Desde que as ferramentas de inteligência artificial “viralizaram” entre a população, muito se tem questionado sobre os limites do uso dessas ferramentas e no potencial que elas têm de até mesmo substituir ou prejudicar seres humanos.
Tanto é que o bilionário Elon Musk e um grupo de empresários da tecnologia, assinaram uma carta pedindo pausa no desenvolvimento dos sistemas de inteligência artificial, até que sejam estabelecidos protocolos para fiscalizar e controlar os impactos dessas ferramentas na sociedade.
Fato é que uma série de polêmicas tem rondado ferramentas de IA como o ChatGPT, o VALL-e e o MindJournal.
A mais recente, envolveu o Drake – rapper e autor de hits de sucesso como One Dance, In My Feelings e Hotline Bling – após o artista ter se irritado com um cover viral gerado por IA e reproduz a sua voz.
Drake se irrita com IA que imitou sua voz
Recentemente, um cover da música “Munch” – da rapper Ice Spice – foi gerado por IA com a voz de Drake e viralizou nas redes sociais.
No vídeo, é possível ouvir claramente a voz de Drake gerada por IA dizendo:
“Bitches ain’t bad, let’s keep it a bean
Know they be mad that I be on the scene
Ass too fat, can’t fit in no jeans
You was my stitch, but it’s not what it seam”.
Diante a repercussão e uso desautorizado da sua imagem, o rapper ficou profundamente irritado e desabafou em sua conta oficial do Instagram:
Vale lembrar que não é a primeira vez que a voz de Drake foi imitada em covers de IA. Há algumas semanas, versões das músicas “WAP” da Cardi B e “Dont” de Bryson Tiller com a voz do rapper tiveram grande repercussão na internet.
Além de Drake, outros artistas como Rihanna também tiveram suas vozes “emprestadas” em covers gerados por IA.
Diante dessa febre de covers gerados por IA, o Universal Music Group se posicionou formalmente, pedindo a sites de streaming como Spotify e Apple Music para restringir o acesso das empresas de IA em suas músicas.
Em nota ao Financial Times, um representante da Universal Music declarou:
“Temos uma responsabilidade moral e comercial com nossos artistas de trabalhar para impedir o uso não autorizado de suas músicas e impedir que as plataformas ingiram conteúdo que viole os direitos de artistas e outros criadores […] Esperamos que nossos parceiros de plataforma desejem impedir que seus serviços sejam usados de maneira que prejudique os artistas”.
Qual o limite da IA na sociedade?
É evidente que a Inteligência Artificial tem o potencial de ser uma ferramenta poderosa para a criação artística, especialmente em áreas como a música, onde a tecnologia pode ajudar a gerar ideias.
No entanto, a IA também pode ser uma ferramenta perigosa se usada de maneira errada. Isso porque se usada para criar arte de forma autônoma, sem a supervisão humana adequada, pode haver uma perda significativa de qualidade e originalidade.
Além disso, o uso da IA na arte levanta questões éticas sobre a autoria e a propriedade intelectual.
Se uma música é criada com a ajuda da IA, quem é o verdadeiro autor da música? O criador da IA, o artista que a usou, ou ambos?
Por aí, já se nota que a aplicação da IA na arte é uma questão complexa e multifacetada que ainda precisa ser explorada e debatida para não gerar injustiças.
O fato de que um artista tão influente como Drake esteja expressando preocupações sobre o uso da IA na arte é um sinal evidente de que a tecnologia está mudando radicalmente a forma como pensamos sobre criação e o consumo de arte.
Embora as opiniões possam variar, é importante continuar a explorar as possibilidades da IA na arte e na música em particular.
Entusiastas acreditam que através das IAs a criatividade humana e a tecnologia podem se complementar para produzir obras de arte verdadeiramente únicas e inspiradoras.
Mas uma coisa é certa:
A IA veio para ficar e sua presença nos nichos da sociedade só vai crescer nos próximos anos – seja na arte, nos negócios, nas profissões ou no marketing digital.
Isso deixa você assustado ou empolgado para explorar novos horizontes?
🟡 Confira também Guia Completo Do ChatGPT Para Produtores De Conteúdo E Copywriters
Fique ligado 💡
Se você quer ficar por dentro das últimas novidades sobre Marketing, Tecnologia, Inteligência Artificial e Copywriting, faça o seu cadastro na Newsletter no Blog VL agora mesmo!
Nossa equipe realiza uma curadoria cuidadosa das notícias mais quentes e relevantes, a fim de trazer insights valiosos e informações atualizadas para você lapidar suas habilidades e crescer o seu negócio.
Tudo o que precisa fazer para receber diretamente em sua caixa de entrada as principais tendências, análises e dicas sobre o mundo do marketing digital e da tecnologia é preencher o seu primeiro nome e email no formulário abaixo 👇