Quem faz Copy? Conheça o artista por trás do quadro

Quem faz Copy Conheça o artista por trás do quadro

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Se você foi picado pelo “bichinho” da persuasão e quer descobrir quem faz Copy, onde encontrar ou como se tornar esse tipo de profissional, este conteúdo vai te apresentar quem é o Leonardo da Vinci do Marketing Digital.

A comparação não fez sentido para você? Sem problemas.

Nos próximos parágrafos esse impasse será resolvido e você entenderá exatamente porque quem escreve palavras lucrativas além de profissional também é um artista.

Leia até o final.

Entenda o significado de Copy

Antes de mais nada, é justo esclarecer o significado de Copy, no sentido estrito da palavra.

Copy é um texto persuasivo criado a partir de um conjunto de técnicas e elementos de Copywriting que tem por objetivo levar o receptor da mensagem a tomar uma ação imediata.

Mas por que receptor e não leitor?

A verdade é que diante de todas as ferramentas de marketing digital disponíveis hoje em dia, uma Copy já não se limita apenas ao texto escrito.

Em outras palavras, uma Copy pode ser um vídeo, um áudio, um motion, ou até mesmo a combinação de todos esses formatos juntos.

O que caracteriza uma comunicação como persuasiva é sua intenção e capacidade de influenciar o receptor à ação.

No contexto da publicidade, Copies são desenvolvidas com objetivo de vender produtos, serviços e até mesmo ideias!

Por essa razão, quem domina a habilidade de transformar palavras comuns em persuasivas, que vendem em alta escala no marketing digital, além de profissionais requisitados pelas empresas são artistas valiosos.

Isso porque os textos persuasivos são responsáveis por gerar vendas em larga escala na internet e gerar fortunas, tanto para os negócios, quanto para o profissional que os escreve.

Quem faz Copy?

Mas, quem escreve Copy? Como se chama esse profissional e artista valioso?

A essa altura, essas são perguntas que podem estar passando pela sua cabeça.

Pois bem, o profissional que atua nos bastidores do marketing digital escrevendo palavras que retornam em lucros para os negócios é o Copywriter.

O “X” da questão é que conhecer meia dúzia de técnicas de Copywriting, como headlines e gatilhos mentais, não faz de alguém um Copywriter.

Assim, quem escreve Copy profissionalmente precisa ir além das técnicas, precisa conhecer e dominar os fundamentos de Copywriting.

Esse conhecimento torna a escrita persuasiva intencional, o que é completamente diferente de escrever um post e viralizar “por acidente”, por exemplo.

O Copywriter fundamentado sabe exatamente como fazer as técnicas trabalharem a favor do seu texto, logo ele não é um mero escravo delas.

Em outras palavras, isso significa dizer que a escrita do Copywriter profissional é intencional.

Afinal, ele sabe quais elementos utilizar para provocar determinado efeito psicológico no leitor e, assim, persuadi-lo a tomar a ação que idealizava para aquela comunicação desde o princípio.

Para ficar ainda mais claro, vamos a um exemplo prático.

Imagine que você precise escrever posts de Instagram para o nicho de emagrecimento que geram muitos salvamentos e dar aquela “agitada” no engajamento do perfil.

Antes mesmo de escrever o post ou mesmo formular o tema dele, você já sabe que a CTA do seu post será um pedido para salvarem o conteúdo.

Logo, como o Copywriter Social Media daquele projeto você começa a estudar o nicho e descobre que um dos tipos de conteúdos que estimulam as pessoas a apertar o “salvar” são posts com receitas orgânicas.

O que faz total sentido, uma vez que aquele público está buscando ter uma alimentação mais saudável e balanceada, certo?

Agora, resta formular uma headline impactante para atrair a atenção do público, adicionar receitas deliciosas que deem água na boca da audiência e finalizar com a CTA pedindo para o leitor salvar o post.

Note como a escrita do post tornou-se intencional a partir do momento em que você sabia:

  • Qual ação pedir do público;
  • Quais eram os problemas do público;
  • Qual emoção estimular para gerar conexão com o conteúdo;
  • Qual assunto abordar e linha de argumentação seguir para conquistar a ação desejada;

A intenção da escrita persuasiva é garantida em sua essência a partir do momento em que você aplica as técnicas de forma consciente no texto.

É por isso que o Copywriter não está à mercê do acaso e muito menos escreve texto que vende por acidente.

O Copywriter profissional escreve texto que vende porque esse é o trabalho dele.

Como se tornar Copywriter

Se você chegou até aqui, pode querer saber: O que preciso fazer para me tornar um Copywriter?

E a realidade é que o ponto central dessa dúvida já foi respondida nos parágrafos acima.

Para ser Copywriter você precisa dominar os fundamentos de Copywriting.

Evidentemente, outras dúvidas surgem a partir do momento em que decide estudar Copywriting e o objetivo deste blog é respondê-las uma a uma.

Até criamos essa sequência de posts para guiar a sua jornada de aprendizado:

Por essa razão, recomendamos que você gaste um tempo navegando entre os conteúdos aqui do Blog, pois muitas dessas dúvidas serão esclarecidas entre um texto e outro.

Mas como todo Copywriter gosta de uma boa e nada velha antecipação, precisamos adiantar que você já tem nas mãos todas as ferramentas que precisa para ser um Copywriter e fazer dinheiro através da sua habilidade de escrita.

São elas:

  1. Energia elétrica;
  2. Celular ou computador;
  3. Acesso à internet.

E o mais essencial: conhecimento.

Mas esse conhecimento você pode adquirir de forma gratuita no Instagram @robertasvl, no nosso canal do Youtube e aqui mesmo no Blog VL.

Além disso, sempre organizamos treinamentos de Copy gratuitos, ao vivo e com atividades práticas para você aplicar o conhecimento obtido e gerar os seus primeiros resultados com Copywriting.

Para ser avisado com antecedência e garantir a sua vaga em um desses treinamentos, tudo o que precisa fazer é preencher o formulário abaixo desse post com o seu nome e email e confirmar o seu cadastro em nossa lista de transmissão.

Não se preocupe, pois o cadastro é gratuito e você ainda tem a garantia de não ficar recebendo aqueles e-mails duvidosos que cheiram a SPAM de longe.

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