5 perguntas que você deve fazer para entender a mente do seu cliente

Saiba o que fazer para entender a mente do cliente - Ilustração de duas mãos estendidas simbolizando uma troca entre dúvidas e soluções.

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Para entender a mente do cliente e escrever Copy que converte, o Copywriter precisa dominar a arte de perguntar.

Você provavelmente já viu na televisão um comercial com a seguinte frase:

“Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas.”

Bem, na Profissão Copywriter esse é um fato incontestável.

Um profissional da escrita persuasiva precisa saber fazer as perguntas certas: aquelas que vão ajudar a entender como os seus clientes (ou futuros clientes) pensam. 

Neste conteúdo você verá quais são as 5 perguntas que todo Copywriter profissional precisa fazer antes de escrever qualquer texto.

Desde um simples post no Instagram até uma campanha inteira de vendas.

Preparado para desvendar os mistérios da mente do seu cliente e usar isso para escrever palavras que viram dinheiro?

Então vamos ao que interessa.

Essas perguntas vão te ajudar a entender a mente do cliente

1° Quais os desejos mais inconscientes do meu público?

Se você está tentando usar informações técnicas para vender o seu produto, provavelmente não conseguirá lucrar tanto como gostaria.

A quantidade de pessoas que compram um iPhone 11 porque ele tem um processador A13 Bionic Neural Engine é bem menor do que aquelas que compram porque querem fazer fotos parecidas com as das blogueiras no Instagram.

Por isso, antes de escrever qualquer anúncio, email ou página de vendas, questione quais são os desejos mais profundos da sua audiência.

Elas querem apenas comprar um carro melhor ou se “exibir” para os amigos com o carrão do ano? 

Desejam ganhar mais dinheiro ou simplesmente querem conquistar independência financeira?

Conhecer os desejos do público é essencial para escrever textos mais assertivos, que se conectam com as pessoas e geram desejo pela compra.

2° Quais são suas dores mais profundas e íntimas?

O objetivo dessa pergunta é descobrir qual é a dor da dor do seu futuro cliente.

Imagine uma pessoa que esteja procurando algum método de treino para emagrecer. 

Além das dores lógicas (e muito válidas) como perder peso e melhorar a saúde, pense: porque realmente ela quer emagrecer?

Será que é para se sentir aceita na sociedade? Recuperar a sua autoestima? Se sentir bonita novamente?

Pense e anote em um documento, como o Arsenal de Copy, quais são as dores mais profundas que a sua audiência tem: aquelas que elas não compartilham com ninguém.

3° Quais são as crenças limitantes do meu público?

Quais são as coisas em que o seu público acredita e que não são verdade? Quais são suas crenças limitantes?

Essa informação é importante, porque muitas vezes se tornam objeções que impedem as pessoas de comprar o seu produto ou serviço.

Por exemplo, uma pessoa pode deixar de investir no Além das Palavras Lucrativas (APL) – Curso de Copywriting da Você Ligado – por acreditar que é tarde demais para aprender Copywriting ou que ninguém contrata Copywriters iniciantes.

A partir do momento que você sabe quais são as crenças limitantes do seu público, terá condições de construir argumentos que provem o contrário. 

No caso do APL, esses argumentos poderiam ser mostrados através de depoimentos dos alunos que fizeram o curso, aplicaram as técnicas e em pouco tempo já conseguiram conquistar clientes e trabalhar em projetos reais como Copywriters.

4° Quem o público culpa por seus problemas?

O objetivo dessa pergunta é identificar o que impede o seu futuro cliente de alcançar aquilo que ele deseja e transformar isso em um inimigo em comum.

Esse inimigo pode ser uma situação, uma pessoa, uma condição ou elemento. 

Por exemplo, algumas pessoas têm dificuldade para emagrecer por questões genéticas. 

Outras precisam malhar todos os dias por um ano para conseguir ganhar alguma massa muscular, mas ficam gripadas e perdem toda a massa que conquistaram em uma semana.

Essas duas condições podem ser usadas como inimigo em comum na Copy de produtos destinados a esse tipo de público, como suplementos ou infoprodutos de treino.

Usar um inimigo em comum na Copy é uma das formas mais eficientes de gerar conexão imediata com as pessoas.

O objetivo é se mostrar solidário ao problema que a pessoa enfrenta e propor alternativas para que ela possa contornar essa situação e alcançar aquilo que deseja.

5° Quais soluções o público conhece e já tentou usar?

Essa informação é extremamente relevante, principalmente quando você deseja aplicar estruturas de Copywriting que incluam invalidar opções. 

Por exemplo:

“O método “emagreça comendo tudo o que quiser” funciona até mesmo para quem já:

  • Tentou tomar chá de hibisco para controlar a fome;
  • Assinou aplicativos com exercícios e não conseguiu acompanhar;
  • Não gosta ou não tem tempo para ir à academia.”

Além disso, saber quais soluções o público conhece e já tentou usar vai te ajudar a definir a proposta única de valor do seu produto. 

Isso significa que vai ficar mais fácil mostrar como ele é diferente dos outros e porque a pessoa deveria experimentá-lo.

Com essas informações em mãos, basta anexar tudo no seu Arsenal de Copy e reduzir as chances de ter um bloqueio criativo no meio de um lançamento.

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