Desde que as IA geradoras de imagens caíram nas graças do povo, a internet foi varrida por centenas de imagens criativas geradas por IA.
Fato é que nem o Papa Francisco escapou das garras da IA, ao ter imagens suas vestido com uma jaqueta branca estilosa viralizarem na internet.
O que levanta a seguinte questão:
Com tantas ferramentas de IA geradoras de imagens em altíssima qualidade e resolução, como distinguir o que é real do que foi gerado por IA?
Bom, fato é que um fotógrafo alemão resolveu levar esse debate de forma inusitada para uma das maiores competições internacionais de fotografia do mundo: o Sony World Photography Awards.
Isso porque, a foto vencedora numa das categorias de maior destaque do prêmio não foi gerada por humanos e sim por Inteligência artificial.
Entenda a polêmica nas linhas a seguir.
Fotógrafo revela que foto vencedora foi gerada por IA e rejeita prêmio Sony World Photography Awards 2023
O artista alemão, Boris Eldagsen, venceu a categoria de “Foto mais Criativa” do Sony World Photography Awards 2023.
Porém, ele decidiu rejeitar o prêmio por uma razão um tanto quanto inusitada:
A foto vencedora nunca foi tirada por ele, pois se trata de uma imagem criada por inteligência artificial.
De acordo com declarações públicas do fotógrafo, ele se inscreveu no concurso com o objetivo de descobrir se essas competições estavam preparadas para lidarem com imagens geradas por IA, de forma que não prejudique fotógrafos e artistas humanos.
Para Boris, a conclusão é uma só: “Elas não estão”.
Isso porque o artista, que é um dos especialistas alemães mais conhecidos por discutir a relação entre IA e fotografia, se ofereceu para participar de uma discussão aberta sobre o tema com os organizadores do Sony World Photography Awards e não obteve como resposta da instituição mais do que um comunicado genérico enviado à impressa.
Diante disso, Boris recusou o prêmio de forma pública durante uma cerimônia em Londres e ainda fez o seguinte discurso:
“Obrigado por selecionar minha imagem e fazer deste um momento histórico, pois é a primeira imagem gerada por IA a vencer em uma prestigiosa competição internacional de FOTOGRAFIA.
Quantos de vocês sabiam ou suspeitavam que era gerado por IA? Algo sobre isso não parece certo, não é?
Imagens e fotografia de IA não devem competir entre si em um prêmio como este. São entidades diferentes. IA não é fotografia. Portanto, não aceitarei o prêmio.
Eu me inscrevi como um macaco atrevido, para descobrir, se as competições estão preparadas para a entrada de imagens AI. Eles não estão.
Nós, o mundo da fotografia, precisamos de uma discussão aberta. Uma discussão sobre o que queremos considerar fotografia e o que não. O guarda-chuva da fotografia é grande o suficiente para convidar imagens de IA a entrar – ou isso seria um erro?
Com minha recusa ao prêmio, espero acelerar esse debate.
Tendo sido fotógrafo por 30 anos antes de me voltar para a IA, entendo os prós e os contras desse debate e ficarei feliz em participar da conversa.
Se você não sabe o que fazer com o prêmio, por favor, doe-o para o fotofestival em Odesa, Ucrânia. Terei todo o gosto em fornecer-lhe os contatos.
Muito obrigado.”
Diante a recusa do prêmio e repercussão desse acontecimento, a pergunta que fica é:
O que você pensa sobre a aplicação das IAs nas artes?
Deixe sua opinião nos comentários abaixo desse post.
Fique ligado 💡
Se você quer ficar por dentro das últimas novidades sobre Marketing, Tecnologia, Inteligência Artificial e Copywriting, faça o seu cadastro na Newsletter no Blog VL agora mesmo!
Nossa equipe realiza uma curadoria cuidadosa das notícias mais quentes e relevantes, a fim de trazer insights valiosos e informações atualizadas para você lapidar suas habilidades e crescer o seu negócio.
Tudo o que precisa fazer para receber diretamente em sua caixa de entrada as principais tendências, análises e dicas sobre o mundo do marketing digital e da tecnologia é preencher o seu primeiro nome e email no formulário abaixo 👇