Descubra como vender pelo e-mail todos os dias

como vender pelo email todos os dias

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Como vender pelo email talvez seja a última coisa que muitos pensem, pois, provavelmente, você já ouviu em algum lugar que “o email marketing morreu.”.

Fato é que isso não é verdade. 

Redes sociais foram criadas e desapareceram nos últimos anos, mas o email continua lá, firme e forte. 

Ele é uma das ferramentas mais antigas do Marketing e funciona como o CEP eletrônico das pessoas.

Por meio dele, os negócios conseguem desenvolver um relacionamento mais profundo e direto com as pessoas, mantendo-as engajadas com a marca a longo prazo. 

Esse post é indispensável, para:

  • Copywriters que desejam gerar renda passiva através dos funis de emails
  • Empreendedores que buscam otimizar seus funis e vender pelo email.

Nesse post você descobrirá como aplicar técnicas de Copywriting para escrever emails que vendem todos os dias.

Quer entender como? Continue a leitura.

Saiba disso antes de criar um funil de emails

Para vender todos os dias através do email marketing, você precisa levar em consideração quais são os níveis de consciência do público sobre você e o produto que oferece.

Partindo do princípio de que você domina os 5 níveis de consciência, você tem tudo o que precisa para desenvolver um funil simples, porém muito eficaz, e vender todos os dias pelo email.

Vamos para a prática?

Como vender pelo email: estrutura de um funil de emails

Email 1

No primeiro email é necessário considerar que o seu público é inconsciente: eles ainda não sabem que tem um problema, que existe uma solução e que o seu produto é a solução para este problema.

Por que isso é tão importante?

Porque o objetivo do primeiro contato por email é se mostrar receptivo e conquistar o lead – seu cliente em potencial.

Você não deve utilizar uma abordagem direta ou poderá espantar as pessoas.

Basicamente, você precisa seguir a seguinte estrutura para escrever esse primeiro email:

  1. Dar as boas vindas;
  2. Contar uma história interessante para o público;
  3. Mostrar que vocês terão um relacionamento positivo: compartilhando dores e soluções.

Email 2 

Para escrever o segundo email do funil, use como referência o segundo nível de consciência: a pessoa sabe que tem um problema mas desconhece a solução.

Você já iniciou um relacionamento com a pessoa, então ela já sabe quem é você, embora não tenha se dado conta das origens dos seus problemas. 

Por isso elas não sabem como resolvê-los e nem porque precisam da solução que você tem a oferecer.

O objetivo do segundo email é começar a aumentar o nível de consciência do receptor da mensagem.

Você fará isso da seguinte forma:

  1. Mostrar uma perspectiva diferente e única sobre a origem do problema que a pessoa tem
  2. Descrever como ela se sente em relação a esse problema.

Aqui você se posiciona como alguém solidário, que entende a dor que a pessoa tem e está disposto a ajudá-la.

Nesse momento, ela começa a se conectar com você e a sua marca.

Email 3

O terceiro email do funil leva em consideração o terceiro estágio dos níveis de consciência: a pessoa sabe que tem um problema, sabe quem você é, mas ainda não conhece a solução que oferece.

É nesse momento que você vai mostrar a transformação que o seu produto ou serviço fará na vida dela.

Ao escrever o terceiro email, você vai:

  1. Resgatar uma emoção ruim que o problema dela causa
  2. Oferecer um conteúdo único agregar valor de forma gratuita através desse conhecimento que ela não viu em nenhum outro lugar.

Email 4

Para criar o quarto email você partirá do princípio que a pessoa já está consciente do problema, consciente da solução, mas ainda não sabe que o seu produto resolve o problema dela.

Os emails anteriores foram importantíssimos para aquecer o seu relacionamento com a pessoa.

Você agregou à vida dela com um conteúdo de alto valor e agora tem abertura para falar sobre o seu produto.

A estrutura que deve seguir é a seguinte:

  1. Mostre porque a solução apresentada no email anterior funciona
  2. Diga que aquele conteúdo é apenas um recorte de algo muito mais completo
  3. Faça ela sentir que o “produto completo” é a solução definitiva para o problema que ela tem.

Emails 5, 6, 7…

Aqui o lead está totalmente aquecido. 

Ele já sabe que tem um problema, que existe uma solução para o problema e sabe quem é você e que o seu produto resolve o problema dela.

O que você vai fazer daqui para frente é:

  1. Escrever e-mails informativos sobre o produto
  2. Relembrar a garantia
  3. Quebrar objeções
  4. Mostrar depoimentos
  5. Mostrar os bônus imperdíveis

A partir dessa etapa você pode variar entre e-mails longos e curtos, testar headlines, ver quais são as dores mais latentes e sonhos do seu público e trabalhar isso no texto dos emails.

O importante é focar sempre na transformação e não cometer esses três erros clássicos na hora de persuadir o receptor da mensagem.

Pronto para escrever um funil de emails persuasivos, Copywriter?

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