Como o Método Pomodoro vai te ajudar a escrever 3 vezes mais rápido

Como o método pomodoro vai te ajudar a escrever 3 vezes mais rápido - Ilustração de um par de mãos segurando um relógio sobre um fundo vermelho

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O Método Pomodoro é uma das melhores soluções para profissionais que ganham a vida escrevendo e tem muita dificuldade em manter o foco.

Você não precisa gastar dinheiro com suplementos caros para se tornar mais produtivo no seu trabalho e estudos.

A verdade é que a maioria das pessoas com problemas de foco e concentração conseguem excelentes resultados apenas com método e uma pitada de disciplina.

Neste conteúdo você entenderá como utilizar o Método Pomodoro para escrever mais rápido, sem abrir mão da qualidade dos seus textos, quer você seja você um:

  • Redator Publicitário;
  • Escritor;
  • Jornalista;
  • Copywriter.

Vamos lá?

O que é o Método Pomodoro?

O Método Pomodoro é uma técnica de gestão de tempo ideal para pessoas que procuram melhorar o seu foco e produtividade, seja nos estudos ou no trabalho.

Essa técnica foi criada pelo italiano Francesco Cirillo no final da década de 1980.

Francesco era universitário e buscava uma forma de melhorar o seu foco e desempenho nas disciplinas.

Então ele pegou um timer de cozinha que tinha o formato de um tomate (Pomodoro em italiano) e dividiu o seu tempo de estudos em seções de 25 minutos.

Dentro desse tempo, ele direcionava todo o seu foco e esforço a cumprir as tarefas sem qualquer tipo de interrupção.

Ao final dos 25 minutos, o timer emitia um barulho indicando que era a hora de dar uma pausa antes de iniciar outro período.

Os resultados foram tão satisfatórios que o italiano batizou a técnica como Método Pomodoro e a divulgou para todos em 1992.  

Como usar o Método Pomodoro para escrever?

Todos os profissionais que trabalham escrevendo podem (e devem) usar o Método Pomodoro para alcançar a alta performance na escrita.

Aplicar o método é muito simples. 

Você só precisa de:

  1. Uma tarefa;
  2. Um lugar silencioso (de preferência);
  3. Um cronômetro (Pomodoro online ou o cronômetro do seu celular);

Depois que você definir qual será a tarefa que irá executar, basta ativar a contagem e trabalhar nela até o alarme tocar.

É muito importante usar a Regra do 1 nessa etapa: cumprir uma única tarefa.

Não adianta listar um monte de coisa, porque não vai dar certo. 

Você vai ficar com medo do tempo não ser suficiente, a ansiedade vai atacar e, junto com ela, o bloqueio criativo.

Assim que o tempo acabar, faça uma pausa de 5 minutos, levante, estique os braços, tome uma água, faça carinho no seu cachorro e depois repita todo o processo.

Após quatro períodos de 25 minutos, faça uma pausa mais longa. 

Não tente correr se ainda não aprendeu a engatinhar

Seja na Profissão Copywriter ou no Jornalismo, sempre tem os apressadinhos de plantão.

Se você tem muita dificuldade para se manter em foco total, o método não terá efeito se você começar com períodos muito longos.

25 minutos é muito para você?

Comece com períodos mais curtos (as pausas também precisam ser mais curtas) de 10 a 15 minutos.

Com o tempo, você vai disciplinar a sua mente e, com isso, conseguir se manter 100% focado por períodos de tempo mais longos.

Esse conteúdo ajudou você? 

Leia também: Como parar de procrastinar e tirar negócios do papel em 3 passos.

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