O que é FAQ e como usar ele para vender mais

O que é FAQ e como usar ele para vender mais - Ilustração de três personagens ao redor da palavra FAQ

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Você sabe o que é FAQ?

FAQ – Frequently Asked Questions – significa “Perguntas Mais Frequentes” ou simplesmente “Perguntas Frequentes”. 

Esse recurso foi criado com o objetivo de tirar dúvidas dos clientes e desafogar o atendimento via chat nos sites das empresas.

Mas Copywriters profissionais enxergam no FAQ uma possibilidade para “fisgar” o lead (potencial cliente) de uma vez por todas e aumentar as vendas de um produto ou serviço.

Quer saber como? 

Leia o conteúdo até o final.

Para que serve o FAQ tradicional?

A maioria das empresas usa o FAQ apenas para autoatendimento. 

Ou seja, as pessoas entram no site e conseguem encontrar sozinhas o que estão buscando, sem precisar falar diretamente com o suporte.

Apesar de ser um uso extremamente simples do FAQ, funciona. 

As empresas conseguem economizar muito tempo e esforço dos seus colaboradores através dessa ferramenta. 

Isso porque os clientes conseguem encontrar sozinhas informações que precisam e dar sequência a compra sem maiores dificuldades.

Por outro lado, existem negócios que tratam o FAQ com descaso: inserem informações soltas lá e acabam desperdiçando o potencial dessa ferramenta.

Entretanto, existe uma terceira forma de utilizar o FAQ.

É a forma como os alunos da @robertasvl aprendem dentro do treinamento de Copywriting APL – Além das Palavras Lucrativas.

No item seguinte você entenderá como os profissionais da escrita persuasiva usam o FAQ para ganhar ainda mais dinheiro.

Insight powered by VL

É assim que Copywriters profissionais usam o FAQ

Provavelmente você sabe que os clientes usam muitas desculpas (objeções) para não comprar o seu produto ou serviço.

Acontece que o FAQ é uma excelente oportunidade de quebrar essas objeções. 

Dessa forma, o Copywriter profissional enxerga no FAQ mais uma forma para eliminar o máximo de desculpas possíveis que impedem as pessoas de comprar.

Suponha que esteja escrevendo o FAQ de uma página de vendas para um curso de inglês online. 

Uma das perguntas frequentes poderia ser:

“Quanto tempo tenho de acesso ao curso?”

O Copywriter escreve pensando em quebrar objeções responderia essa pergunta da seguinte forma:

“O acesso é vitalício e você pode assistir quando e quantas vezes quiser, de onde estiver.”

Percebeu o que aconteceu? 

Essa resposta simples quebra uma das maiores objeções desse público: não tenho tempo.

Quer ver mais um exemplo?

“E se eu não gostar do curso?”

A resposta matadora de objeções para essa pergunta poderia ser:

“Você terá acesso gratuito por 7 dias, se não gostar do conteúdo devolvemos o seu dinheiro sem questionamentos.”

Nesse exemplo, além de quebrar a objeção “e se não funcionar para mim” conseguimos ativar o gatilho mental da segurança nos leitores.

Comece a usar o FAQ para quebrar objeções nas páginas de venda ainda hoje. Depois basta sentar e esperar com um sorriso no rosto o dinheiro cair na sua conta.


Gostou do conteúdo? Comenta aqui embaixo se você já aplicou técnicas de Copywriting no FAQ alguma vez 👇

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