Escolher entre uma Copy longa ou Copy curta é uma dúvida comum entre Copywriters iniciantes.
Se você está nesse impasse, a primeira coisa que precisa ficar claro é: não existe Copy longa, existe Copy chata.
Isso significa que não é a quantidade de caracteres que determinam se uma Copy vai converter ou não, e sim o quanto o texto gera conexão com as pessoas.
É possível impactar, conectar e converter um leitor através de um anúncio com dois parágrafos de três linhas, assim como é possível fazer isso com uma carta de vendas de 10 páginas.
Então, como saber quando optar por uma Copy longa ou Copy curta?
É isso o que você descobrirá nas próximas linhas.
“Ninguém lê Copy longa”: verdade ou mito?
“As pessoas têm preguiça de ler, por isso uma Copy longa não vai converter.”
Se você é Copywriter e já ouviu algum cliente dizer isso, bem vindo ao clube dos Copywriters que se amarram em um textão.
Agora vamos falar sério: imagine vender um produto de 10 mil reais com uma página de vendas de 300 caracteres?
Das duas uma:
- Ou público é completamente quente e o produto muito bom – mas muito bom mesmo;
- Ou o Copywriter é o Jedi da persuasão.
Fato é que quando a mensagem é atraente e envolve as pessoas do início ao fim, elas vão ler tudo.
Além do mais, as pessoas não precisam ler o texto inteiro para comprar.
A Copy longa vai converter se o público puder bater o olho nas headlines e bullet points e entender:
- Quais problemas o produto resolve;
- Quais são os benefícios;
- Para quem é aquela solução;
Como escolher entre uma Copy longa ou Copy curta?
“Já entendi que as pessoas compram quando se conectam, então quando usar uma Copy longa ou Copy curta?”
Para escolher o “tamanho mais adequado” para a sua Copy, é preciso avaliar dois pontos principais:
- O canal de comunicação – onde a mensagem será veiculada;
- O que você quer comunicar – sobre o que está falando.
Suponha que precise escrever uma Copy para WhatsApp ou Telegram.
Esses canais requerem uma Copy curta, caso contrário, as pessoas terão que clicar no botãozinho “Ler mais” e isso pode se tornar um empecilho para que elas leiam a mensagem inteira e tomem a ação que você deseja.
Quando falamos de Copy para Instagram e Facebook, também é preciso criar uma comunicação clara e sucinta, devido ao limite de caracteres.
Por outro lado, uma Copy longa transmite mais confiança e isso é fundamental ao escrever para produtos perpétuos ou de ticket alto.
Nesses dois casos, é preciso usar mais elementos de persuasão para convencer as pessoas a comprar. Por isso, a tendência é que a Copy fique maior.
Faça isso para saber o que converte melhor
Para descobrir qual tipo de Copy que funciona melhor para o seu público – longa ou curta – faça testes.
Alterne entre textos longos e curtos e preste atenção em como o público reage.
Inclusive, alternar entre posts, anúncios e e-mails longos e curtos, pode ser benéfico, pois torna a leitura mais fluida para as pessoas.
Aqui na Você Ligado já testamos Copy curta e Copy longa e adivinha? As duas funcionam.
Por isso, aproveite os vários pontos de contato para impactar, conectar e converter espectadores em clientes que colocam dinheiro no seu bolso.
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