Anúncio reprovado no Facebook: as causas e o que fazer

Anúncio Reprovado

Compartilhe:

Criativos preparados, campanha configurada, orçamento definido. Você está pronto para colocar seus anúncios para rodar e, de repente, chega a notícia: anúncio reprovado.

Ter anúncios reprovados no Facebook ou Instagram é, infelizmente, uma situação comum. O Facebook é muito criterioso com o que pode e o que não pode ser veiculado em sua plataforma e analisa absolutamente todos os anúncios submetidos.

O frustrante é que nem sempre os motivos da reprovação ficam bem claros, então o melhor a fazer para evitar que essa situação ocorra com frequência é conhecer – e evitar – as principais causas.

A seguir, vou dar dicas que responderão à pergunta que você deve estar se fazendo agora: por que meu anúncio foi reprovado pelo Facebook?

Como funciona a análise do Facebook?

políticas de anúncios do facebook ads

Quanto tempo demora a análise do anúncio?

Ele solicita, em média, até 24 horas para analisar o seu anúncio antes de publicá-lo.

O que é examinado?

O Facebook analisa as imagens, o texto, o direcionamento, o posicionamento e até mesmo a página de destino do seu anúncio para garantir que tudo esteja de acordo com as Políticas de Publicidade da plataforma.

E se o anúncio for reprovado?

Se o anúncio for aprovado, a veiculação começa imediatamente. Caso seu anúncio seja reprovado, você receberá um e-mail do Facebook no endereço cadastrado na sua conta de anúncios comunicando a reprovação. A partir daí, há dois caminhos possíveis:

Editar o anúncio

Com as informações do e-mail do Facebook, você tem uma ideia da causa da reprovação e pode fazer edições no Gerenciador de Anúncios.

Depois de salvar as alterações, o anúncio vai ser analisado novamente e, como da primeira vez, pode ou não ser aprovado.

Fazer uma contestação

Pode ser que a reprovação seja total e não seja possível editar seu anúncio, ou pode ser que você considere que a reprovação foi indevida.

Se for o caso, você pode pedir uma revisão através de um formulário específico.

Produtos proibidos

por que os anúncios são reprovados no facebook

Alguns produtos ou serviços simplesmente não podem estar nos seus anúncios no Facebook. Para eles, a política da rede é tão rígida que não adianta nem pedir revisão: o anúncio será sempre reprovado.

Alguns deles são:

Tabaco

Não é permitido fazer anúncios que promovam a venda ou o uso de tabaco ou seus acessórios.

Isso quer dizer que você não pode anunciar produtos como cigarros, charutos, cachimbos, narguilés, etc. Mesmo cigarros eletrônicos entram na proibição.

O que você PODE fazer é promover campanhas antifumo ou programas de reabilitação.

Suplementos e medicamentos de venda controlada

O Facebook define, por critérios próprios, alguns suplementos como perigosos.

Não existe uma lista completa oficial, mas sabe-se que são considerados inseguros: esteróides anabolizantes, quitosana, confrei, dehidroepiandrosterona, efedra e hormônios de crescimento humano.

Mesmo medicamentos tradicionais não podem ser anunciados no Facebook, já que a proibição vale para qualquer produto farmacêutico que exija prescrição.

Armas e relacionados

Nada de anunciar armas de fogo, munições, explosivos, silenciadores e outros acessórios para modificação de armas. Até mesmo armas de paintball e fogos de artifício entram na proibição.

Com algumas restrições, é possível anunciar alguns itens relacionados como miras, vestuário para caça e coldres, por exemplo.

Conteúdo adulto

Anúncios no Facebook não podem incluir nudez ou pessoas em posições explícitas ou sugestivas. Também não é permitido usar imagens que façam alusão a atividades sexuais.

Infrações de direitos de terceiros

Entram aqui violações de direitos autorais (como uso de músicas famosas e trechos de filmes) e de privacidade, então cuidado com os seus criativos!

Equipamentos de vigilância

Produtos que possam ser usados para espionagem, como rastreadores de celular e câmeras ocultas, não podem ser anunciados no Facebook.

Imagens de antes e depois

Não é permitido usar imagens que mostrem transformações no estilo “antes e depois” ou que mencionem resultados improváveis.

Essa regra é válida especialmente para produtos de saúde e também proíbe que o anúncio estimule uma autoimagem negativa nas pessoas para vender dietas ou semelhantes.

Empréstimos especiais

Você não pode anunciar empréstimos de 90 dias ou menos. Isso inclui os famosos empréstimos “com desconto em folha”, adiantamentos de salário e outros tipos de crédito direcionados para cobrir as despesas de alguém até o próximo pagamento.

Marketing multinível

Anúncios que prometam enriquecimento rápido com pouco investimento ou que por qualquer motivo sejam identificados como pirâmide não podem ser veiculados no Facebook.

Se você tem um modelo de negócios que usa práticas semelhantes, vai precisar descrevê-lo em detalhes para que seu anúncio tenha chances de ser aprovado.

Criptomoedas

O Facebook coloca criptomoedas como o Bitcoin na categoria “produtos e serviços financeiros proibidos” porque considera que são frequentemente associados com práticas enganosas e fraudes.

Itens ilegais

Com tantas restrições, não é difícil imaginar que anúncios contendo práticas ilegais como venda de drogas ilícitas e assassinatos também não sejam permitidos.

Produtos restritos em anúncios no Facebook

produtos restritos que podem fazer o anúncio ser reprovado

Você viu até aqui produtos e serviços proibidos (que sempre fazem seu anúncio ser reprovado no Facebook), mas existe uma outra categoria que causa muitas reprovações e funciona de forma um pouco diferente: os conteúdos restritos.

São itens que podem ser anunciados no Facebook, mas devem cumprir algumas condições.

Confira alguns deles:

Bebidas alcoólicas

Anúncios de bebidas que contenham álcool não podem ser direcionados para públicos com idade inferior a 18 anos (no Brasil) e devem cumprir toda a legislação do país (avisos sobre riscos, etc).

Serviços de encontros online

Serviços como o Tinder precisam passar por um processo de candidatura e dependem de aprovação por escrito do Facebook para fazer anúncios.

Além disso, os anúncios não devem incitar traição ou conter imagens de teor sexual. Os públicos do anúncio devem ter status de relacionamento “solteiro” ou “não especificado”.

Jogos de azar

O Facebook determina que anúncios de loterias, sorteios e semelhantes só podem ser feitos para maiores de 18 anos e em países em que jogos de azar são legalizados. Ainda assim, deve estar claro que não se trata de uma oportunidade de renda extra.

Como este não é o caso do Brasil, anúncios do tipo não são permitidos por aqui.

Temas políticos

Para fazer anúncios sobre temas sociais, eleições ou política, é preciso passar por um processo de autorização do Facebook. Mesmo depois de autorizado, deve-se tomar alguns cuidados em relação à divulgação de informações do partido e limites do orçamento de campanha.

Conteúdo de marca

Influenciadores que patrocinam conteúdos em que falam de algum produto ou serviço devem identificar o parceiro de negócios (a marca que é mencionada).

Desrespeito às diretrizes da comunidade

desrespeitar a comunidade do facebook também causa anúncio reprovado

Existem regras que valem especificamente para anunciantes (as que você acabou de ver), mas quem investe em publicidade no Facebook também precisa de atenção às regras gerais da ferramenta. Elas se aplicam a qualquer usuário – mesmo os que não anunciam.

Não são permitidos:

  • Apologia ao crime, ameaças ou incitação à violência;
  • Conteúdos que encorajem bullying, exploração sexual, suicídio ou autoflagelação;
  • Divulgação de dados pessoais ou confidenciais;
  • Notícias falsas (fake news);
  • Conteúdos que desrespeitem leis de propriedade intelectual (trechos de filmes, personagens famosos, etc).

Quais são os erros que mais causam reprovação de anúncios?

Excesso de texto

O Facebook pede que textos ocupem, no máximo, 20% da área de uma imagem.

Essa regra é levada tão a sério que ele disponibilizou uma ferramenta para que você verifique se seu anúncio desrespeita essa recomendação: a verificação de texto da imagem.

Direcionamento explícito de público

Você não deve mencionar explicitamente o direcionamento do seu anúncio. Não pode, por exemplo, usar frases como “oportunidade especial para você que tem filhos” quando estiver segmentando para este grupo.

Erros de ortografia

A escrita dos seus anúncios não pode conter muitos erros. Se o Facebook entender que a ortografia do seu anúncio está ruim o anúncio será reprovado e será necessário recriá-lo.

Vídeos perigosos para epiléticos

Vídeos com muitas luzes brilhantes ou trocas de cor muito frequentes podem provocar crises em epiléticos. Este também pode ser motivo de reprovação.

Páginas de destino inadequadas

Além de analisar os conteúdos do anúncio propriamente dito, o Facebook também verifica o destino dele.

Sua landing page não pode conter informações enganosas ou ter um endereço URL diferente do exibido no anúncio. Deve, por outro lado, ter dados de contato da sua empresa (nome, telefone, e-mail, endereço e política de privacidade). O mais importante: as informações devem ser coerentes com o que foi anunciado.

Conclusão

Você viu que no Facebook (e no Instagram) os anúncios passam por um período de aprovação e que são necessários alguns cuidados para passar por ele.

Resumindo, para que seu anúncio não seja reprovado pelo Facebook você precisa:

  • Eliminar qualquer assunto que seja proibido;
  • Tomar alguns cuidados ao falar de produtos restritos;
  • Respeitar as regras gerais de convivência na rede;
  • Garantir que sua imagem não tem mais do que 20% de texto;
  • Remover qualquer frase que dê ao usuário a ideia de que ele faz parte da sua segmentação;
  • Revisar a ortografia dos seus textos de anúncio;
  • Verificar se sua página de destino condiz com o que foi anunciado e não contém informações enganosas.

Se tomados esses cuidados, o Facebook e o Instagram são ótimas ferramentas para anunciar seus produtos ou serviços.

Eu, inclusive, já dei uma aula inteira sobre anúncios para Instagram na nossa área exclusiva de membros, o VL Labs.

O VL Labs é o melhor lugar para quem quer aprender marketing digital na prática e fazer networking com outras pessoas com esse mesmo desejo.
Aproveite seus 7 dias grátis para experimentar. O risco é todo meu!

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.