Copywriters ganham a vida escrevendo palavras que viram dinheiro.
O uso intencional da persuasão é um dos maiores diferenciais da Profissão Copywriter, por isso é desesperador falhar justamente nesse aspecto.
Mas como identificar erros de persuasão nos textos?
Para saber se o que escreveu está persuasivo, avalie esses 3 aspectos:
- A promessa é razoável?
- O texto está interessante e gostoso de ler?
- A linguagem pode ser entendida por qualquer pessoa?
Se a sua Copy não contempla essas características, provavelmente você está jogando o dinheiro do seu cliente no lixo e falhando como Copywriter.
Neste conteúdo você descobrirá como eliminar 3erros de persuasão da sua escrita e garantir textos mais impactantes.
Fuja desses erros de persuasão
1) Fazer promessas inacreditáveis
Prometer mais do que pode cumprir é um dos erros de persuasão mais básicos e que tem o poder de matar até mesmo campanhas com orçamento milionário.
A promessa precisa ser forte, única e capaz de despertar o interesse do público.
Mas a sede de vender não pode justificar promessas inacreditáveis e impossíveis de alcançar.
Quer ver um exemplo bobo de uma promessa inacreditável?
“Ganhe na loteria hoje, sem precisar apostar um único centavo.”
Ganhar na loteria já é difícil, agora imagina sem apostar?
Fica a lição: Jamais subestime a inteligência do seu público.
As pessoas buscam promessas razoáveis, em que possam acreditar.
A ausência de uma promessa crível é a primeira evidência de que a persuasão do seu texto irá falhar.
2) Texto chato
Textos chatos são cheios de redundâncias e informações desnecessárias.
É preciso tomar cuidado porque isso atrapalha a fluidez da leitura, tornando-a monótona e desinteressante.
Para corrigir esse aspecto, analise a Copy sob a perspectiva do público para o qual ela foi escrita e se pergunte: “Isso me deixou entediado?”
Se a resposta for sim, faça os ajustes necessários para tornar a leitura mais atrativa.
3) Linguagem confusa
Na sequência, outro aspecto que atrapalha a fluidez de um texto é uma linguagem confusa.
Palavras muito grandes e complicadas, como “Otorrinolaringologista”, tornam a leitura lenta e cansativa.
Quando isso acontece, o receptor da mensagem desiste de ler e você perde a chance de vender para ele, no final das contas.
Por isso, procure sempre reformular palavras grandes e confusas.
O dicionário de sinônimos pode te ajudar com isso.
Basta passar um pente fino na sua Copy, selecionar todas as expressões complicadas e substituí-las por palavras mais simples, curtas e fáceis de entender.
Outra dica é ler a Copy em voz alta para conseguir identificar parágrafos em que a leitura fica mais arrastada.
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