4 habilidades para ficar rico no marketing digital

4 habilidades para ficar rico no marketing digital

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Ficar rico no marketing digital não é sinônimo de ganhar dinheiro sem esforço, mas o fato é que esse mercado escancarou as portas da riqueza para prestadores de serviço e empreendedores como nunca se viu antes.

A razão é que enriquecer do marketing digital não requer um investimento inicial de tempo e dinheiro tão grande para trazer re$ultados, quanto seria necessário nos segmentos mais conservadores do mercado.

Por outro lado, o empreendedor que deseja ficar rico no marketing digital, precisa obrigatoriamente desenvolver algumas habilidades indispensáveis que vão ajudá-lo a administrar bem o seu tempo e emoções.

Sabe o que isso quer dizer?

Esse não é um mercado para amadores e é por isso que tanta gente se frustra achando que vai ficar rico da noite para o dia.

Continue lendo para entender quais são e como desenvolver as habilidades que te levarão à riqueza consistente aqui na internet.

Habilidades para ficar rico no marketing digital

1 – Inteligência emocional

Inteligência emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer, avaliar e lidar com os seus próprios sentimentos e com o dos outros.

Entre os maiores benefícios que essa habilidade proporciona, podemos destacar: 

  1. Ajuda a controlar o estresse;
  2. Melhora a autoestima;
  3. Aumenta o senso de gratidão;
  4. Aumenta a produtividade;
  5. Ajuda a tomar decisões com mais clareza;
  6. Aumenta sua rede de relacionamentos e networking;
  7. Maior capacidade de resiliência para enfrentar e vencer obstáculos.
  8. Maior facilidade para executar novas atividades e ocupar cargos de liderança.

A inteligência emocional é amparada em 5 pilares, sendo:

  1. Autoconhecimento: A capacidade de reconhecer seus pontos fortes e fracos, impulsos e humores – o que impacta positivamente o seu comportamento.
  2. Autorregulação: A capacidade de cuidar e controlar as emoções para que elas não sejam prejudiciais para as pessoas ou situações.
  3. Motivação interna: Ato de dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal.
  4. Empatia: Habilidade de compartilhar experiências emocionais que outra pessoa está vivenciando.
  5. Habilidades pessoais: Gerenciar relacionamentos interpessoais e construir redes mais cooperativas e racionais.

Isso quer dizer, que o ser humano inteligente emocionalmente é capaz de equilibrar essas cinco esferas simultaneamente, em maior ou menor grau a depender de fatores externos.

Para ficar mais claro como essa habilidade é essencial no seu dia a dia, imagine a seguinte situação:

Um colega de equipe está com problemas pessoais e sem ter consciência disso acaba “descontando” a frustração em você, através de uma crítica injusta, uma “palavra dura” ou mesmo terceirizando a culpa de um erro que ele cometeu para você.

Agora que conhece os pilares da inteligência emocional, qual seria a sua reação diante esse fato?

Ao longo da sua jornada como empreendedor, muitos desafios e situações incômodas como essa podem cruzar o seu caminho, e se você não souber se controlar, será dominado pelas emoções e pensamentos sabotadores que te afastarão do seu objetivo.

Por isso, se você quer ficar rico no marketing digital, controle a sua mente, ou ela controlará você (Horácio).

2 – Autogestão

Em linhas gerais, a autogestão é uma habilidade que te ajuda a administrar melhor o seu tempo, equilibrando tarefas profissionais, vida pessoal e lazer.

No contexto empresarial, há a autogestão como estrutura de administração para negócios – onde o objetivo é aumentar a autonomia de cada profissional. 

Assim, os colaboradores inseridos num sistema de autogestão podem planejar, executar e controlar suas tarefas diárias.

Nesse caso o objetivo da autogestão é fazer as pessoas terem mais responsabilidades e controle sobre suas ações, a fim de entregar mais resultados por conta própria sem a necessidade de supervisão constante.

O ponto é que se você trabalha numa empresa, não precisa esperar que o seu líder implante o sistema de autogestão para só então desenvolver essa habilidade.

Fato é que os efeitos da autogestão na vida do empreendedor digital não são muito diferentes do que um colaborador CLT.

Para quem empreende ou presta serviços no digital, ser capaz de se autogerenciar é uma habilidade valiosa e traz diversos benefícios como, por exemplo:

  1. Faz de você uma pessoa mais confiável aos olhos dos seus superiores;
  2. Ajuda a desenvolver a competência da liderança  – o que abre oportunidades para crescimento profissional;
  3. Te ajuda a organizar melhor o seu tempo;
  4. Te torna capaz de executar tarefas com maior qualidade;
  5. Melhora o seu convívio com outras pessoas;
  6. Te ajuda a ter disciplina e facilita o seu processo de aprendizagem – significa que você se torna capaz de utilizar o seu potencial mental todos os dias, mantendo assim a consistência para aprender.

Como desenvolver autogestão?

Para desenvolver autogestão pessoal e emocional, antes de mais nada é necessário ter autoconhecimento.

Isso porque o autoconhecimento te fará assumir inteiramente a responsabilidade por suas ações, pela organização da sua rotina e a gestão do seu tempo.

Uma vez que você tem essa consciência, basta seguir 4 passos simples:

1° – Analise como gasta o seu tempo

Anote em uma agenda quais são as atividades que realiza diariamente, como por exemplo:

  • Preparar o almoço;
  • Arrumar a cama;
  • Ler um livro;
  • Tomar banho.

Em seguida, calcule e anote o tempo que leva para executar cada atividade (incluindo o tempo gasto no celular).

2° – Identifique as atividades que você pode otimizar

Nessa etapa, identifique atividades que têm sugado o seu tempo e energia e corte-as da sua rotina – ou reduzia, já que não agregam.

Exemplo: 

Percebeu que gasta 2 horas no Instagram? Corte o tempo gasto na rede social pela metade.

3° – Defina metas claras para sua rotina

Aqui é importante respeitar seus limites e capacidades físicas. 

Na área profissional, selecione pelo menos 3 tarefas grandes (ou mais complexas) que precisa executar por dia e execute essas atividades primeiro, antes das mais simples.

Isso vai evitar que você caia no ciclo da procrastinação, já que o nosso cérebro sempre vai buscar formas de fugir daquilo que consome mais energia.

4° – Execute o seu plano de ação

Não adianta ter clareza dos 3 passos anteriores se você não colocar em prática.

Assim, ponha a mão na massa e execute tudo.

3 – Adaptação e inovação

Já dizia Charles Darwin:

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” 

Numa definição simples, adaptar significa se ajustar a algo ou alguma coisa.

Por sua vez, inovar significa criar algo novo, é introduzir novidades, renovar, recriar. 

Dessa forma, a inovação, na maioria das vezes é sinônimo de mudanças e/ou melhorias de algo que já existe.

Para Joseph Schumpeter – economista e cientista político austríaco – a inovação é o motor do crescimento econômico.

Mas, como essas habilidades ajudam quem quer ficar rico no marketing digital?

A importância de se adaptar e inovar no digital

Em primeiro lugar, somos afetados o tempo todo por fatores externos que não estão sob o nosso controle.

A capacidade de adaptação ajuda igualmente a melhorar a qualidade de vida do indivíduo frente ao que ele não pode controlar – porque a pessoa deixa de sofrer e ficar insatisfeita em cada processo ou situação que exige certo ajuste, de forma que ela esteja mais disposta a superar as dificuldades.

Em relação à inovação, quem está no digital já sabe, o mercado muda o tempo todo.

O que significa que se para sobreviver é preciso se adaptar, para lucrar é preciso inovar.

Vale lembrar que a Inovação não se baseia apenas no desenvolvimento de novos produtos.

Ela também ajuda a promover novos modelos de negócios, serviços e melhora os processos para tornar mais fácil a vida das pessoas.

Isso significa, que você pode inovar:

  • Na forma como organiza a casa – criando mecanismos para otimizar algumas tarefas, melhorar uma receita, etc.
  • Nos relacionamentos – surpreendendo os entes queridos com atos de serviços.
  • Como profissional – estudando novas coisas, adquirindo novas habilidades, melhorando aquilo que já faz muito bem para se tornar um profissional mais valioso.

Além disso, a inovação te coloca um passo à frente da concorrência.

Mas, como converter essas habilidades em dinheiro no bolso?

É isso o que vai descobrir no tópico a seguir.

4 – Persuasão

As 3 primeiras habilidades tem como objetivo fortalecer a sua mentalidade e firmar uma base sólida para que você use a 4ª habilidade de forma intencional e com muita sabedoria:

A persuasão.

Persuasão é a habilidade de vender produtos, serviços e ideias, usando argumentos, recursos emocionais ou simbólicos na comunicação para gerar conexão emocional e estimular a tomada de ação no receptor da mensagem.

Essa habilidade pode ser usada tanto na comunicação falada – atendendo um cliente, negociando com fornecedores, por exemplo – quanto na comunicação escrita – na forma de anúncios, páginas e conteúdos para redes sociais que vão te ajudar a vender em escala.

É o que se conhece por “Copywriting”.

Os maiores benefícios que essa habilidade pode trazer para os negócios são: 

  1. Demonstrar credibilidade da marca/produto;
  2. Aumentar as vendas de produtos e serviços;
  3. Evidenciar a autoridade (ou do seu produto) da marca e deixar claro para o cliente o seu diferencial competitivo;
  4. Aplicada na comunicação digital, traz a possibilidade de vender em larga escala.

Foi através dessa habilidade que a Você Ligado faturou somente para si, mais de 10 milhões de reais nos últimos 4 anos, através da venda de produtos e serviços de vários nichos. 

Também foi a habilidade do Copywriting (comunicação persuasiva) que salvou a Empiricus da falência e fez da empresa uma das maiores casas de análise financeira do país… Pasme, vendendo PDF.

Como desenvolver a habilidade da persuasão

Para desenvolver a habilidade de se comunicar de forma persuasiva, é necessário conhecer os fundamentos do Copywriting.

Isso vai te fazer entender, por exemplo:

  • Por que as pessoas agem e reagem de determinadas formas.
  • Quais elementos e técnicas usar, quando e como usar para conseguir provocar determinadas emoções.
  • Como construir uma comunicação atraente para o outro.

Mas, onde estudar Copywriting?

Há formas gratuitas e pagas, você escolhe.

Você pode aprender copywriting grátis com os conteúdos que a própria VL produz diariamente aqui no Blog, em nosso canal no Youtube e no IG @robertasvl.

Recapitulando

Ao longo do conteúdo você entendeu que:

A inteligência emocional te ajuda a compreender as suas emoções (e dos outros) e controlar seus impulsos.

A autogestão é consequência do autoconhecimento e te ajuda a ser mais disciplinado, organizado e focado em cumprir suas metas.

Para sobreviver no digital é preciso se adaptar, mas para lucrar é preciso inovar.

Se comunicar de forma persuasiva na internet te fará vender produtos, serviços e ideias em larga escala.

Esse conjunto de habilidades, te colocarão muitos passos mais perto da riqueza no digital. Não ignore nenhuma delas.

Afinal de contas, as 3 primeiras habilidades tem como objetivo fortalecer a sua mentalidade e firmar uma base sólida para que você use a 4ª habilidade de forma intencional e com muita sabedoria.

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Confira também Copy de A a Z: Tudo o que você precisa saber para lucrar com textos na internet

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