Copywriters precisam ter perfil profissional no Instagram para conseguir clientes?

Copywriters precisam ter perfil no Instagram para conseguir clientes? - 3 amigos felizes olhando para as redes sociais em seus smartphones

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Eis uma das dúvidas mais comuns entre iniciantes: Copywriters precisam ter perfil profissional no Instagram para divulgar o seu trabalho e conseguir clientes?

Será que Copywriters precisam mesmo produzir conteúdo regularmente no Instagram para vender serviços de Copywriting, serem bem remunerados, reconhecidos e valorizados?

Quem não acompanha a @robertasvl – Copywriter, Sócia-fundadora e Especialista da Você Ligado – desde 2019, que foi quando ela começou a compartilhar seus conhecimentos talvez imagine que ela só conseguiu todo o seu reconhecimento e resultados devido ao seu perfil no Instagram

Mas não é bem assim.

Neste conteúdo você entenderá qual é a forma mais eficiente de divulgar trabalhos de Copy e em quais situações é interessante ter uma conta profissional na rede social.

Afinal, Copywriters precisam ter perfil profissional no Instagram?

Imagine que você é um empresário e queira contratar um Copywriter para escrever para o seu negócio, alavancar e escalar as vendas.

Você acredita que alguém assim iria se interessar por conteúdos sobre:

De Copywriter para Copywriter: dificilmente isso vai acontecer.

Normalmente, os empresários estão mais interessados em ver o seu Portfólio de Copy.

A pessoa que deseja te contratar quer saber se você já atuou em outros projetos e se “escreve direitinho”.

Em outras palavras, o que os contratantes querem avaliar é a sua capacidade de produzir textos que impactam, conectam e convertem em vendas.

Essas pessoas querem contratar alguém que resolva o mais rápido possível o problema delas e não aprender Copywriting.

Por isso, se o seu objetivo ao produzir conteúdo é atrair clientes, provavelmente seus esforços serão em vão. 

Afinal, dificilmente um empresário vai ter tempo para ficar lendo os seus posts.

Quando ter um perfil para falar de Copy?

Entenda que a partir do momento em que você começa a compartilhar conteúdos de Copy no Instagram, você vai atrair pessoas que querem aprender Copy. 

É por isso que Copywriters professores como a @robertasvl tem perfil comercial no Instagram

Por exemplo, a Roberta decidiu compartilhar conteúdos por lá para formar mais Copywriters. 

Ela viu que o mercado brasileiro precisava muito de Copywriters e havia poucos profissionais para atender essa demanda.

Por isso, com o objetivo de ajudar as pessoas que querem ingressar na Profissão Copywriter e atender a demanda no mercado, ela criou os treinamentos de Copywriting:

  • Além das Palavras Lucrativas (APL);
  • Formação APL Experience.

Isso significa que os conteúdos sobre Copy no Instagram da Roberta servem para atrair as pessoas que desejam se tornar Copywriters – ou apenas ganhar dinheiro na internet sem aparecer – e mostrar à elas as vantagens de estudar Copywriting com a Você Ligado.

Seja através dos conteúdos gratuitos aqui no Blog, no Instagram e canal no Youtube da VL ou dos treinamentos pagos. 

Além do mais, a Roberta só começou a compartilhar depois que teve muito resultado. E nenhum dos seus clientes quis saber o que ela fazia no Instagram.

Alguns até sabiam que ela ensinava Copy, mas isso nunca foi um fator determinante para que eles escolhessem contratá-la como Copywriter.

Qual é a melhor forma de conquistar clientes de Copy?

Copywriters precisam ter perfil profissional no Instagram - Aperto entre duas mãos saindo de dentro de dois celulares

Um Copywriter pode escolher não prestar serviços de Copy para Instagram e escrever apenas:

Neste caso, você será mais assertivo se prospectar clientes – ir atrás deles – ao invés de criar conteúdo para, talvez, atrair um.

Essa prospecção pode ser feita através de pesquisas no próprio instagram, nas plataformas de freelancer ou no Marketplace da Hotmart, por exemplo.

Outro ponto relevante é que o Instagram entrega cada vez menos de forma orgânica.

Então você vai precisar investir em tráfego pago para atrair esses empresários com os seus posts.

Isso significa que, se você não tiver grana para investir em anúncios, vai colocar um esforço enorme na produção de conteúdo com pouco potencial de atrair pessoas com perfil para contratar seus serviços.

Entretanto, nada te impede de colocar na bio do Instagram que você é Copywriter. 

Porque quando alguém pesquisar “Copywriter” pode ser que o seu perfil apareça.

Em todo caso, essa pessoa não vai ficar ali olhando seus posts, então não tem problema você ter um Instagram pessoal e focar na construção do seu portfólio, pois é o que os clientes realmente querem ver

Então, se você é um Copywriter introvertido e não gosta de aparecer, fique tranquilo.

Você não precisa dar as caras na rede social e ainda assim conseguirá ter muito sucesso com Copy.

Assim como todos os Copywriters da Você Ligado, que não não aparecem e estão muito felizes e realizados na Profissão Copywriter trabalhando no conforto da sua casa.

E adivinha? Não exigimos de nenhum dos Copywriters da Você Ligado o perfil no Instagram para analisar.

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