Copywriter, não escreva para Lançamentos de desafio enquanto não conhecer os 5 gatilhos mentais primordiais para faturar 6 dígitos nesse tipo de lançamento.
Lançamentos de desafio tem o objetivo de engajar a audiência através de um desafio – tarefa que as pessoas precisam executar durante o evento.
Evidentemente, para estruturar um lançamento assim, é preciso pensar em algo que realmente despertará o interesse do público, motivando-os a participar.
Como, por exemplo:
- Brinde;
- Vaga no curso completo;
- Mentoria gratuita online;
- Treinamento presencial com tudo pago.
Além desse incentivo, é preciso criar outras estratégias para manter as pessoas envolvidas com o seu evento.
É nesse momento que os gatilhos mentais entram em cena.
Neste conteúdo você descobrirá 5 gatilhos mentais indispensáveis em lançamentos de desafio, que vão ajudá-lo a ganhar muito dinheiro e tornar o seu evento um sucesso de engajamento com o público.
Ah, e ainda tem um gatilho bônus no final.
Confira!
Gatilhos mentais para lançamentos de desafio
1° Antecipação
Gerar antecipação é a primeira coisa a se fazer em lançamentos de desafio e muitos Copywriters iniciantes erram nessa parte.
Eles erram, justamente por não seguirem um método de escrita, como o ICC – Impacta, Conecta e Converte.
“Bom, e como sei que esse gatilho mental funciona?”
A antecipação é bastante utilizada em trailers de filmes e nos comerciais dos programas de televisão.
Quem nunca ficou irritado quando a novela era interrompida na “melhor parte” por causa de um comercial de amaciante?
O que faz as pessoas esperarem é justamente porque foi ativado nelas a sensação de que “o melhor está por vir”.
Através da antecipação você consegue despertar e manter aceso o desejo das pessoas para o que tem a dizer.
Montar o melhor lançamento de desafio não será suficiente se o seu público não estiver interessado no seu conteúdo.
Onde e como gerar antecipação?
Copywriter, anote isso em um post-it e cole em um lugar onde possa ver enquanto escreve as Copies do lançamento:
É necessário estimular o interesse das pessoas para o que você – ou o seu especialista – ensinará durante o evento, antes de despertar o desejo delas para a oferta que fará ao final.
A antecipação pode ser ativada na sua audiência por meio de qualquer ponto de contato que você tiver com ela.
Pode ser através de:
- Emails;
- Anúncios;
- Conteúdos e Stories no Instagram;
- Mensagens nos grupos de Telegram ou WhatsApp.
2° Histórias
O segundo gatilho mental obrigatório em lançamentos de desafio é o Storytelling – a arte de contar histórias emocionantes e que se conectam com as pessoas.
A conexão é a segunda etapa do método Impacta, Conecta e Converte e não pode ser ignorada de forma alguma – a menos que você queira queimar dinheiro.
Para gerar conexão com o público através das histórias, você pode utilizar fórmulas de Storytelling para contar:
- A jornada de algum aluno ou cliente que conseguiu solucionar um determinado problema através do que você ensina – ou do seu produto;
- Sua própria história de vida – Como a solução que tem para oferecer te ajudou a resolver o seu problema.
Essas histórias podem ser apresentadas nos conteúdos de feed e stories (Instagram e Facebook), emails e anúncios.
3° Reciprocidade
A reciprocidade é outro gatilho mental indispensável em um lançamento com desafios.
Muitos produtores de conteúdo podem se sentir inseguros em oferecer conteúdo único de valor e até se perguntar:
“Se eu entregar muito conteúdo gratuito, não terei o que vender no final.”
Mesmo que seja doloroso ler isso, se você tem esse pensamento limitado – ou o seu cliente – não venda.
Se todo o seu conhecimento é esgotado no gratuito, provavelmente ainda não é o momento de vender, concorda?
Pense nas pessoas que fazem degustação de queijos e doces no supermercado, na rua ou na praia.
O que elas estão fazendo ali é ativar o gatilho da reciprocidade e é exatamente isso o que você precisa fazer em um lançamento.
Os conteúdos precisam ser tão bons, profundos e transformadores a ponto de fazer as pessoas sentirem vontade de retribuí-lo por todo aquele conhecimento.
Além disso, através desses conteúdos é possível aumentar o nível de consciência da sua audiência em relação à solução que tem para ofertar.
4º Provas sociais
A prova social é um dos gatilhos mentais mais importantes e precisa ser utilizada em qualquer lançamento.
Elas podem ser:
- Prints de depoimentos dos seus alunos – clientes – recebidos no direct, comentários de posts e vídeos;
- Depoimentos em vídeo de pessoas que experimentaram o seu produto/serviço e tiveram muito resultado.
“Onde colocar as provas sociais?”
Use-as em vários lugares – às vezes de forma sutil e outras vezes mais direta – como por exemplo nos:
- Emails;
- Anúncios;
- Página de captura;
- Página de vendas;
- Conteúdos das redes sociais;
- Conteúdos do evento de lançamento.
Pode ser que seja o seu primeiro lançamento e você ainda não tenha nenhum depoimento. Saiba que não tem problema.
Decida entregar o melhor conteúdo gratuito e faça todo o possível para que as pessoas consigam ter os primeiros resultados a partir do que você ensina.
Assim, poderá usar essas provas sociais a seu favor nos próximos lançamentos que realizar.
5° Urgência
A urgência é outro gatilho mental com o poder de multiplicar as vendas em um lançamento de desafio.
Esse gatilho está relacionado ao tempo que a pessoa tem para decidir comprar um produto ou serviço.
Por isso, estabeleça um período para abrir e fechar o carrinho.
Pode ser um, três ou sete dias – tudo vai depender do perfil do público, ticket do produto e outros fatores relacionados a sua estratégia de vendas.
O importante é limitar o tempo que a pessoa terá para comprar o seu produto ou serviço.
Ao fazer isso, você ativa a urgência e leva o lead tomar uma ação de compra imediata.
Gatilho Bônus: Escassez
Enquanto a urgência está relacionada ao tempo, a escassez tem a ver com quantidade.
Essa escassez pode estar associada a:
- Número de vagas disponíveis para o seu curso ou treinamento;
- Horários disponíveis que você tem para realizar mentorias;
- Quantos clientes que consegue atender por vez;
- Produtos disponíveis.
O objetivo da escassez é mostrar para as pessoas que o produto ou serviço que você tem a oferecer é valioso.
Combine a escassez com os outros 5 gatilhos que viu neste conteúdo e se prepare para ver as notificações de vendas travarem o seu celular.
Inclusive, a escassez é um dos gatilhos mentais que mais gostamos de usar aqui na Você Ligado durante os lançamentos da Formação APL Experience – Treinamento completo em Copywriting da @robertasvl.
O poder de persuasão desse gatilho realmente é muito poderoso, por isso use sempre que puder nas suas Copies.
E ai, bora aplicar os gatilhos mentais que viu neste conteúdo e faturar muito no seu próximo lançamento de desafio?
Conhece algum outro gatilho mental obrigatório que sempre bomba nos lançamentos?
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