Público frio e Público quente: o segredo da Copy que vende

Público frio e público quente: o segredo da Copy que vende - Dois termômetros indicando temperatura alta e baixa

Compartilhe:

Não tem para onde fugir: para escrever Copy que vende o Copywriter precisa entender de público frio e público quente

É errado presumir que as pessoas estão no mesmo nível de consciência sobre um determinado produto e o problema que ele resolve.

Isso significa que uma única mensagem não terá o mesmo efeito sobre todas as pessoas.

Por isso é importante dividir a sua audiência – ou do seu cliente – em, pelo menos, duas categorias:

  1. Público frio: inconscientes do problema e da solução;
  2. Público quente: conscientes do problema, da solução e do produto.

Você entenderá melhor esses conceitos, a seguir.

Além disso, você descobrirá como usar esse conhecimento para escrever Copy que converte público frio e público quente. 

Qual é a diferença entre público frio e público quente?

Como profissional da escrita persuasiva, provavelmente você entende que precisa se comunicar de forma personalizada com as pessoas.

Em outras palavras, você precisa falar a mesma língua que a sua audiência. 

Os seus textos precisam fazer sentido para quem está lendo dentro do estágio de consciência em que essa pessoa está.

É claro que se o seu cliente tem 10 mil seguidores no Instagram você não escreverá um post para cada um. 

Por isso, categorizar a audiência como fria ou quente é uma “mão na roda” para os Copywriters.

“E qual é a diferença entre os dois tipos de público?”

O público quente inclui pessoas que:

  1. Conhecem os problemas que têm;
  2. Sabem quem você é;
  3. Tem consciência de que o seu produto resolve o problema delas.

Já o público frio é formado por pessoas que:

  1. Não sabem que tem um problema;
  2. Não conhecem você e o seu produto;
  3. Não sabem que o seu produto resolve o problema que elas têm.

Por que é importante saber se o público é frio ou quente?

Imagine que você precisa escrever uma campanha para um curso de Copywriting.

Algumas pessoas já sabem o que é Copywriting e que a habilidade de escrever palavras lucrativas permite que elas tenham:

  • Liberdade geográfica e de horários;
  • Independência Financeira;
  • Renda passiva.

Essas pessoas estão quentes – prontas para comprar. Então, tudo o que você precisa fazer é criar uma oferta irrecusável e vender o curso para elas.

Por outro lado, existem pessoas que não fazem ideia do que é Copywriting ou o que um Copywriter profissional faz – público frio.

Você não precisa esperar que elas descubram sozinhas que a Profissão Copywriter pode mudar a vida delas.

Algumas pessoas estão tão acostumadas a pegar ônibus lotado, trocar horas por dinheiro e tolerar um chefe chato e não sabem que existe a possibilidade de ganhar muito dinheiro escrevendo palavras lucrativas.

O seu papel como Copywriter é mostrar isso a elas.

A batalha que todo Copywriter precisa vencer

Chegamos na grande questão desse conteúdo: como escrever Copy que vende para público frio e quente?

Vamos por partes. 

“O que fazer para que o público frio se conecte com a mensagem e compre o produto?”

Vender para público frio não é tão difícil quanto parece. 

O segredo da Copy que vende para público frio é aumentar o nível de consciência das pessoas para:

  1. O problema que elas têm;
  2. A solução para esse problema;
  3. Quem é você e como o seu produto resolve o problema dela

Tudo isso pode ser feito através de:

“O que preciso fazer para converter o público quente em clientes?”

Vender para público quente é como driblar o zagueiro e chutar para o gol.

Muitas vezes, tudo o que você precisa fazer é quebrar uma objeção ou ativar o gatilho mental da urgência e escassez. 

É claro que para essas estratégias funcionarem você vai precisar de uma oferta tentadora. 

Mas esse é um tema para outro post.

Por hora, não se esqueça: gere conteúdo de valor para impactar o público frio, conectar o público quente e converter os dois para venda!

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.

Conteúdo 
Relacionado