4 melhores livros sobre gatilhos mentais que te farão mais persuasivo

4 melhores livros sobre gatilhos mentais que te farão mais persuasivo

Compartilhe:

Quer você seja um Copywriter, vendedor ou empresário, conhecer e dominar os gatilhos mentais tornarão a sua escrita e negociação mais persuasivas.

Isso porque, quando aplicados na intensidade e forma adequadas, esses recursos da neurociência aceleram a tomada de ação e tornam a sua oferta irresistível para os clientes e potenciais clientes.

Gatilhos mentais são ferramentas poderosas para a criação de textos persuasivos – ou seja, textos com técnicas de Copywriting – e de forma alguma se resumem a hacks de gurus do Marketing Digital que desejam te forçar a comprar um curso que ensine a vender curso.

Na realidade, gatilhos mentais são vieses cognitivos que o cérebro humano desenvolveu ao longo de milênios para poupar energia na tomada de decisões.

Afinal, imagine quão cansativo seria passar por uma crise existencial todos os dias ao ter que decidir o que comer no café da manhã?!

Por isso, se você quer aprofundar os seus conhecimentos sobre esse assunto, nas próximas linhas você terá acesso a 4 indicações de livros sobre gatilhos mentais e um release de cada obra para que saiba o que vai encontrar e se faz sentido para o que está buscando.

Vamos lá?

1 As Armas da Persuasão – Robert Cialdini

4 melhores livros sobre gatilhos mentais que te farão mais persuasivo - Livro As armas da persuasão

A primeira indicação não poderia ser outra a não ser a obra do psicólogo Robert Cialdini que após anos caindo na conversa de vendedores, operadores de telemarketing e arrecadadores de doações decidiu estudar a persuasão a fim de entender quais são os fatores que levam as pessoas a dizerem “sim”, assim como as técnicas que exploram melhor esses fatores.

No livro, Cialdini reuniu:

  • Pesquisas científicas;
  • Histórias de pessoas comuns;
  • E a sua própria experiência ao acompanhar treinamentos em grandes organizações.

Tudo isso foi compilado em um livro acessível, informativo e de fácil entendimento para todos aqueles que desejam aprender como influenciar e persuadir as pessoas ou se defender de manipuladores em potencial.

Basicamente, As Armas da Persuasão, identificam 6 princípios psicológicos que regem o comportamento humano.

São eles:

1. Reciprocidade; 

2. Compromisso e coerência;

3. Aprovação social; 

4. Afeição;

5. Autoridade;

6. Escassez.

Quando dominados por Copywriters e vendedores, esses princípios psicológicos podem gerar bons resultados em vendas para os negócios.

2 O poder da influência – Jonah Berger

4 melhores livros sobre gatilhos mentais que te farão mais persuasivo - O poder da influência

A segunda obra dessa lista de indicações de livros sobre gatilhos mentais, traz uma perspectiva muito interessante sobre o que motiva as nossas escolhas.

Desde escolhas simples, como o cardápio do café da manhã, até escolhas mais complexas como investir na bolsa de valores ou mudar de emprego.

No livro, Jonah Berger destaca a questão da influência social como um guia para as nossas escolhas pessoais, seja no sentido de espelharmos nossos gostos e preferências em hábitos alheios ou o contrário. 

Robert Cialdini, autor dos livros Persuasão e Influência e As Armas da Persuasão (citado no item anterior), recomenda:

 “Com ótimos insights, Jonah Berger desvenda as forças invisíveis que influenciam nosso comportamento.

3 Rápido e Devagar: Duas formas de pensar – Daniel Kahneman

4 melhores livros sobre gatilhos mentais que te farão mais persuasivo - Rápido e Devagar: Duas formas de pensar

O livro Rápido e Devagar mergulha na mente humana e apresenta duas formas de pensamento:

  1. Rápido: Intuitivo e emocional; 
  2. Devagar: Deliberativo e lógico.

O autor pontua tanto as capacidades extraordinárias desses tipos de pensamento como os defeitos e vícios, mostrando como as pressões intuitivas influenciam nossas decisões.

Assim, a partir das formas de pensamento que modelam nosso pensamento, é possível entender comportamentos como:

  1. Aversão à perda;
  2. Excesso de confiança ao fazer escolhas estratégicas;
  3. Dificuldade de prever o que trará felicidade futura.

E muito mais!

Com isso, Daniel Kahneman nos ajuda a entender quando é seguro confiar na intuição.

Além de esclarecer como tomamos decisões profissionais e pessoais e como podemos usar esse conhecimento para fugir das armadilhas mentais que podem nos colocar em situações complicadas.

4 Os segredos do Lobo – Jordan Belfort 

4 melhores livros sobre gatilhos mentais que te farão mais persuasivo - Os segredos do Lobo

Esse último livro não tem a ver como gatilhos mentais exclusivamente, mas é de suma importância para vendedores e Copywriters profissionais.

Em Os Segredos do Lobo, Jordan Belfort (mais conhecido como O Lobo de Wall Street) revela o seu método de persuasão e vendas.

Ele explica, passo a passo, como aplicar o Sistema em Linha Reta – o seu método de vendas que o consagrou como o homem que consegue vender qualquer coisa para qualquer pessoa.

Basicamente, o livro mostra como quebrar as objeções que impedem potenciais clientes de tomar decisões que eles já estão dispostos a tomar, o que gera automaticamente um aumento nas vendas e na taxa de fechamentos de negócios.

Ele também traz dicas excelentes sobre:

  • Fidelização de clientes;
  • Fórmulas de negociação;
  • Ajustes de tom de voz e linguagem corporal.

Ou seja, Os Segredos do Lobo é um verdadeiro manual de vendas para empresários e profissionais que trabalham com vendas.

Ansioso para ler? 

Chegamos ao fim de mais um conteúdo aqui no Blog. 

Mas esse não precisa ser o fim da sua jornada de aprendizado. 

Inscreva-se na lista de transmissão para receber semanalmente nossas atualizações de conteúdos, além de sacadas e estratégias de Copywriting, Marketing e Vendas que renderam mais de 10 milhões de reais para a Você Ligado nos últimos 3 anos.

Basta preencher o seu nome e email no formulário abaixo 👇

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.