Como começar rápido a trabalhar como Copywriter? (6 dicas, passo a passo)

Como começar a trabalhar como Copywriter

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Cada vez mais pessoas têm falado e se interessado por trabalhar como Copywriter – uma profissão que te permite faturar escrevendo palavras lucrativas de qualquer lugar, mesmo sem faculdade ou anos de experiência prévia.

Com a possibilidade de liberdade geográfica e a escala que é possível alcançar com esse trabalho, é natural que cada vez mais pessoas queiram entrar nessa profissão – e entrar rápido!

É claro que é mentira afirmar que é possível ganhar milhões de reais já na primeira semana de trabalho. 

Mas existem métodos que podem acelerar a sua entrada no mercado e te ajudar a ganhar dinheiro como Copywriter, mesmo que seja iniciante.

Confira, a seguir, 6 dicas que vão te ajudar a entrar rápido nesse mercado e começar a trabalhar como um verdadeiro Copywriter profissional.

1. Estude!

Pode parecer óbvio, mas qualquer outro conselho que não envolva se preparar para prestar um serviço de qualidade não será suficiente.

Embora o mercado esteja aquecido, com Copywriters sendo disputados a tapas pelos contratantes – experts, isso não quer dizer que eles vão aceitar pessoas que não têm a menor ideia do que estão fazendo.

Mesmo Copywriters experientes que já estão muito bem inseridos no mercado e faturando muito estudam frequentemente para ganhar destaque.

A boa notícia é que você já está no ambiente perfeito para iniciar os estudos. 

Aqui no blog e no canal da Você Ligado no YouTube você encontrará horas de conteúdo gratuito e de qualidade para se preparar para as oportunidades que aparecerão.

2. Exponha-se em eventos e comunidades

Cumprida a primeira etapa de estudos, talvez você se pergunte: como conseguir os primeiros clientes como Copywriter?

Não existe uma única forma para encontrar clientes em potencial. 

Mas uma das maneiras mais eficientes é se fazer presente em eventos e comunidades que os contratantes participam.

Para ser visto pelos contratantes, você precisa estar onde eles estão e mostrar que entende do assunto – o famoso networking.

Como fazer networking na prática?

Garanta seu lugar nos ambientes onde estão os contratantes

Procure por cursos, treinamentos, workshops e mentorias que te deem acesso à comunidades de Copywriting.

Por exemplo, no APL, o treinamento para Copywriters da Roberta, aqui na Você Ligado, os alunos têm acesso a um grupo exclusivo no Facebook para troca de experiências, anúncio de vagas de trabalho, esclarecimento de dúvidas e muito mais. 

Com frequência os contratantes procuram Copywriters por lá, pois sabem que são pessoas treinadas.

Existem também grupos gratuitos no Facebook, como o Copywriters do Brasil, onde também se concentram pessoas do mercado interessadas em trocar ideias, oferecer serviços e recrutar novos Copywriters.

Ouça pessoas com os mesmos interesses que você

Pode ser difícil ler isso, mas nem sempre as pessoas próximas entendem o tamanho da oportunidade que você tem nas mãos.

É comum ouvir histórias de pessoas que não recebem o apoio dos pais ou dos parceiros para começar a trabalhar no mercado digital – e isso pode ter um péssimo efeito na moral do iniciante.

Ao conviver com pessoas que pensam de maneira semelhante à sua, seu espírito se fortalece e você encontra o estímulo para seguir em frente – além de construir boas relações de trabalho e até mesmo amizades.

Além disso, ouvir pessoas que já chegaram aonde você deseja estar pode te ajudar a se desenvolver mais rápido nessa profissão.

3. Pratique todos os dias

Você se lembra de que a primeira dica foi estudar muito? Pois bem, a prática é a irmã do estudo.

Escrever um pouquinho todos os dias garante que você está fixando o que aprendeu nas suas sessões de estudo.

Praticar é a única forma de verificar se todo aquele conhecimento ao qual você foi exposto nas maratonas de estudo realmente ficou fixado na sua cabeça.

Ainda que, por enquanto, você não tenha um cliente real te pagando para escrever, é perfeitamente possível praticar copywriting escrevendo para produtos fictícios ou mesmo campanhas fictícias para produtos que existem.

Outra forma de colocar a mão na massa é por meio de treinamentos que ofereçam atividades práticas – como é o caso da Formação APL EXP.

O APL EXP têm atividades práticas semanais com acompanhamento e revisão de monitores experientes para garantir que você está de fato progredindo e se tornando um profissional desejado pelo mercado.

4. Tenha um pitch de elevador sobre o seu trabalho

Imagine que você entrou em um elevador com o contratante dos seus sonhos e tem a oportunidade de encantá-lo naqueles poucos segundos entre um andar e outro.

O que você diria?

Esse é o seu pitch de elevador – uma forma rápida de apresentar o seu trabalho e capturar a atenção do contratante, dizendo tudo o que ele precisa saber sobre você e suas habilidades em tempo recorde.

Um bom pitch de elevador contém:

  1. Informações relevantes sobre você;
  2. Indicações de como você pode ajudar;
  3. Uma mensagem direcionada, específica para aquele ouvinte;
  4. Um tom que transmita confiança a quem ouve.

Anotou a dica?

Então é hora do desafio.

6 dicas para ajudar você começar rápido a trabalhar como Copywriter

Veja os dois exemplos a seguir e tente descobrir qual deles é um pitch de elevador:

  1. “Eu sou Copywriter e escrevo Copy para você”.
  1. “Eu ajudo produtores digitais escrevendo Copy clara e efetiva para lançamentos com o objetivo de atrair mais clientes e vendas”.

Consegue perceber que no exemplo 2 a mensagem é mais atraente e parece mais vantajosa para quem escuta?

É muito importante ter clareza sobre que tipo de serviços você pretende prestar como Copywriter.

Você quer criar copies para que tipo de negócio?

  • Ecommerce?
  • Lojas de produtos físicos?
  • Infoprodutos – Funis perpétuos e lançamentos?

Em seguida, defina o que você vai escrever:

  • Posts de instagram
  • Anúncios
  • Emails
  • Páginas de captura 
  • Páginas de vendas
  • Vídeo de vendas

Lembre-se: Um bom Copywriter precisa saber se vender, descrevendo o que faz de forma simples e atraente.

O objetivo é fazer com que os seus possíveis clientes consigam entender o objetivo do seu trabalho e quais resultados você pode trazer para eles.

Assim você consegue conquistar mais clientes que precisam do serviço que você oferece em bem menos tempo.

5. Tenha um portfólio (e seja honesto)

É fato: os clientes gostam de ver o que você já fez para avaliar se você realmente escreve com qualidade e é capaz de entregar o que eles procuram.

É assim com Copywriters, designers, editores de vídeo e até com profissionais fora do digital, como esteticistas e cirurgiões plásticos.

Porém, se você está começando agora, não há motivo para pânico.

É perfeitamente aceitável começar com um portfólio de copies escritas para produtos fictícios – desde que você deixe isso claro na sua apresentação.

Tudo o que os contratantes querem ver é se você realmente domina as técnicas de escrita – e isso pode ser visto mesmo nas copies para produtos que não existem.

Ao apresentar seu portfólio, seja honesto e diga ao interessado que não tem experiência real e que o que ele está vendo são testes. 

É uma forma, inclusive, de mostrar que você é transparente e, quem sabe, ganhar pontos extras pela honestidade. 

Diariamente recebemos pedidos de indicação no Instagram (@robertasvl) e, em boa parte das vezes, quem pede a indicação prefere os iniciantes para que eles não tenham vícios de escrita.

Portanto, não há desculpas. 

Se você realmente quer ser um Copywriter profissional, siga as dicas que demos aqui, se prepare, busque sempre novas oportunidades e elas vão aparecer.  

6. Exponha o seu trabalho

Ainda que você estude o tempo todo e domine todas as técnicas de Copywriting do universo, os contratantes não conseguirão encontrar seu trabalho se você não o tornar público.

Releia a dica 2 deste texto e comprometa-se a escrever com regularidade nas comunidades de Copywriting em que está.

Não basta simplesmente estar no grupo e não participar ativamente dele.

Produza textos, compartilhe aprendizados, comente nos posts de colegas, ofereça ajuda a quem pede, tire dúvidas.

Quando sentir que chegou o momento, você pode até mesmo oferecer alguns dias de trabalho gratuito a um dos membros da comunidade para conseguir experiência real.

Em resumo: seja ativo nos grupos para que os contratantes pensem no seu nome quando estiverem procurando alguém para trabalhar.

Lembra da frase “Quem não é visto não é lembrado”? 

Nesse caso, ela também se aplica a você, Copywriter.

Dica bônus: Preste um serviço de excelência

Conseguiu seu primeiro cliente? 

Alguém aceitou sua oferta de trabalho gratuito em troca de experiência?

Ótimo! O primeiro obstáculo você venceu.

Agora é hora de se comprometer com a excelência e trabalhar com dedicação para entregar boas copies.

Depois que você consegue o primeiro cliente e o deixa satisfeito com o seu trabalho, os outros vêm naturalmente através de indicações.

Como bons Copywriters estão sendo muito procurados, quando um excelente profissional é descoberto a notícia se espalha e os convites passam a chegar com frequência.

Procurando o primeiro cliente?

Se você chegou até aqui através do Google, provavelmente é uma das centenas de pessoas que querem começar no mercado e não sabem muito bem como.

Essa é uma dúvida muito frequente, por isso, preparamos um guia completo e gratuito com as respostas definitivas que você precisa para começar a faturar com a escrita.

Aperte o botão verde abaixo e baixe gratuitamente o Guia Conquiste Seu Primeiro Cliente como Copywirter.

Trabalhar como Copywriter - Ebook-Conquiste-o-Seu-Primeiro-Cliente-como-Copywriter

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