketing de Conteúdo é usar histórias para construir roteiros para vídeos no Youtube.

Aqui na Você Ligado, por exemplo, duas ou três vezes por mês produzimos vídeos mais parrudos, onde dedicamos um tempo valioso pesquisa a fim de trazer um conteúdo mais denso e rico em informações.

Essa é uma excelente forma de subir o nível de qualidade dos vídeos produzidos e disponibilizados ao público e ainda aumentar a satisfação deles e percepção de valor sobre a marca.

Mas você não precisa acreditar na gente.

Dá uma olhadinha no que esses inscritos do Canal VL no Youtube disseram sobre o vídeo 3 técnicas de Copy escondidas em campanhas publicitárias famosas:

4 formas de aplicar Storytelling no marketing de conteúdo - Storytelling em vídeos

Chegamos ao fim de mais um conteúdo aqui no Blog. 

Mas esse não precisa ser o fim da sua jornada de aprendizado. 

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