Não tem para onde fugir: para escrever Copy que vende o Copywriter precisa entender de público frio e público quente.
É errado presumir que as pessoas estão no mesmo nível de consciência sobre um determinado produto e o problema que ele resolve.
Isso significa que uma única mensagem não terá o mesmo efeito sobre todas as pessoas.
Por isso é importante dividir a sua audiência – ou do seu cliente – em, pelo menos, duas categorias:
- Público frio: inconscientes do problema e da solução;
- Público quente: conscientes do problema, da solução e do produto.
Você entenderá melhor esses conceitos, a seguir.
Além disso, você descobrirá como usar esse conhecimento para escrever Copy que converte público frio e público quente.
Qual é a diferença entre público frio e público quente?
Como profissional da escrita persuasiva, provavelmente você entende que precisa se comunicar de forma personalizada com as pessoas.
Em outras palavras, você precisa falar a mesma língua que a sua audiência.
Os seus textos precisam fazer sentido para quem está lendo dentro do estágio de consciência em que essa pessoa está.
É claro que se o seu cliente tem 10 mil seguidores no Instagram você não escreverá um post para cada um.
Por isso, categorizar a audiência como fria ou quente é uma “mão na roda” para os Copywriters.
“E qual é a diferença entre os dois tipos de público?”
O público quente inclui pessoas que:
- Conhecem os problemas que têm;
- Sabem quem você é;
- Tem consciência de que o seu produto resolve o problema delas.
Já o público frio é formado por pessoas que:
- Não sabem que tem um problema;
- Não conhecem você e o seu produto;
- Não sabem que o seu produto resolve o problema que elas têm.
Por que é importante saber se o público é frio ou quente?
Imagine que você precisa escrever uma campanha para um curso de Copywriting.
Algumas pessoas já sabem o que é Copywriting e que a habilidade de escrever palavras lucrativas permite que elas tenham:
- Liberdade geográfica e de horários;
- Independência Financeira;
- Renda passiva.
Essas pessoas estão quentes – prontas para comprar. Então, tudo o que você precisa fazer é criar uma oferta irrecusável e vender o curso para elas.
Por outro lado, existem pessoas que não fazem ideia do que é Copywriting ou o que um Copywriter profissional faz – público frio.
Você não precisa esperar que elas descubram sozinhas que a Profissão Copywriter pode mudar a vida delas.
Algumas pessoas estão tão acostumadas a pegar ônibus lotado, trocar horas por dinheiro e tolerar um chefe chato e não sabem que existe a possibilidade de ganhar muito dinheiro escrevendo palavras lucrativas.
O seu papel como Copywriter é mostrar isso a elas.
A batalha que todo Copywriter precisa vencer
Chegamos na grande questão desse conteúdo: como escrever Copy que vende para público frio e quente?
Vamos por partes.
“O que fazer para que o público frio se conecte com a mensagem e compre o produto?”
Vender para público frio não é tão difícil quanto parece.
O segredo da Copy que vende para público frio é aumentar o nível de consciência das pessoas para:
- O problema que elas têm;
- A solução para esse problema;
- Quem é você e como o seu produto resolve o problema dela
Tudo isso pode ser feito através de:
- Posts nas redes sociais
- Email Marketing
- Anúncios
- Páginas de captura;
- Páginas de venda.
“O que preciso fazer para converter o público quente em clientes?”
Vender para público quente é como driblar o zagueiro e chutar para o gol.
Muitas vezes, tudo o que você precisa fazer é quebrar uma objeção ou ativar o gatilho mental da urgência e escassez.
É claro que para essas estratégias funcionarem você vai precisar de uma oferta tentadora.
Mas esse é um tema para outro post.
Por hora, não se esqueça: gere conteúdo de valor para impactar o público frio, conectar o público quente e converter os dois para venda!
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