Conheça os 7 melhores livros de Copywriting obrigatórios para todo Copywriter profissional

Os 5 melhores livros de Copywriting que você precisa conhecer

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É absolutamente natural: Copywriters trabalham com palavras, logo, precisam estar sempre em busca de inspirações e novos conhecimentos nos melhores livros de Copywriting.

A prova disso é que algumas das perguntas que mais recebemos no Instagram @robertasvl são:

“Quais os melhores livros para Copywriters?”

“Quais suas indicações de livros para Copywriters?”

“Quais são os livros que todo Copywriter precisa ler?”

Para dar uma resposta completa sobre as leituras indispensáveis para quem vive da escrita, preparamos uma lista com as 7 obras que consideramos mais valiosas, que todo Copywriter de sucesso precisa ler.

Mas adiantamos: 

O que você vai encontrar aqui não são livros que tratam estritamente de técnicas de Copywriting, que todo mundo indica por aí. 

São as leituras que realmente nos ajudaram a escalar a Você Ligado.

Pegue papel e caneta, ou abra o bloco de notas do seu celular/computador, e anote as indicações dos melhores livros de Copywriting que separamos para você.

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7 Melhores livros de Copywriting que você precisa ler

1 – Marketing de Permissão (Permission Marketing), por Seth Godin

Um problema que muita gente enfrenta quando começa a vender um produto ou prestar um serviço é o medo de vender.

Talvez por vergonha ou insegurança, as pessoas são tomadas pelo medo de oferecer suas soluções no mercado.

Muito desse receio se deve ao fato de sentirem que estão sendo inconvenientes e “empurrando” soluções de forma forçada nos clientes.

A solução para esse problema está neste livro: Permission Marketing, de Seth Godin (existe uma edição em português esgotada há anos).

Nesse livro, Seth Godin, um pioneiro do marketing moderno, revela como fazer marketing de uma forma que os clientes praticamente peçam para comprar os seus produtos – sem que você seja invasivo ou desagradável.

2 – Venda ou Seja Vendido, por Grant Cardone

Mais do que um livro sobre escrita persuasiva, vendas ou negócios, Venda ou Seja Vendido propõe uma nova abordagem para qualquer área da vida: do fechamento de um contrato à adoção de uma alimentação saudável.

Grant Cardone, autor de oito livros, treze treinamentos e CEO de sete empresas, é considerado pela revista Forbes como uma das personalidades mais influentes em negócios no mundo digital.

Além de habilidades técnicas bem trabalhadas, o sucesso financeiro depende da postura que você adota diante dos seus objetivos, e Venda ou Seja Vendido pode te ajudar com isso.

3 – As Armas da Persuasão, por Robert Cialdini

As Armas da Persuasão chegou ao Brasil acompanhado de polêmica.

Com o título original bem mais brando (A Psicologia da Persuasão), o título desembarcou e muita gente torceu o nariz afirmando que era uma banalização dos gatilhos mentais – que, no original, são chamados de atalhos mentais.

Todas essas são informações periféricas. 

O mais importante é que o livro é revelador e realmente indispensável para qualquer um que trabalhe com escrita persuasiva.

Cialdini, um respeitado professor de psicologia, descreve em detalhes alguns dos principais mecanismos da psicologia do consumo e, em alguns trechos, chega até mesmo a nos assustar ao mostrar como tomamos decisões de compras sem pensar.

Não é à toa que As Armas da Persuasão está sempre entre os mais vendidos da Amazon.

4 – Pitch Anything, por Oren Klaff

Não deixe que o idioma te impeça de aproveitar todos os aprendizados dessa obra.

Embora não exista edição em Português, Pitch Anything (Apresente Qualquer Coisa, em tradução livre) é um livro para ler e reler.

Oren Klaff faz praticamente um tratado sobre: 

  • Como capturar e prender a atenção das pessoas 
  • Como isso ocorre biologicamente no cérebro 
  • As diferentes camadas da influência e da persuasão.

E muito – muito! – mais.

O idioma pode ser uma dificuldade para você, mas garantimos que o esforço vale a pena. 

Boa parte dos melhores materiais de Copywriting estão disponíveis apenas em inglês.

Uma outra vantagem de Pitch Anything (talvez a maior delas) é que nele você vai aprender técnicas que poderá usar além dos textos

Há lições sobre como se portar em negociações presenciais – olho no olho.

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5 – Agora’s Big Black Book, por Mark Ford e Rocky Vega

Pergunte sobre este livro a um Copywriter experiente e ele provavelmente vai usar palavras como “bíblia” e “tratado” para descrevê-lo.

O Big Black Book é um compilado imenso de lições desenvolvidas e testadas ao longo de mais de 40 anos na Agora Inc., um conglomerado com dezenas de empresas espalhadas pelo mundo inteiro.

Escrito por Mark Ford e Rocky Vega, duas referências mundiais em Copywriting, o livro é uma raridade. 

Ter acesso a ele é realmente muito difícil.

Uma boa opção é acompanhar os resumos escritos e em áudio que foram feitos sobre o livro.

Recomendamos que você use o serviço do Instalivros pelo cuidado que eles têm com a seleção do que é realmente essencial em cada leitura.

Outra vantagem é que além do Agora’s Big Black Book, há centenas de outros livros de negócios resumidos em áudio nesse serviço.

6 – The Adweek Copywriting Handbook, por Joseph Sugarman

Neste livro, Joseph Sugarman, um dos Copywriters mais bem-sucedidos da história da publicidade, compartilha suas técnicas e estratégias para criar Copies de alto impacto.

Ele explora a importância de entender o público-alvo, capturar a atenção, construir argumentos convincentes e fechar a venda por meio das palavras.

Com exemplos práticos e dicas práticas, “The Adweek Copywriting Handbook” é um recurso valioso para qualquer aspirante a Copywriter.

7 – Ca$hvertising, por Drew Eric Whitman

Neste livro, Drew Eric Whitman apresenta técnicas avançadas de Copywriting, baseadas em psicologia do consumidor e comportamento humano.

O autor explora como aproveitar os gatilhos mentais e as emoções dos leitores para criar mensagens poderosas e persuasivas.

Além disso, ele oferece insights valiosos sobre como criar títulos cativantes, escrever textos persuasivos para diferentes mídias e maximizar o impacto das palavras. “Ca$hvertising” é um guia prático para ajudar os escritores a criar copywriting eficaz e influente.

Sua vez de contribuir!

Esses 5 foram alguns dos livros mais importantes na trajetória da Você Ligado. 

Agora chegou a sua vez de contribuir.

Quais foram os melhores livros de Copywriting que você já leu?

Deixe aqui nos comentários deste artigo as obras que te marcaram e te ajudaram a progredir na profissão de algum jeito – mesmo que não sejam especificamente sobre Copywriting.

Estamos ansiosos para ver suas indicações e adicioná-las à nossa lista de leituras 😄

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