O Método Pomodoro é uma das melhores soluções para profissionais que ganham a vida escrevendo e tem muita dificuldade em manter o foco.
Você não precisa gastar dinheiro com suplementos caros para se tornar mais produtivo no seu trabalho e estudos.
A verdade é que a maioria das pessoas com problemas de foco e concentração conseguem excelentes resultados apenas com método e uma pitada de disciplina.
Neste conteúdo você entenderá como utilizar o Método Pomodoro para escrever mais rápido, sem abrir mão da qualidade dos seus textos, quer você seja você um:
- Redator Publicitário;
- Escritor;
- Jornalista;
- Copywriter.
Vamos lá?
O que é o Método Pomodoro?
O Método Pomodoro é uma técnica de gestão de tempo ideal para pessoas que procuram melhorar o seu foco e produtividade, seja nos estudos ou no trabalho.
Essa técnica foi criada pelo italiano Francesco Cirillo no final da década de 1980.
Francesco era universitário e buscava uma forma de melhorar o seu foco e desempenho nas disciplinas.
Então ele pegou um timer de cozinha que tinha o formato de um tomate (Pomodoro em italiano) e dividiu o seu tempo de estudos em seções de 25 minutos.
Dentro desse tempo, ele direcionava todo o seu foco e esforço a cumprir as tarefas sem qualquer tipo de interrupção.
Ao final dos 25 minutos, o timer emitia um barulho indicando que era a hora de dar uma pausa antes de iniciar outro período.
Os resultados foram tão satisfatórios que o italiano batizou a técnica como Método Pomodoro e a divulgou para todos em 1992.
Como usar o Método Pomodoro para escrever?
Todos os profissionais que trabalham escrevendo podem (e devem) usar o Método Pomodoro para alcançar a alta performance na escrita.
Aplicar o método é muito simples.
Você só precisa de:
- Uma tarefa;
- Um lugar silencioso (de preferência);
- Um cronômetro (Pomodoro online ou o cronômetro do seu celular);
Depois que você definir qual será a tarefa que irá executar, basta ativar a contagem e trabalhar nela até o alarme tocar.
É muito importante usar a Regra do 1 nessa etapa: cumprir uma única tarefa.
Não adianta listar um monte de coisa, porque não vai dar certo.
Você vai ficar com medo do tempo não ser suficiente, a ansiedade vai atacar e, junto com ela, o bloqueio criativo.
Assim que o tempo acabar, faça uma pausa de 5 minutos, levante, estique os braços, tome uma água, faça carinho no seu cachorro e depois repita todo o processo.
Após quatro períodos de 25 minutos, faça uma pausa mais longa.
Não tente correr se ainda não aprendeu a engatinhar
Seja na Profissão Copywriter ou no Jornalismo, sempre tem os apressadinhos de plantão.
Se você tem muita dificuldade para se manter em foco total, o método não terá efeito se você começar com períodos muito longos.
25 minutos é muito para você?
Comece com períodos mais curtos (as pausas também precisam ser mais curtas) de 10 a 15 minutos.
Com o tempo, você vai disciplinar a sua mente e, com isso, conseguir se manter 100% focado por períodos de tempo mais longos.
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