Como fazer Storytelling online em 3 passos

Como fazer Storytelling online em 3 passos

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Storytelling é uma técnica milenar usada para contar histórias de forma interessante e atraente para que o leitor permaneça interessado e se conecte com a mensagem. 

Por isso, saber como fazer storytelling online é tão fundamental para negócios que usam a internet para alcançar mais pessoas e vender seus produtos e serviços.

Hoje em dia, a técnica de Storytelling foi aperfeiçoada e pode ser usada para contar histórias em diferentes meios, com diferentes finalidades, desde entreter seguidores nos stories até fechar uma venda online. 

Continue a leitura para descobrir como fazer Storytelling online em três passos simples e super fáceis de entender.

A importância de saber como fazer stoytelling online

A capacidade de fazer storytelling online é essencial para os negócios na era digital.

O storytelling é a arte de contar histórias persuasivas, e quando aplicado de forma eficaz na comunicação online, é capaz de atrair, envolver e converter os usuários em clientes fiéis.

Por meio do storytelling, as empresas podem criar uma conexão emocional com seu público-alvo, transmitir sua identidade e propósito de forma autêntica e diferenciada.

Além disso, o storytelling online é uma poderosa ferramenta para destacar a singularidade de uma marca, compartilhar sua jornada e valores, e apresentar produtos e serviços de maneira cativante.

Ao dominar essa habilidade, as empresas podem aumentar sua visibilidade, engajamento e potencial de vendas, fortalecendo sua presença online de maneira significativa.

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Como fazer Storytelling, na prática?

Passo 1: Entender os Elementos-chave de um Bom Storytelling

Antes de colocar a mão na massa e dar vida às suas histórias, é importante entender quais são os elementos-chave que compõem um bom Storytelling. 

Estes elementos são: 

  • Personagens;
  • Tema;
  • Problema;
  • Desenvolvimento;
  • Resolução.

Veja como funciona cada um deles:

Personagem

É a pessoa principal da história, aquele que vai encarar o conflito apresentado. Pode ser um herói, um vilão, uma vítima ou um simples observador. 

O importante é que o personagem seja bem desenvolvido e autêntico.

Tema 

O tema é o objetivo da história e é importante que ele gere empatia nas pessoas que estão lendo.

Pode ser qualquer coisa, desde o amor e o sucesso, até a humildade e o amor-próprio.

Problema 

O problema é algo que impede a personagem de alcançar seu objetivo. Por exemplo, um vilão pode aparecer e ameaçar a personagem principal.

Desenvolvimento 

O desenvolvimento é a parte mais importante da história. 

Aqui, os personagens devem encarar os desafios e lutar contra o problema até conseguirem uma solução.

Resolução 

Esta é a parte final da história, onde a personagem principal encontra a solução do problema. 

O final pode ser feliz ou triste.

Passo 2: Escolha o Meio para Contar a História

A próxima etapa é escolher o meio, canal ou veículo para contar a sua história. 

Existem várias opções como, por exemplo:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Posts e conteúdos;
  • Fotos;
  • Áudios;
  • Ebooks;
  • Infográficos;
  • Apresentações;
  • Jogos;
  • Sites;
  • Chats;
  • Quizzes;
  • Apps;
  • E muito mais!

Escolha o meio que melhor se adequar ao seu objetivo final.

Passo 3: Adapte a História Para o Meio Escolhido

Como fazer Storytelling online, na prática? Passo 3: Adapte a História Para o Meio Escolhido

Após escolher o meio para contar a sua história, é a hora de adaptar a sua história para o canal escolhido. 

Se você escolheu incorporar storytelling em um vídeo como meio para contar a sua história, é importante que você crie um roteiro bem estruturado antes de gravar.

Se a sua história for contada em texto, cuide para usar uma linguagem clara e concisa e não se esqueça de aplicar os elementos-chave do Storytelling para cativar o leitor.

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Conclusão

Como viu ao longo do conteúdo, fazer Storytelling online pode ser mais simples quando você tem uma estrutura para seguir.

Dessa forma, se você seguir os três passos descritos acima poderá contar elaborar e contar histórias emocionantes que envolvem o seu público e ajudam sua marca a vender mais.

O que acha de começar a aplicar hoje mesmo Storytelling em suas estratégias de marketing?

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