Pergunte a qualquer profissional experiente quais são as funções do Copywriter em um lançamento e você perceberá uma unanimidade: o Copywriter tem muito trabalho a fazer em um lançamento.
Isso porque ele é responsável por construir uma mensagem atrativa para a audiência que resultará em vendas, no final.
Apenas para você ter uma ideia inicial de tudo que vamos tratar neste conteúdo, algumas das funções do Copywriter são, escrever:
- E-mails
- Anúncios
- Páginas
- Roteiros de vídeos.
A depender do modelo de lançamento, também será preciso escrever outros textos como mensagens para WhatsApp ou Telegram.
Então, sim: um Copywriter profissional trabalha muito.
Mas você consegue listar detalhadamente todas as funções desse profissional da escrita?
Se você já atua na área, este é o momento oportuno para se questionar:
“Será que estou levando tudo em consideração na hora de estimar o trabalho que terei em um lançamento?”
“Será que o valor que estou cobrando condiz com a quantidade de trabalho que tenho?
Preparamos este conteúdo para te ajudar a responder essas perguntas.
Aqui, faremos um levantamento completo de tudo o que o Copywriter escreve – ou precisa escrever – para um lançamento.
A partir disso você será capaz de estimar com maior precisão o volume de trabalho que terá em um projeto e assim conseguir cobrar valores mais justos pelo seu trabalho – tanto para você, como para o seu cliente.
As funções do Copywriter em um lançamento
Convite para a base
Por onde começar?
A resposta para essa pergunta depende de duas outras:
- O projeto já tem uma base de pessoas cadastradas (leads)?
- Houve lançamentos anteriores ou algum trabalho prévio de formação de lista de contatos?
Se a resposta for sim, sua primeira função como Copywriter vai ser convidar esses leads existentes para o novo lançamento.
Crie uma sequência de e-mails com o objetivo de gerar antecipação para o evento que está por vir.
Você precisa mostrar a essas pessoas que uma nova oportunidade está surgindo.
Importante: a base não precisa ser necessariamente de e-mails.
Se o especialista tiver um canal bem populado de conteúdo no Telegram, por exemplo, ele pode servir como base.
Mas se o projeto estiver começando do zero e não houver ninguém cadastrado ainda, não se desespere.
Explicaremos o processo completo, passo a passo, a partir do próximo tópico.
Pesquisa de público
O Copywriter é um profissional de escrita, mas seu trabalho não começa pela produção.
Para escrever boas copies – ou seja copy que converte – é necessário pesquisar o público e o contexto do mercado.
Se você está trabalhando em um projeto com dados de lançamentos passados, essa tarefa fica mais fácil (mas não dispensável).
Agora, se é o primeiro lançamento do especialista, o trabalho de pesquisa terá de ser feito do zero.
Mergulhe em perfis do nicho no Instagram, canais do YouTube, blogs, fóruns e em quaisquer outros lugares onde você imagina que o público do especialista esteja.
Fique de olho nos comentários que as pessoas estão deixando nos conteúdos para identificar pontos fortes e fracos na concorrência.
Tenha muito claro quais são os sonhos, medos, objeções e problemas da audiência.
Algumas perguntas importantes que a sua pesquisa deve responder:
- Existe demanda real para esse produto?
- Que outras soluções o mercado oferece?
- Quanto as pessoas estão dispostas a pagar por um produto nesse segmento?
- Onde a concorrência está fazendo um bom trabalho e onde pode melhorar?
- Quais os fatores que mais impedem as pessoas de comprar produtos desse nicho?
- Qual problema leva a pessoa a comprar um produto assim?
Aqui na Você Ligado, reunimos todas essas informações no que chamamos de Arsenal de Copy – um documento que norteia toda a escrita do lançamento.
Com uma boa pesquisa, quando finalmente chegar a hora de escrever de fato, o trabalho praticamente se fará sozinho.
Definição do nome e da big idea do evento
Muita gente pensa que não, mas a escolha do nome do evento também faz parte das atribuições do Copywriter.
Na arte da persuasão, cada palavra importa – e isso inclui o nome do evento (que vai ser repetido muitas vezes ao longo de toda a comunicação e certamente terá algum peso na decisão das pessoas).
Ainda que o especialista possa participar dessa decisão, o Copywriter tem responsabilidade sobre o nome do evento e das lives (ou aulas gravadas, conforme o modelo de lançamento).
Intimamente relacionada ao nome do evento está a big idea – a ideia única que vai pautar toda a campanha.
O objetivo da big idea é comunicar a essência do negócio, de forma resumida em uma única frase.
É uma espécie de manifesto que busca transmitir o que se trata aquela ação e orientar tudo o que é dito no lançamento.
Definição da promessa
Pode parecer trivial, mas definir a promessa do evento é fundamental para capturar a atenção do público.
Esse é um aspecto a ser observado do início ao fim do lançamento.
Se sua promessa for, por exemplo, “salário 2x maior em 8 semanas”, há alguns pontos que merecem atenção:
- Você deve trabalhar para que os participantes do evento de fato alcancem esse objetivo;
- Essa promessa deve ser repetida com frequência ao longo de todo o processo;
- A promessa do evento não pode ser a mesma do produto.
- O evento deve oferecer uma primeira transformação e o produto uma transformação maior e definitiva.
Estruturação da oferta irresistível
Para que você escreva anúncios, e-mails, páginas, mensagens e todos os outros textos do lançamento, é essencial saber o que será oferecido.
Mais do que isso: o Copywriter pode ajudar o especialista e demais membros da equipe a definir o que estará na oferta para deixá-la mais atraente.
Você pode opinar sobre:
- Os entregáveis do produto;
- O preço;
- Os bônus;
- As condições de pagamento;
- A duração do período de vendas (dias de carrinho).
Além disso, são essas definições que vão sustentar os seus argumentos de vendas nas copies.
Ao estruturar uma oferta, sempre considere:
- O que motivaria as pessoas comprarem o produto? Como você vai usar isso na copie?
- O preço é irrisório?
- A transformação é impressionante?
- É a solução mais completa do mercado?
- É diferente de tudo o que já existe?
Determine a mensagem que você quer transmitir aos leitores e a reforce em tudo o que escrever para o lançamento.
Anúncios de captação de leads
Com todas as informações sobre o público, o evento e a oferta em mãos, é hora de finalmente enfrentar o teclado.
Seu primeiro trabalho será escrever anúncios que comuniquem às pessoas a promessa do evento e despertem nelas o interesse de participar dele.
A intenção aqui é impactar o público-alvo que você definiu nos passos anteriores e mostrar que o evento resolve um problema latente.
Além de usar técnicas de persuasão, não se esqueça de fornecer dados essenciais sobre o evento, como por exemplo: data, horário e plataforma de transmissão (YouTube, Instagram, etc).
Página de captura
Os anúncios precisam levar para algum lugar, certo? Esse lugar é a página de captura.
A página de captura é uma espécie de site com as informações do evento e um formulário para que as pessoas se cadastrem nele.
O mais comum é que se peça o nome e e-mail do visitante.
Mas há modelos em que outras informações também são necessárias, como número de telefone, profissão, cidade, etc.
Embora esse não seja o trabalho do Copywriter, é recomendado que ele alerte a equipe de designers e desenvolvedores sobre a importância do carregamento rápido desta página.
Uma pesquisa da Kissmetrics mostrou que mais da metade das pessoas abandonam um site caso ele demore mais do que 3 segundos para carregar.
Além disso, é muito importante garantir que as páginas se comportem bem em dispositivos móveis.
Lembre-se que sites e páginas lentas afetam a experiência do usuário e influenciam de forma negativa na conversão.
E a última coisa que o Copywriter quer é que a mensagem que ele criou, após tanto esforço e dedicação, se perca pelo caminho e não chegue até as pessoas certas.
Portanto, se certifique de tomar todos os cuidados para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível.
Página pós-cadastro
Mais conhecida entre os Copywriters como “página de obrigado”, a página pós-cadastro é aquela que vai aparecer para o lead depois que o formulário for preenchido.
Aqui na Você Ligado não gostamos de chamá-la de “página de parabéns” – já que consideramos que, ao se inscrever, o lead não nos fez um favor.
Muito pelo contrário, ele tomou uma decisão em direção à solução de um problema.
O que você deve escrever na página de parabéns?
Aproveite para dar instruções sobre o funcionamento do evento e peça ao cadastrado para verificar sua pasta de spam e sinalizar os e-mails do lançamento como seguros.
Você também pode aproveitar essa ótima oportunidade para reforçar a promessa.
E-mail de confirmação de inscrição
O lead te concedeu a oportunidade de se relacionar com ele por e-mail, então aproveite para causar uma excelente primeira impressão.
Veja algumas coisas que você pode aplicar nesse email:
- Gerar antecipação para o evento
- Contar brevemente a história do especialista
- E aumentar o nível de consciência dos leitores sobre o problema que será abordado nos próximos dias.
Em outras palavras, use este e os próximos e-mails para elevar o nível de consciência dos leads sobre o problema que você resolverá no evento.
E-mails de onboarding no evento
O relacionamento não para no e-mail de confirmação de inscrição.
Nos dias que antecedem o evento, envie conteúdos preparando a audiência para o que está por vir – fale sobre o quanto o problema é incômodo e sobre o quanto a solução vai aliviar tudo isso.
Na Você Ligado, também aproveitamos esse período de antecipação para enviar pesquisas e entender bem as pessoas que estão se cadastrando.
Lembra da etapa de pesquisa que falamos no item 2?
Ela não precisa se limitar ao início do projeto, você pode alimentar o seu Arsenal de Copy de forma contínua.
Essa é uma forma de garantir que o conteúdo do evento (e até mesmo o produto) atenderão às expectativas desse público.
Além disso, também é um modo de avaliar se a captação está atingindo as pessoas certas.
E-mails e anúncios de lembrete
Com a rotina tão corrida, é natural que as pessoas acabem se esquecendo de que se cadastraram no evento e o seu papel é lembrar a elas – manter o seu público aquecido.
À medida que a data do evento for se aproximando, você deverá enviar e-mails e, se o orçamento do lançamento permitir, exibir anúncios de lembrete.
A ideia é simples: fazer com que as pessoas assistam às lives do evento (ou vídeos gravados, conforme o modelo de lançamento adotado).
Nos e-mails e anúncios de lembrete é importante deixar claro as datas, horários e continuar reforçando a promessa.
O trabalho do Copywriter não termina depois que acaba
E aí, Copywriter? Anotou todas as etapas?
Finalizado o lançamento é hora de analisar os resultados, avaliar a performance das copies e melhorar – sempre!
Uma excelente forma de fazer isso é diversificar os seus conhecimentos e investir tempo em leituras – não especificamente sobre técnicas de copywriting – que vão te ajudar a melhorar o seu repertório.
Já temos preparado um conteúdo aqui no Blog com os livros que nos ajudaram a escalar e levar a Você Ligado para outro nível.
Quer saber quais são?
Então confira essa super lista de indicações com os 5 melhores livros de Copywriting.