Qual o engajamento médio do Instagram e como aumentar?

Engajamento médio do Instagram

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É natural que você comece a produzir conteúdo no Instagram e queira ter uma referência para fazer comparações e descobrir se seu número de curtidas, comentários, salvamentos, etc. está de acordo com o mercado.

Embora algumas métricas sejam mais úteis para a vaidade do que para o faturamento, existem alguns estudos conduzidos a nível mundial que estimam alguns níveis médios de engajamento de acordo com o número de seguidores.

É importante mencionar que estes não são dados oficiais do Instagram. Eles vêm de ferramentas independentes e servem apenas como uma referência geral.

Também é bom saber que o que é considerado “bom” pode variar de nicho para nicho.

Dito isso, vamos aos números:

Os números

engajamento no instagram

A Iconosquare, ferramenta de gestão de redes sociais, analisou mais de 30 mil perfis de negócios num grande estudo.

Foram analisados 110 nichos diferentes e se descobriu que, dentro desta amostra, o engajamento médio é de 4,7%.

Como essa taxa de engajamento é calculada?

O cálculo consiste em dividir a soma de todas as curtidas, comentários e salvamentos de um post pelo número de seguidores no momento da postagem.

Assim:

21 curtidas + 10 comentários + 16 salvamentos / 1.000 seguidores = 4,7%

O que se costuma observar, em geral, é que as taxas de engajamento tendem a cair à medida que aumenta o número de seguidores.

Também é uma espécie de consenso o fato de que alguns nichos têm mais dificuldade para engajar. Perfis de marcas, por exemplo, têm engajamento muito mais baixo que os de influenciadores e perfis de viagens.

Essas métricas importam?

É claro que você precisa de parâmetros para saber se o conteúdo está sendo bem recebido pela sua audiência, ninguém questiona isso. O melhor a fazer, no entanto, é observar se o Instagram está te trazendo vendas.

Pode ser difícil fazer a relação entre o engajamento no seu perfil e o dinheiro entrando no caixa, mas algumas ações podem dar boas pistas:

Visitas ao site

É verdade que nem todo mundo que visita seu site compra de você. Porém, é possível fazer um raciocínio: quem teve o trabalho de sair do Instagram está mais inclinado a comprar, não é mesmo?

Mensagens recebidas

mensagens no instagram são indicadores de engajamento

Cada conversa é uma oportunidade! Quem saiu da passividade e foi conversar com você pode se tornar um cliente muito em breve se for bem tratado.

É uma das formas mais valiosas de engajamento no Instagram!

Ligações

Um potencial cliente clicando no botão “Ligar” no seu perfil do Instagram é um bom sinal.

Sugere que o interesse está tão alto que ele não conseguiu esperar uma resposta sua por mensagem ou e-mail. Há boas chances de que ele esteja pronto para comprar.

E como aumentar o engajamento no Instagram?

Três dicas rápidas que posso oferecer são:

Construa relacionamento

relacionamento aumenta o engajamento no instagram

Seus seguidores precisam te enxergar com proximidade e querem se sentir bem cuidados. Por isso, recomendo que você responda todos os comentários e todas as mensagens que receber.

Assim você constrói vínculos com sua audiência e dá estímulos para que ela continue engajando.

Use chamadas para ação

Pode parecer uma dica boba, mas se você simplesmente pedir para que as pessoas curtam, comentem e compartilhem seu post com amigos, elas farão!

Sempre coloque ao final das legendas das suas postagens chamadas como “marque alguém nos comentários” ou “mande uma DM se tiver dúvidas”.

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