5 gatilhos mentais indispensáveis em lançamentos de desafio

5 gatilhos mentais indispensáveis em lançamentos de desafio - Homem tocando a ilustração luminosa de um cérebro

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Copywriter, não escreva para Lançamentos de desafio enquanto não conhecer os 5 gatilhos mentais primordiais para faturar 6 dígitos nesse tipo de lançamento.

Lançamentos de desafio tem o objetivo de engajar a audiência através de um desafio – tarefa que as pessoas precisam executar durante o evento.

Evidentemente, para estruturar um lançamento assim, é preciso pensar em algo que realmente despertará o interesse do público, motivando-os a participar.

Como, por exemplo:

  • Brinde;
  • Vaga no curso completo;
  • Mentoria gratuita online;
  • Treinamento presencial com tudo pago.

Além desse incentivo, é preciso criar outras estratégias para manter as pessoas envolvidas com o seu evento.

É nesse momento que os gatilhos mentais entram em cena.

Neste conteúdo você descobrirá 5 gatilhos mentais indispensáveis em lançamentos de desafio, que vão ajudá-lo a ganhar muito dinheiro e tornar o seu evento um sucesso de engajamento com o público.

Ah, e ainda tem um gatilho bônus no final. 

Confira!

Gatilhos mentais para lançamentos de desafio

1° Antecipação

Gerar antecipação é a primeira coisa a se fazer em lançamentos de desafio e muitos Copywriters iniciantes erram nessa parte.

Eles erram, justamente por não seguirem um método de escrita, como o ICC – Impacta, Conecta e Converte.

“Bom, e como sei que esse gatilho mental funciona?”

A antecipação é bastante utilizada em trailers de filmes e nos comerciais dos programas de televisão.

Quem nunca ficou irritado quando a novela era interrompida na “melhor parte” por causa de um comercial de amaciante?

O que faz as pessoas esperarem é justamente porque foi ativado nelas a sensação de que “o melhor está por vir”.

Como usar o gatilho mental da antecipação em lançamentos de desafio - Moça no cinema comendo pipoca com expressão de ansiedade

Através da antecipação você consegue despertar e manter aceso o desejo das pessoas para o que tem a dizer.

Montar o melhor lançamento de desafio não será suficiente se o seu público não estiver interessado no seu conteúdo.

Onde e como gerar antecipação?

Copywriter, anote isso em um post-it e cole em um lugar onde possa ver enquanto escreve as Copies do lançamento:

É necessário estimular o interesse das pessoas para o que você – ou o seu especialista – ensinará durante o evento, antes de despertar o desejo delas para a oferta que fará ao final.

A antecipação pode ser ativada na sua audiência por meio de qualquer ponto de contato que você tiver com ela.

Pode ser através de:

  • Emails;
  • Anúncios;
  • Conteúdos e Stories no Instagram;
  • Mensagens nos grupos de Telegram ou WhatsApp.

2° Histórias

O segundo gatilho mental obrigatório em lançamentos de desafio é o Storytelling – a arte de contar histórias emocionantes e que se conectam com as pessoas.

A conexão é a segunda etapa do método Impacta, Conecta e Converte e não pode ser ignorada de forma alguma – a menos que você queira queimar dinheiro.

Para gerar conexão com o público através das histórias, você pode utilizar fórmulas de Storytelling para contar:

  1. A jornada de algum aluno ou cliente que conseguiu solucionar um determinado problema através do que você ensina – ou do seu produto;
  2. Sua própria história de vida – Como a solução que tem para oferecer te ajudou a resolver o seu problema.

Essas histórias podem ser apresentadas nos conteúdos de feed e stories (Instagram e Facebook), emails e anúncios. 

3° Reciprocidade

A reciprocidade é outro gatilho mental indispensável em um lançamento com desafios.

Muitos produtores de conteúdo podem se sentir inseguros em oferecer conteúdo único de valor e até se perguntar:

 “Se eu entregar muito conteúdo gratuito, não terei o que vender no final.”

Mesmo que seja doloroso ler isso, se você tem esse pensamento limitado – ou o seu cliente – não venda. 

Se todo o seu conhecimento é esgotado no gratuito, provavelmente ainda não é o momento de vender, concorda?

Pense nas pessoas que fazem degustação de queijos e doces no supermercado, na rua ou na praia.

O que elas estão fazendo ali é ativar o gatilho da reciprocidade e é exatamente isso o que você precisa fazer em um lançamento.

Os conteúdos precisam ser tão bons, profundos e transformadores a ponto de fazer as pessoas sentirem vontade de retribuí-lo por todo aquele conhecimento.

Além disso, através desses conteúdos é possível aumentar o nível de consciência da sua audiência em relação à solução que tem para ofertar.

4º Provas sociais

A prova social é um dos gatilhos mentais mais importantes e precisa ser utilizada em qualquer lançamento.

Elas podem ser:

  1. Prints de depoimentos dos seus alunos – clientes – recebidos no direct, comentários de posts e vídeos;
  2. Depoimentos em vídeo de pessoas que experimentaram o seu produto/serviço e tiveram muito resultado. 

“Onde colocar as provas sociais?”

Use-as em vários lugares – às vezes de forma sutil e outras vezes mais direta – como por exemplo nos: 

  • Emails;
  • Anúncios;
  • Página de captura;
  • Página de vendas;
  • Conteúdos das redes sociais;
  • Conteúdos do evento de lançamento.

Pode ser que seja o seu primeiro lançamento e você ainda não tenha nenhum depoimento. Saiba que não tem problema. 

Decida entregar o melhor conteúdo gratuito e faça todo o possível para que as pessoas consigam ter os primeiros resultados a partir do que você ensina.

Assim, poderá usar essas provas sociais a seu favor nos próximos lançamentos que realizar.

5° Urgência

A urgência é outro gatilho mental com o poder de multiplicar as vendas em um lançamento de desafio.

Esse gatilho está relacionado ao tempo que a pessoa tem para decidir comprar um produto ou serviço.

Por isso, estabeleça um período para abrir e fechar o carrinho. 

Pode ser um, três ou sete dias – tudo vai depender do perfil do público, ticket do produto e outros fatores relacionados a sua estratégia de vendas.

O importante é limitar o tempo que a pessoa terá para comprar o seu produto ou serviço.

Gatilhos mentais para lançamentos de desafio: Urgência - Homem movimentando enquanto diz "acabou"

Ao fazer isso, você ativa a urgência e leva o lead tomar uma ação de compra imediata.

Gatilho Bônus: Escassez

Enquanto a urgência está relacionada ao tempo, a escassez tem a ver com quantidade.

Essa escassez pode estar associada a:

  • Número de vagas disponíveis para o seu curso ou treinamento;
  • Horários disponíveis que você tem para realizar mentorias;
  • Quantos clientes que consegue atender por vez;
  • Produtos disponíveis.

O objetivo da escassez é mostrar para as pessoas que o produto ou serviço que você tem a oferecer é valioso.

Combine a escassez com os outros 5 gatilhos que viu neste conteúdo e se prepare para ver as notificações de vendas travarem o seu celular.

Inclusive, a escassez é um dos gatilhos mentais que mais gostamos de usar aqui na Você Ligado durante os lançamentos da Formação APL Experience – Treinamento completo em Copywriting da @robertasvl.

O poder de persuasão desse gatilho realmente é muito poderoso, por isso use sempre que puder nas suas Copies.

E ai, bora aplicar os gatilhos mentais que viu neste conteúdo e faturar muito no seu próximo lançamento de desafio?

Conhece algum outro gatilho mental obrigatório que sempre bomba nos lançamentos? 

Compartilhe com a gente aqui nos comentários.

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