Gatilhos mentais são indispensáveis em uma Copy profissional, mas será que existe um gatilho mental ideal para anúncios?
Será que existem gatilhos mentais mais fortes que outros?
A dúvida surgiu durante um CopyTalks da Formação APL Experience – um treinamento de Copywriting que transforma qualquer pessoa em um Copywriter Profissional em apenas 8 semanas.
Acontece que esse CopyTalks teve a participação de ninguém menos que Max Peters – Co-Fundador da Agência Digital Copy Experts.
Durante o bate-papo com os alunos APL, Max apresentou a relação entre gatilhos mentais e anúncios.
E é isso o que você entenderá nas próximas linhas.
Esse gatilho mental não pode faltar no seu anúncio
Um dos gatilhos mais fortes para usar quando você faz qualquer oferta é o da prova – social ou não.
Tome como exemplo o mercado clássico do emagrecimento.
Você pode criar uma Copy fantástica, mas se a personal trainer das celebridades escrever uma Copy medíocre para vender o mesmo produto que você, a Copy dela vai converter mais que a sua.
Por que?
Porque a prova que ela tem é muito melhor.
A credibilidade que a personal trainer tem é muito maior. Então, ela estará em vantagem mesmo que você tenha escrito a Copy mais criativa e disruptiva do mundo.
Por isso o Copywriter precisa pensar de forma mais estratégica e não se limitar a entregar um texto bonitinho, colocar a vírgula no lugar ou mesmo seguir todas as etapas da estrutura AIDA.
Gatilho mental ideal para anúncios: existe ou não?
A razão pela qual Copywriters são muito bem remunerados é porque esses profissionais entendem a psicologia humana.
Não é só escrever texto. A escrita persuasiva é pautada em toda uma estratégia de vendas.
É muito estudo de mercado, por isso não existe uma única estratégia que funcione, nem mesmo um único gatilho mental ideal para anúncios.
O que existe são gatilhos mentais que potencializam as conversões conforme a etapa na jornada de compra em que o cliente está.
Nesse sentido, a antecipação pode ser tão poderosa quanto a escassez.
Tudo é teste.
O que o Copywriter precisa fazer é avaliar o nível de consciência em que o público está e a partir disso escolher os gatilhos mais adequados para cada anúncio, em cada etapa do funil de vendas.
Faz sentido para você? Deixe a sua opinião sobre o assunto aqui embaixo nos comentários.