3 evidências de um texto com erros de persuasão

3 evidências de um texto com erros de persuasão - Palavra "Error" distorcida em um fundo cinza escuro.

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Copywriters ganham a vida escrevendo palavras que viram dinheiro. 

O uso intencional da persuasão é um dos maiores diferenciais da Profissão Copywriter, por isso é desesperador falhar justamente nesse aspecto.

Mas como identificar erros de persuasão nos textos?

Para saber se o que escreveu está persuasivo, avalie esses 3 aspectos:

  1. A promessa é razoável?
  2. O texto está interessante e gostoso de ler?
  3. A linguagem pode ser entendida por qualquer pessoa?

Se a sua Copy não contempla essas características, provavelmente você está jogando o dinheiro do seu cliente no lixo e falhando como Copywriter.

Como identificar erros de persuasão nos textos - Homem nervoso descendo as escadas enquanto diz "Você é a vergonha da profissão".

Neste conteúdo você descobrirá como eliminar 3erros de persuasão da sua escrita e garantir textos mais impactantes.

Fuja desses erros de persuasão

1) Fazer promessas inacreditáveis

Prometer mais do que pode cumprir é um dos erros de persuasão mais básicos e que tem o poder de matar até mesmo campanhas com orçamento milionário.

A promessa precisa ser forte, única e capaz de despertar o interesse do público. 

Mas a sede de vender não pode justificar promessas inacreditáveis e impossíveis de alcançar. 

Quer ver um exemplo bobo de uma promessa inacreditável?

“Ganhe na loteria hoje, sem precisar apostar um único centavo.”

Ganhar na loteria já é difícil, agora imagina sem apostar?

Fica a lição: Jamais subestime a inteligência do seu público. 

As pessoas buscam promessas razoáveis, em que possam acreditar.

A ausência de uma promessa crível é a primeira evidência de que a persuasão do seu texto irá falhar.

2) Texto chato

Textos chatos são cheios de redundâncias e informações desnecessárias. 

É preciso tomar cuidado porque isso atrapalha a fluidez da leitura, tornando-a monótona e desinteressante.

Para corrigir esse aspecto, analise a Copy sob a perspectiva do público para o qual ela foi escrita e se pergunte: “Isso me deixou entediado?”

Se a resposta for sim, faça os ajustes necessários para tornar a leitura mais atrativa.

3) Linguagem confusa

Na sequência, outro aspecto que atrapalha a fluidez de um texto é uma linguagem confusa.

Palavras muito grandes e complicadas, como “Otorrinolaringologista”, tornam a leitura lenta e cansativa.

Quando isso acontece, o receptor da mensagem desiste de ler e você perde a chance de vender para ele, no final das contas.

Por isso, procure sempre reformular palavras grandes e confusas.

O dicionário de sinônimos pode te ajudar com isso. 

Basta passar um pente fino na sua Copy, selecionar todas as expressões complicadas e substituí-las por palavras mais simples, curtas e fáceis de entender.

Outra dica é ler a Copy em voz alta para conseguir identificar parágrafos em que a leitura fica mais arrastada.

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