Como cobrar como um Copywriter profissional?

Como cobrar pelos serviços de Copy? - Mulher com expressão de dúvida, sentada em um fundo amarelo ouro com caderno e lápis na mão.

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Uma das dúvidas que mais causam confusão, medo e desistência por parte dos iniciantes na Profissão Copywriter é: Como cobrar como Copywriter?

A verdade é que existem muitas possibilidades para atuar e lucrar como um Copywriter profissional.

Você pode trabalhar como:

  1. Copywriter CLT de uma agência ou empresa e receber um salário fixo;
  2. Copywriter freelancer e receber por projeto.

Ou você pode ser o profissional que recomendamos que você seja: 

  1. Copywriter empresário e cobrar porcentagens sobre os lucros – depois que já tiver conhecimento e experiência, claro.

Além disso, se já é um Copywriter empresário, sairá desta página preparado para:

  • Cobrar pelos seus serviços com segurança;
  • Agir como um profissional que tem uma empresa e ajuda a aumentar as conversões dos clientes através do seu trabalho.

Vamos lá?

Com quais serviços um Copywriter pode ganhar dinheiro?

Vamos pegar emprestada a resposta mais comum entre os psicólogos: depende.

Você já vai entender o porquê.

Os textos que você vai criar vão depender de dois aspectos básicos:

  1. O nicho para o qual você vai escrever
  2. A forma que você vai atuar como Copywriter – CLT, Freela ou Copy empresário.
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Veja isso de forma mais detalhada.

Copywriter CLT

Um Copywriter CLT “dança conforme a música”. 

Ou seja, você vai escrever apenas aquilo que a pessoa que te contratou determinar.

É possível que o seu trabalho como CLT envolva pesquisa de público. Afinal, você precisa entender muito bem com quem está falando. 

Caso entre numa empresa que está a mais tempo no mercado e já fatura razoavelmente bem, pode ser que essa pesquisa já tenha sido feita.

Então tudo o que você precisa fazer é escrever a partir dos dados que já existem.

Mas, escrever o quê? 

  • Anúncios
  • Páginas de vendas
  • Conteúdos para Instagram
  • Headlines para Youtube
  • Script de vendas
  • Email marketing

Como Copywriter CLT, você receberá um salário fixo e, em algumas empresas, participação nos lucros a cada 6 ou 12 meses.

Copywriter Freela

O Copywriter freelancer recebe por projeto e geralmente utiliza plataformas como Workana e 99freelas para conseguir trabalhos.

Funciona mais ou menos assim, você cria um perfil nessas plataformas e começa a acompanhar os jobs que te interessam

Não gostamos muito desse método, aqui na Você Ligado.

Nessas plataformas a disputa é “quem cobra mais barato para fazer mais”. 

Não há uma preocupação em entregar resultados para os clientes. Isso pode afetar a percepção de valor da pessoa que te contratou sobre o seu trabalho.

Como freela, a tendência é que você troque palavras por dinheiro, ao vender serviços dessa forma:

  • 2 dois emails de vendas
  • 4 anúncios
  • 2 páginas de vendas

Acreditamos que o maior diferencial do Copywriter é a possibilidade de entregar resultados para os clientes.

Mais conversões, mais dinheiro na conta.

Então, se você está sem trabalho e precisa de experiência, projetos no seu portfólio e dinheiro rápido, as plataformas de freela podem ajudar. 

Mas não leve isso para o longo prazo.

Considere mudar a sua abordagem para o método explicado a seguir.

Copywriter empresário

Como um Copywriter empresário você precisa se posicionar como alguém que entrega resultados.

É claro que você precisa dominar Copywriting e estratégias de Marketing para determinar quais serviços você vai oferecer e como você vai cobrar por isso. 

O que precisa ficar claro é que o Copywriter empresário não vende palavras e nem as suas horas.

Por isso, procure clientes que podem ser parceiros de negócios. 

Assim você terá a oportunidade de cobrar porcentagem sobre as vendas e gerar renda passiva como Copywriter.

Quais serviços oferecer?

Partindo do princípio de que decidiu ser um Copywriter empresário, pode estar se perguntando:

“Quais serviços de Copy posso oferecer?”

Primeiramente é necessário elaborar um plano de ação com tudo o que precisa escrever para que o seu cliente tenha resultados.

É isso o que você vai vender para ele.

O Copywriter empresário vende, ele não sofre uma venda. 

Sofrer a venda é o que acontece quando o seu cliente diz “Eu quero 5 emails, 6 posts, 2 páginas e a sua cabeça em uma bandeja, se possível”.

Nessa situação você é apenas um executor e acabará tendo que negociar o menor preço possível para fechar o projeto.

Anote isso, é importante:

Se você analisar como é o negócio da pessoa, quais são as dificuldades e como Copywriting e estratégias de marketing podem ajudá-la, você conseguirá cobrar o quanto quiser, pois estará trazendo resultados para as pessoas.

Veja como apresentar isso para o seu cliente:

“Fulano, fiz uma análise completa do seu negócio e concluí que você precisa de uma estratégia de conteúdo para alimentar as suas redes sociais (Instagram/Youtube) e gerar desejo nas pessoas em adquirir o seu produto. 

Você precisa de X e-mails para aquecer a audiência e depois fazer uma oferta. X anúncios e X páginas para que com esse plano de ação a gente consiga ter resultados.”

Viu como aqui o Copywriter sai da posição executor e se posiciona como um estrategista?

Como cobrar como um Copywriter empresário?

Definir quanto cobrar como Copywriter pode ser um pouco complexo para alguns no início porque tudo vai depender do:

  • Nível de experiência com a Profissão Copywriter;
  • Quanto o cliente está disposto a oferecer.

Então, o que fazer para conseguir cobrar um preço justo para ambas as partes?

Veja a seguir, de que forma um Copywriter empresário pode precificar os seus serviços.

Receber valor fixo

Ser um Copywriter empresário não impede você de cobrar um valor fixo pelos seus serviços.

Se você está iniciando na Profissão Copywriter e acredita que ainda não é o momento ou não se sente seguro para cobrar porcentagens sobre as vendas, cobre um valor fixo.

Tudo o que precisa fazer é relacionar o que vai escrever de forma regular para o seu cliente e montar uma espécie de pacote de serviços.

Inclusive, aqui você já pode começar a incrementar esses pacotes para ganhar mais dinheiro.

Exemplo: Suponha que tenha fechado com o seu cliente um pacote mensal com 10 anúncios, 10 emails e 20 posts de Instagram por R$1.500,00 fixo.

Você pode oferecer a ele uma página de captura ou um vídeo de vendas e cobrar a parte por isso.

Com o tempo, poderá migrar com segurança a sua forma de remuneração, cobrando somente porcentagens sobre as vendas.

Porcentagens sobre as vendas

Para cobrar porcentagens sobre as vendas, você precisa escolher negócios que já tem algum resultado.

O objetivo ao oferecer serviços de Copy para essas pessoas é ajudá-las a aumentar as vendas – conversões.

Você pode abordar:

  • Youtubers;
  • Infoprodutores;
  • Profissionais liberais (Psicólogos, Médicos, Nutricionistas, etc).

Essas pessoas estão dispostas a colocarem dinheiro no seu bolso. 

Afinal, é muito difícil escrever posts para o Instagram, e-mails e anúncios sozinho.

Portanto, o Copywriter precisa se colocar como um facilitador: alguém que vai tornar a vida da pessoa mais fácil e aumentar os seus resultados. 

Esse é o caminho para ser visto como um profissional valioso e, consequentemente, bem remunerado.

Além do mais, quando você firma uma parceria com pessoas que já estão no meio do caminho e precisam expandir o negócio, tem a possibilidade de cobrar um valor fixo por mês – pelo trabalho desenvolvido e a estratégia – e ainda receber porcentagens nas vendas.

A menos que seja iniciante – se esse for o seu caso, não recomendamos que cobre porcentagens em vendas no início.

Através das parcerias você não troca as suas horas por dinheiro, mas ganha por resultados.

Por isso você precisa estar com uma empresa que já investe em anúncios e confia em você para aumentar as conversões através das técnicas de persuasão.

Qual opção dá mais dinheiro: valor fixo ou porcentagem?

Como cobrar pelos serviços de Copy? - Mulher com expressão de dúvida, sentada em um fundo amarelo ouro com caderno e lápis na mão.

Na verdade, não existe um valor fixo específico para cobrar por serviços de Copywriting. 

A remuneração de um Copywriter hoje no mercado digital varia entre R$1.500,00 a R$80.000,00 por mês – ou por lançamento (infoprodutos digitais).

Mas os ganhos vão depender do nível de experiência do Copywriter e quanto resultado entrega para os seus clientes.

Por exemplo, se você criar um funil perpétuo e colocá-lo para rodar, é possível receber um  valor específico no início e continuar recebendo porcentagens sobre as vendas – a depender do contrato feito com o cliente.

Faça alianças com outros profissionais

A função primária do Copywriter é escrever. 

Mas se você deseja prestar serviços mais completos e agregar ainda mais valor ao seu trabalho, considere se aliar com outros profissionais, como:

  • Designers
  • Gestores de tráfego pago.

Lembra que o Copywriter empresário precisa ser um facilitador?

Pois então, muitas pessoas vão preferir contratar o serviço completo. 

Elas podem não ter tempo para procurar um Copywriter, um Designer e um Gestor de Tráfego pago.

Aliar-se a esses profissionais é uma excelente forma de conseguir prestar um serviço de maior qualidade para o cliente e ainda cobrar porcentagens mais justas para ambas as partes.

Você precisa começar

É provável que você não comece como um Copywriter empresário, cobrando porcentagens e com o salário de R$20, 30 mil por mês.

Não tem problema começar como freelancer, cobrar por pacotes ou número de palavras.

Se trabalhar CLT em uma agência é algo que te atrai, vai fundo.

O mais importante é entender que a Profissão Copywriter é uma jornada, onde você se desenvolve aos poucos.

Depois de algum tempo trabalhando como Copywriter, quando já tiver experiência e mais segurança em relação aos resultados que pode trazer para os seus clientes, comece a cobrar porcentagem sem medo de ser feliz.

Apenas comece por algum lugar. 

E já que estamos falando disso, que tal começar agora a procurar os seus primeiros clientes?
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