Entenda as 11 principais funções do Copywriter em um lançamento

Quais as funções do Copywriter em um lançamento - Ilustração de um foguete em um fundo amarelo.

Compartilhe:

Pergunte a qualquer profissional experiente quais são as funções do Copywriter em um lançamento e você perceberá uma unanimidade: o Copywriter tem muito trabalho a fazer em um lançamento.

Isso porque ele é responsável por construir uma mensagem atrativa para a audiência que resultará em vendas, no final. 

Apenas para você ter uma ideia inicial de tudo que vamos tratar neste conteúdo, algumas das funções do Copywriter são, escrever: 

  • E-mails
  • Anúncios
  • Páginas
  • Roteiros de vídeos.

A depender do modelo de lançamento, também será preciso escrever outros textos como mensagens para WhatsApp ou Telegram.

Então, sim: um Copywriter profissional trabalha muito. 

Mas você consegue listar detalhadamente todas as funções desse profissional da escrita?

Se você já atua na área, este é o momento oportuno para se questionar:

“Será que estou levando tudo em consideração na hora de estimar o trabalho que terei em um lançamento?”

“Será que o valor que estou cobrando condiz com a quantidade de trabalho que tenho?

Preparamos este conteúdo para te ajudar a responder essas perguntas.

Aqui, faremos um levantamento completo de tudo o que o Copywriter escreve – ou precisa escrever – para um lançamento. 

A partir disso você será capaz de estimar com maior precisão o volume de trabalho que terá em um projeto e assim conseguir cobrar valores mais justos pelo seu trabalho – tanto para você, como para o seu cliente.

As funções do Copywriter em um lançamento

Convite para a base

Por onde começar?

A resposta para essa pergunta depende de duas outras: 

  1. O projeto já tem uma base de pessoas cadastradas (leads)?
  2. Houve lançamentos anteriores ou algum trabalho prévio de formação de lista de contatos?

Se a resposta for sim, sua primeira função como Copywriter vai ser convidar esses leads existentes para o novo lançamento.

Crie uma sequência de e-mails com o objetivo de gerar antecipação para o evento que está por vir. 

Você precisa mostrar a essas pessoas que uma nova oportunidade está surgindo.

Importante: a base não precisa ser necessariamente de e-mails. 

Se o especialista tiver um canal bem populado de conteúdo no Telegram, por exemplo, ele pode servir como base.

Mas se o projeto estiver começando do zero e não houver ninguém cadastrado ainda, não se desespere. 

Explicaremos o processo completo, passo a passo, a partir do próximo tópico.

Pesquisa de público

O Copywriter é um profissional de escrita, mas seu trabalho não começa pela produção.

Para escrever boas copies – ou seja copy que converte – é necessário pesquisar o público e o contexto do mercado.

Se você está trabalhando em um projeto com dados de lançamentos passados, essa tarefa fica mais fácil (mas não dispensável). 

Agora, se é o primeiro lançamento do especialista, o trabalho de pesquisa terá de ser feito do zero.

Mergulhe em perfis do nicho no Instagram, canais do YouTube, blogs, fóruns e em quaisquer outros lugares onde você imagina que o público do especialista esteja.

Fique de olho nos comentários que as pessoas estão deixando nos conteúdos para identificar pontos fortes e fracos na concorrência.

Tenha muito claro quais são os sonhos, medos, objeções e problemas da audiência.

Algumas perguntas importantes que a sua pesquisa deve responder:

  • Existe demanda real para esse produto?
  • Que outras soluções o mercado oferece?
  • Quanto as pessoas estão dispostas a pagar por um produto nesse segmento?
  • Onde a concorrência está fazendo um bom trabalho e onde pode melhorar?
  • Quais os fatores que mais impedem as pessoas de comprar produtos desse nicho?
  • Qual problema leva a pessoa a comprar um produto assim?

Aqui na Você Ligado, reunimos todas essas informações no que chamamos de Arsenal de Copy – um documento que norteia toda a escrita do lançamento.

Com uma boa pesquisa, quando finalmente chegar a hora de escrever de fato, o trabalho praticamente se fará sozinho.

Definição do nome e da big idea do evento

Muita gente pensa que não, mas a escolha do nome do evento também faz parte das atribuições do Copywriter.

Na arte da persuasão, cada palavra importa – e isso inclui o nome do evento (que vai ser repetido muitas vezes ao longo de toda a comunicação e certamente terá algum peso na decisão das pessoas).

Ainda que o especialista possa participar dessa decisão, o Copywriter tem responsabilidade sobre o nome do evento e das lives (ou aulas gravadas, conforme o modelo de lançamento).

Intimamente relacionada ao nome do evento está a big idea – a ideia única que vai pautar toda a campanha.

O objetivo da big idea é comunicar a essência do negócio, de forma resumida em uma única frase.

É uma espécie de manifesto que busca transmitir o que se trata aquela ação e orientar tudo o que é dito no lançamento.

Definição da promessa

Pode parecer trivial, mas definir a promessa do evento é fundamental para capturar a atenção do público.

Esse é um aspecto a ser observado do início ao fim do lançamento.

Se sua promessa for, por exemplo, “salário 2x maior em 8 semanas”, há alguns pontos que merecem atenção:

  1. Você deve trabalhar para que os participantes do evento de fato alcancem esse objetivo;
  2. Essa promessa deve ser repetida com frequência ao longo de todo o processo;
  3. A promessa do evento não pode ser a mesma do produto.
  4. O evento deve oferecer uma primeira transformação e o produto uma transformação maior e definitiva.

Estruturação da oferta irresistível

Para que você escreva anúncios, e-mails, páginas, mensagens e todos os outros textos do lançamento, é essencial saber o que será oferecido.

Mais do que isso: o Copywriter pode ajudar o especialista e demais membros da equipe a definir o que estará na oferta para deixá-la mais atraente.

Você pode opinar sobre:

  • Os entregáveis do produto;
  • O preço;
  • Os bônus;
  • As condições de pagamento;
  • A duração do período de vendas (dias de carrinho).

Além disso, são essas definições que vão sustentar os seus argumentos de vendas nas copies.

Ao estruturar uma oferta, sempre considere:

  • O que motivaria as pessoas comprarem o produto? Como você vai usar isso na copie?
  • O preço é irrisório? 
  • A transformação é impressionante? 
  • É a solução mais completa do mercado? 
  • É diferente de tudo o que já existe?

Determine a mensagem que você quer transmitir aos leitores e a reforce em tudo o que escrever para o lançamento.

Anúncios de captação de leads

Com todas as informações sobre o público, o evento e a oferta em mãos, é hora de finalmente enfrentar o teclado.

Seu primeiro trabalho será escrever anúncios que comuniquem às pessoas a promessa do evento e despertem nelas o interesse de participar dele.

A intenção aqui é impactar o público-alvo que você definiu nos passos anteriores e mostrar que o evento resolve um problema latente.

Além de usar técnicas de persuasão, não se esqueça de fornecer dados essenciais sobre o evento, como por exemplo: data, horário e plataforma de transmissão (YouTube, Instagram, etc).

Página de captura

Os anúncios precisam levar para algum lugar, certo? Esse lugar é a página de captura. 

A página de captura é uma espécie de site com as informações do evento e um formulário para que as pessoas se cadastrem nele.

O mais comum é que se peça o nome e e-mail do visitante. 

Mas há modelos em que outras informações também são necessárias, como número de telefone, profissão, cidade, etc.

Embora esse não seja o trabalho do Copywriter, é recomendado que ele alerte a equipe de designers e desenvolvedores sobre a importância do carregamento rápido desta página.

Uma pesquisa da Kissmetrics mostrou que mais da metade das pessoas abandonam um site caso ele demore mais do que 3 segundos para carregar. 

Além disso, é muito importante garantir que as páginas se comportem bem em dispositivos móveis.

Lembre-se que sites e páginas lentas afetam a experiência do usuário e influenciam de forma negativa na conversão. 

E a última coisa que o Copywriter quer é que a mensagem que ele criou, após tanto esforço e dedicação, se perca pelo caminho e não chegue até as pessoas certas.

Portanto, se certifique de tomar todos os cuidados para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível.

Página pós-cadastro

Mais conhecida entre os Copywriters como “página de obrigado”, a página pós-cadastro é aquela que vai aparecer para o lead depois que o formulário for preenchido.

Aqui na Você Ligado não gostamos de chamá-la de “página de parabéns” – já que consideramos que, ao se inscrever, o lead não nos fez um favor. 

Muito pelo contrário, ele tomou uma decisão em direção à solução de um problema.

O que você deve escrever na página de parabéns?

Aproveite para dar instruções sobre o funcionamento do evento e peça ao cadastrado para verificar sua pasta de spam e sinalizar os e-mails do lançamento como seguros. 

Você também pode aproveitar essa ótima oportunidade para reforçar a promessa.

E-mail de confirmação de inscrição

O lead te concedeu a oportunidade de se relacionar com ele por e-mail, então aproveite para causar uma excelente primeira impressão.

Veja algumas coisas que você pode aplicar nesse email:

  • Gerar antecipação para o evento 
  • Contar brevemente a história do especialista
  • E aumentar o nível de consciência dos leitores sobre o problema que será abordado nos próximos dias.

Em outras palavras, use este e os próximos e-mails para elevar o nível de consciência dos leads sobre o problema que você resolverá no evento.

E-mails de onboarding no evento

O relacionamento não para no e-mail de confirmação de inscrição.

Nos dias que antecedem o evento, envie conteúdos preparando a audiência para o que está por vir – fale sobre o quanto o problema é incômodo e sobre o quanto a solução vai aliviar tudo isso.

Na Você Ligado, também aproveitamos esse período de antecipação para enviar pesquisas e entender bem as pessoas que estão se cadastrando.

Lembra da etapa de pesquisa que falamos no item 2? 

Ela não precisa se limitar ao início do projeto, você pode alimentar o seu Arsenal de Copy de forma contínua.

Essa é uma forma de garantir que o conteúdo do evento (e até mesmo o produto) atenderão às expectativas desse público. 

Além disso, também é um modo de avaliar se a captação está atingindo as pessoas certas.

E-mails e anúncios de lembrete

Com a rotina tão corrida, é natural que as pessoas acabem se esquecendo de que se cadastraram no evento e o seu papel é lembrar a elas – manter o seu público aquecido.

À medida que a data do evento for se aproximando, você deverá enviar e-mails e, se o orçamento do lançamento permitir, exibir anúncios de lembrete.

A ideia é simples: fazer com que as pessoas assistam às lives do evento (ou vídeos gravados, conforme o modelo de lançamento adotado).

Nos e-mails e anúncios de lembrete é importante deixar claro as datas, horários e continuar reforçando a promessa.

O trabalho do Copywriter não termina depois que acaba

Quais as funções do Cowriter em um lançamento - Personagem Sheldon do seriado The Big Bang Theory dizendo "I'm Batman! Shh!"
“O Copywriter depois de um lançamento que vendeu muito”

E aí, Copywriter? Anotou todas as etapas?

Finalizado o lançamento é hora de analisar os resultados, avaliar a performance das copies e melhorar – sempre!

Uma excelente forma de fazer isso é diversificar os seus conhecimentos e investir tempo em leituras – não especificamente sobre técnicas de copywriting – que vão te ajudar a melhorar o seu repertório.

Já temos preparado um conteúdo aqui no Blog com os livros que nos ajudaram a escalar e levar a Você Ligado para outro nível.

Quer saber quais são? 

Então confira essa super lista de indicações com os 5 melhores livros de Copywriting.

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.